O conceito de contabilidade e sua aplicação na vida cotidiana
Relatório de pesquisa: O conceito de contabilidade e sua aplicação na vida cotidiana. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: a14b20 • 25/3/2014 • Relatório de pesquisa • 2.975 Palavras (12 Páginas) • 340 Visualizações
Sumário:
1. Introdução
2. O objetivo da contabilidade
2.1 Semelhanças entre a vida financeira particular e a de uma empresa
3. Conceito de Patrimônio
4. Referencial Teórico
5. Sociedades anônimas e sua importância
6. Linhas gerais das sociedades econômicas
7. A história das sociedades anônimas
8. Conclusão
9. Referências Bibliográficas
1. Introdução
O propósito deste trabalho é conhecer o conceito de contabilidade e sua aplicação no nosso dia-a-dia. Pois a contabilidade está presente em todos os momentos de nossa vida, tanto na vida pessoal quanto na vida profissional. Através deste trabalho serão apresentados alguns conceitos e as definições de alguns autores sobre os mesmos. Será abordado também a respeito das sociedades, como se iniciaram, suas principais características, tipos e suas responsabilidades jurídicas e também sobre a sua importância econômica na atualidade.
2. O objetivo da contabilidade
Contabilidade: sistema de informação e avaliação que visa o provimento de demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade aos seus usuários.
Usuários podem ser pessoas físicas ou jurídicas. Usuários preferenciais ou externos (acionistas, credores, integrantes do mercado de capitais). Usuários secundários (administradores da entidade e o Fisco).
As informações de natureza financeira e econômica constituem o Núcleo Central da Contabilidade. As informações de natureza física e de produtividade são complementares ás demonstrações contábeis tradicionais.
O objetivo principal da contabilidade é permitir que os usuários avaliem a situação e econômica da entidade e possam inferir sobre as tendências futuras da mesma , deve ser um instrumento útil á tomada de decisões
Para tal, devem ser observados dois pontos:
1. As empresas devem evidenciar ou divulgar todas as informações que contribuem para a avaliação de sua situação patrimonial e de resultados, permitindo inferências em relação o futuro. As informações não explícitas nas demonstrações, devem constar em Notas Explicativas ou Quadros Complementares.
2. A contabilidade tem íntimo relacionamento com aspectos jurídicos os quais, muitas vezes não conseguem retratar a essência econômica. Visando bem informar, a contabilidade deve seguir a essência ao invés da forma.
A contabilidade é uma ciência social no que se refere ás suas finalidades, mas, quanto a metodologia de mensuração, reúne tanto o social quanto o quantitativo. Quanto as finalidades social permite conhecer a posição de rentabilidade e financeira. Como metodologia, é parcialmente social pois seus critérios de avaliação envolvem muitas vezes subjetividade e incerteza, oriundas do próprio ambiente onde as entidades estão operando.
É parcialmente quantitativa, por materializar-se pela equação patrimonial básica
(ATIVO = PASSIVO + PATRIMÔNIO LIQUIDO ).
2.1 Semelhanças entre a vida financeira particular e a de uma empresa
A vida financeira particular de uma pessoa é de fato muito semelhante ao de uma empresa, pois quando se perde o controle, ambas poderão contrair grandes dívidas, no caso de uma empresa pode-se decretar até falência, enquanto pessoas, ter o nome restrito. Um erro muito comum entre as pessoas é gastar mais do que podem pagar, isso gera grande desconforto e até constrangimento quando se tem o nome restrito.
Para ter o controle financeiro, tanto pessoal quanto profissional é necessário ter um objetivo, grande força de vontade e também muita disciplina. É necessário também seguir uma certa rotina , as pessoas devem adquirir o hábito de anotar tudo o que se gasta, para que possam ter controle de suas finanças . Isso não é diferente de uma empresa onde todas as entradas e saídas são controladas, somente assim a empresa sabe se tem lucros ou prejuízos, se pode investir em novos recursos ou não.
Gastos exagerados levam as dívidas a se tornarem grandes bolas de neve. Por mais que pareça ser um sonho distante quitar um grande débito, não é impossível realiza-lo. É ai que entra uma boa negociação com seus credores onde possam discutir formas de pagamentos e até descontos. A partir daí é só adquirir uma boa educação financeira, controlar seus gastos, e fazer uma poupança
3. Conceito de Patrimônio
O termo patrimônio significa, o conjunto de bens pertencentes a uma empresa ou a uma pessoa. Compõe-se também de valores a receber denominados direitos a receber , é necessário também evidenciar as dividas ou obrigações.
Bens são as coisas úteis capazes de satisfazer as necessidades das pessoas e empresas.
Podem ser imóveis (edifícios, construções, etc.) ou móveis (máquinas, equipamentos, etc.)
Direitos são valores a receber, títulos a receber, duplicatas a receber, etc.
Obrigações são dividas a pagar, por exemplo, salários, impostos, financiamentos, encargos sociais a pagar.
Patrimônio líquido, somam se os bens e os direitos e desse total subtraem-se as obrigações, o resultado é a riqueza liquida denominado patrimônio liquido ou situação liquida. ( patrimônio liquido= bens + direitos ( - ) obrigações ).
Balanço patrimonial é um relatório gerado pela contabilidade onde nós identificamos a saúde financeira e econômica da empresa no fim do ano ou em qualquer data prefixada.
O balanço patrimonial é dividido em duas colunas:
Ativo: conjunto de bens e direitos de propriedade da empresa. São itens positivos do patrimônio, proporcionam ganho para empresa.
Passivo: são obrigações exigíveis da empresa (dividas) que serão cobradas a partir da data de vencimento.
Representação gráfica dos estados patrimoniais:
. Sendo patrimônio liquido (PL), a diferença
...