O conceito de contabilidade
Projeto de pesquisa: O conceito de contabilidade. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: miguelainsf • 26/5/2014 • Projeto de pesquisa • 8.716 Palavras (35 Páginas) • 243 Visualizações
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3-4
1 – RELATÓRIO DESENVOLVIDO APÓS OS PASOS DA ETAPA 1 5-6
2 – RELATÓRIOS DESENVOLVIDO APÓS OS PASOS DA ETAPA 2 7-12
3 – RELATÓRIOS DESENVOLVIDO APÓS OS PASOS DA ETAPA 3 13-30
4 – RELATÓRIOS DESENVOLVIDO APÓS OS PASOS DA ETAPA 4 31-37
CONCLUSÃO 38
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 39
Introdução
A história da contabilidade é tão antiga quanto à própria história da civilização. Está ligada às primeiras manifestações humanas da necessidade social de proteção à posse e de perpetuação e interpretação dos fatos ocorridos com o objeto material de que o homem sempre dispôs para alcançar os fins propostos.
A origem da Contabilidade está ligada a necessidade de registros do comércio. Há indícios de que a primeira cidade comercial era dos fenícios. A prática do comércio não era exclusiva destes, sendo exercida nas principais cidades da Antiguidade.
O conceito de contabilidade é....
Contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, de controle e de registro relativa à administração econômica.
Contabilidade é a ciência que estuda, registra e controla todos os atos e fatos ocorridos numa organização, durante um determinado período de tempo.
Contabilidade é a ciência que estuda e controla o patrimônio das entidades, mediante o registro, a demonstração expositiva e a interpretação dos fatos nele ocorridos, com o fim de oferecer informações sobre sua composição e variação, bem como sobre o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial.
A terminologia da contabilidade baseia-se que a utilização de uma terminologia homogênea simplifica o entendimento e facilita a comunicação, iremos definir a seguir alguns termos contábeis.
Gastos - Sacrifício financeiro com que a entidade arca para a obtenção de um produto ou serviço qualquer, sacrifício esse representado por entrega ou promessa de entrega de ativos (normalmente em dinheiro).
Desembolso - Pagamento resultante da aquisição do bem ou serviço. Pode ocorrer antes, durante ou após a entrada da utilidade comprada, portanto defasada ou não do gasto.
Investimento - Gasto ativado em função da vida útil do bem adquirido ou dos benefícios que poderá gerar no futuro.
Despesa - Bem ou serviço consumidos direta ou indiretamente pare a obtenção de receitas. Classificam-se em operacionais e não operacionais.
Despesas Operacionais - São os gastos necessários à manutenção da atividade da empresa.
Despesas Não-Operacionais - São as decorrentes das transações não incluídas nas atividades principais ou acessórias da empresa.
Receita - Entrada de elementos para o ativo sob a forma de dinheiro ou de direitos a receber, correspondente normalmente à venda de bens ou serviços. Classificam-se em operacionais e não operacionais.
Receitas Operacionais - São as receitas provenientes do objeto de exploração da empresa, e classificam-se em: Receita da Atividade Técnica ou Principal e Receita Acessória ou Complementar.
a. Receita Técnica ou Principal.
Diz respeito à atividade principal da empresa como, por exemplo, a venda produtos, mercadorias ou serviços.
b. Receita Acessória ou Complementar.
Normalmente decorrem da receita da atividade principal, e representam rendimentos complementares.
Receitas Não-Operacionais - São ingressos provenientes de transações (atípicas ou extraordinárias) não incluídas nas atividades principais ou acessórias da empresa.
Perda - Consumo de bens ou serviços de forma anormal e/ou involuntária. Pode, também, ser entendida como o resultado líquido desfavorável resultante de transações ou eventos não relacionados às operações normais da empresa.
Ganho - Resultado liquido favorável resultante de transações ou eventos não relacionados às operações normais da entidade.
Lucro/Prejuízo - Diferença positiva negativa entre receita e despesas ganhas e perdas.
Custeio - Métodos para a apropriação dos custos ao produto.
Custo - Gasto relativo a bem ou serviço utilizado (consumido) na produção de outros bens ou serviços.
1 - Relatório desenvolvido após os passos da Etapa 1
Contabilidade é um sistema de informação e avaliação que visa o provimento de demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade aos seus usuários.
Informação de natureza econômica > considerada a visão do que seja econômico para a contabilidade.
Informação de natureza financeira > fluxos de caixa, capital de giro, etc.
Informação de natureza física > complemento aos valores monetários.
Informação de natureza de produtividade > se refere à utilização mista de conceitos de avaliação (financeiros) e quantitativa (físicos), como: receita bruta per capita, depósitos por cliente, etc.
As informações de natureza financeira e econômica constituem o Núcleo Central da Contabilidade. As informações de natureza física e de produtividade são complementares às demonstrações contábeis tradicionais.
Objetivo principal da contabilidade > permitir que os usuários avaliem a situação financeira e econômica da entidade e possam inferir sobre as tendências futuras da mesma.
Os objetivos da contabilidade devem contribuir para o processo decisório dos usuários, não se justificando por si mesma. Antes, deve ser um instrumento útil à tomada de decisões.
Para tal, devem ser observados dois pontos:
1. As empresas devem evidenciar ou divulgar todas aquelas informações que contribuem para a adequada avaliação de sua situação patrimonial e de resultados, permitindo inferências
...