O VALOR DA MOEDA NA CONTABILIDADE
Por: Lucas Emanuel • 22/6/2020 • Monografia • 1.565 Palavras (7 Páginas) • 190 Visualizações
- ARTE – 2ºEM – MAIO - 2020
VAMOS RECORDAR O ESTUDO REALIZADO EM NOSSAS AULAS PRESENCIAIS E NO GOOGLECLASROOM, NO YOU TUBE E SITES DE PESQUISA.
1- A arte figurativa ou figurativismo, ao contrário da arte abstrata (abstracionismo), é um estilo artístico das artes visuais pautado na representação das formas, seja de seres humanos, objetos, animais, paisagens, entre outros. Sendo assim é correto afirmar que: (uma opção correta)
A) A pintura religiosa é um gênero figurativo muito antigo, presente apenas em culturas cristãs modernas.
B) A mitologia, representada ao longo da história da humanidade, é um gênero figurativo voltado para a reprodução de seres ou acontecimentos históricos.
C) Um dos mais populares gêneros da arte figurativa é o retrato, presente em diversas etas da história da Arte.
D) A arte figurativa de paisagem propõe apresentar uma emoção, sentimento, sensação.
E) A pintura histórica figurativa surgiu no século XX, buscando representar temas e/ou acontecimentos históricos, fatos políticos e econômicos.
2- A pintura bidimensional é parte da vasta produção artística que ajuda os seres humanos a se diferenciarem dos outros animais. Desenhos, pinturas, gravuras e caligrafia são alguns exemplos de arte bidimensional que a humanidade produziu ao longo de sua incrível história. Observando a imagem, podemos afirmar que:
[pic 1] | (uma opção correta)
C) Representa apenas objetos. D) Representa apenas cenas ao ar livre, com muitos detalhes e cores, texturas, linhas e volume. E) Representa imagens com altura e largura. |
3- A arte bidimensional apresenta figuras dispostas em superfície plana, ou seja, não existe a percepção de volume. Para criar a ilusão de profundidade... (uma opção correta)
- figuras bidimensionais apelam para truques que enganam o cérebro dando a impressão de volume, como o uso da luminosidade, contraste e distorção.
- figuras bidimensionais usam recursos como o uso de uma única cor e seus tons secundários, em escalas policromáticas.
- figuras bidimensionais mostram sempre um objeto em cima de uma mesa. Esta estratégia engana o cérebro gerando uma noção diferente de volume e espaço para figuras que antes eram planas.
- figuras bidimensionais mostram sempre animais em movimento e policromia.
- figuras bidimensionais mostram elementos da natureza e as estações do ano em tons pasteis.
4- A arte tridimensional como conhecemos surgiu no Renascimento, com Leonardo Da Vinci. Têm como características... (Marque V para VERDADEIRO e F para FALSO)
( ) variedade de elementos como cerâmicas, esculturas, monumentos, objetos decorativas e instalações artísticas.
( ) elementos que possuem relevo, sempre monocromáticos, que facilitam a percepção de texturas, dimensões e espaço.
( ) elementos que possuem monocromia com texturas táteis e ritmo intenso.
( ) três dimensões que formam o volume das coisas: altura, profundidade e largura.
( ) a presença de linhas, intensidades, tempo, espaço, volume, duração e superfície.
- F, F, V, V, V.
- V, F, F, V, F.
- V, V, F, F, F.
- F. V. F. V. V.
- V. F. V. F. V.
5- No Modernismo, o Abstracionismo, ou arte abstrata, inovou a representação visual. Vários artistas se destacam, dentre eles o pintor russo Wassily Kandinsky, considerado o precursor da arte abstrata com suas obras Primeira Aquarela Abstrata (1910) e a série Improvisações (1909-14). Observe a obra “Sobre o branco II”, de 1923 e, responda: (uma opção correta)
[pic 2] | A) No Abstracionismo podemos perceber linha, cor, forma e altura. B) No Abstracionismo podemos perceber volume, cor, forma, tempo e altura. C) No Abstracionismo podemos perceber linha, cor, movimento, volume e ação. D) No Abstracionismo podemos perceber superfície, duração, cor, forma e altura. E) No Abstracionismo podemos perceber linha, cor, forma, textura e volume. |
- Semelhança e Contraste. Simetria. A simetria é definida como tudo aquilo que pode ser dividido em partes, sendo que ambas as partes devem coincidir perfeitamente quando sobrepostas. A simetria está presente em toda a parte, seja na natureza, nas artes ou na matemática. A simetria matemática, por exemplo, consiste na regra da disposição de duas figuras idênticas que se correspondam ponto a ponto. Neste contexto, o objeto se move, mas as distâncias, ângulos, tamanhos e formas são preservados por simetrias. Existem quatro tipos de simetrias em um plano: rotação, translação, reflexão e reflexão com deslizamento. No campo estético, a simetria é a responsável por proporcionar harmonia a uma imagem, e consequentemente, a sua beleza. Quanto mais simétrico for um objeto ou figura, mais belo tende a ser considerado. Simetria perfeita - é quando uma determinada figura, quando dividida em duas partes, possui os dois lados exatamente iguais. Simetria bilateral - é comumente utilizada no meio ambiente para classificar os seres vivos. Este tipo de simetria classifica as figuras, seres ou objetos quando apresentam apenas um único eixo de simetria central e lados opostos iguais. Simetria radial - é quando o objeto, por exemplo, apresenta vários eixos de simetria. Normalmente, são figuras redondas. Simetria e assimetria - são palavra antônimas, opostas, ou seja, possuem significados completamente distintos. A simetria consiste na conformidade e correspondência entre posição, forma, medida em relação a um eixo e outras características harmoniosas entre duas ou mais partes. A assimetria, por sua vez, seria a ausência da simetria, ou seja, quando não há esta correspondência entre as partes, sendo desproporcionais ou não harmoniosas. (Questões 6, 7 e 8)
...