O Que é Capital Social e qual sua relação com o Patrimônio Líquido?
Por: Caroline Almeida • 17/7/2023 • Trabalho acadêmico • 813 Palavras (4 Páginas) • 247 Visualizações
CONTABILIDADE GERAL
ATIVIDADE PRÁTICA DE APRENDIZAGEM – APA
1. RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO
a) O que é Capital Social e qual sua relação com o Patrimônio Líquido?
R: Capital Social é o investimento dos socios para dar inicio a Empresa. Já o Patrimônio Líquido podemos dizer que é a diferença entre os Passivos e Ativos da empresa, ou seja é o resultada da subitração de bens e direitos da empresa e de suas obrigações. Sendo assim no momento em que a empresa consegue acumular recursos próprios gerando lucro com suas operações, o Capital Social será uma parte do Patrimônio Líquido.
b) Explique sobre o Método das Partidas Dobradas
R: É um método padronizado de escrituração usado para registrar transações financeiras. Esse método consiste em considerar que haverá um débito e um crédito de igual valor, conta devedora inscrita em primeiro lugar e a credora em segundo, conta devedora ocupa a coluna da esquerda e a credora a coluna da direita. Com o método é possivel trazer informações mais relevantes e precisas para as organizações.
c) Diferencie Ativo de Passivo e cite exemplos de contas que pertencem a esses grupos.
R: Os Ativos são os conjuntos de bens e direitos da empresa como por exemplo Caixa, estoque de mercadoria, máquinas, duplicatas a receber, etc. Já os Passivos são as obrigações que a empresa deve pagar como por exemplo impostos e contas.
d) Diferencie o Balanço Patrimonial e o DRE (Demonstrativo de Resultado do Exercício)? Qual a finalidade de cada um? Explique.
R: Balanço Patrimonial é um relatório financeiro que tem como objetivo apresentar a situação contábil e econômica da empresa no exercio fiscal. Já O DRE apresenta o desempenho financeiro da empresa em determinado periodo, podendo ser exercio fiscal ou não, e podendo ter um periodo menor. Podemos dizer que o DRE atua como um complemento para o Balanço Patrimonial identificando se a empresa esta sendo lucrativa em um periodo de tempo determinado.
e) Qual a importância dos livros: Diário e Razão? E como se diferem?
R: Os livros de diário e razão é muito importante para controlar os registros da empresa além de obrigatórios pela legislação comercial. O livro diário tem como função registrar as operações da empresa no seu dia a dia, mantendo um controle diário detalhado em ordem cronológica. O livro razão registra os fatos em ordem sistemática, trazendo um resumo dos lançamentos por cada tipo de conta.
2. RESOLVA O CASO ABAIXO
a) Em 01/02, os colegas João e José uniram-se para constituir uma empresa, a Cia. J&J, com capital total em dinheiro no valor de 60.000,00.
b) No dia 03/02 houve a aquisição de uma sala comercial para a instalação de sua loja, pelo valor de 23.000,00 pagos à vista.
c) No dia 05/02 a empresa adquiriu algumas máquinas e equipamentos para serem utilizados nos trabalhos. Essas máquinas custaram 32.000,00 e também foram pagas à vista.
d) No dia 08/02 houve a aquisição de móveis e utensílios, no valor de 7.000,00, a prazo.
e) Em 10/02 a empresa vendeu sua sala comercial. A venda de sala de sua propriedade foi a prazo, pelo valor de 24.000,00. Note que a sala possuía um valor registrado pela contabilidade no total de 23.000,00. Percebemos nessa operação que a empresa obteve uma vantagem, comprou por 23.000,00 e vendeu por 24.000,00. Essa vantagem de valorização do imóvel é considerada como lucro. O lucro é um dos principais objetivos a serem alcançados pelas empresas. É ele que sustenta as atividades operacionais das empresas e faz com que a riqueza e o patrimônio efetivamente cresçam.
f) Em 15/02 a empresa efetuou o pagamento parcial da dívida.
...