TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O procedimento para verificar a adequação das operações aritméticas, que é o procedimento de auditoria mais comum

Artigo: O procedimento para verificar a adequação das operações aritméticas, que é o procedimento de auditoria mais comum. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  Artigo  •  364 Palavras (2 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 2

Procedimento voltado para a constatação da adequação das operações aritméticas, sendo mesmo, o mais comum dos procedimentos de auditoria, e se revestindo de vital importância na exatidão da formação de opinião.

5. ESCRITURAÇÃO:

A escrituração contábil deve ser elaborada com observância das disposições legais, em idioma e moeda corrente nacional, com individuação e clareza, por ordem cronológica de dia, mês e ano.

O sistema de escrituração contábil deve ser uniforme, com registros lastreados em documentos de origem externa (provenientes de terceiros) ou interna (gerada na própria empresa) ou, na sua falta, em elementos que comprovem ou evidenciem fatos e prática dos atos administrativos. Os documentos, livros, registros e outras peças que compõe a escrituração contábil devem ser revestidos de formalidades definidas na legislação e na técnica contábil, mantidos em boa guarda enquanto não prescritas eventuais ações que lhes sejam pertinentes.

6. INVESTIGAÇÃO:

Procedimento voltado para o exame me profundidade do assunto auditado podendo aplicar-se sobre um documento, uma análise, uma informação obtida, etc.

7. INQUÉRITO:

Consiste na formulação de perguntas (questionários) e na obtenção de respostas satisfatórias, sendo um dos procedimentos de maior importância.

8. REGISTROS AUXILIARES:

Os registros auxiliares constituem, em verdade, o suporte de autenticidade dos registros principais examinados. Assim o uso dessa técnica deve sempre ser conjugado com o uso de outras que possam comprovar a fidedignidade do registro principal. Ao examinar os registros auxiliares, o auditor deve estar atento à autenticidade e às probabilidades de serem adulterados.

8. CORRELAÇÃO:

Esta técnica procura a consistência mútua entre diferentes amostras de evidência. É usada para fornecer evidência confirmativa a qual incrementa a persuasão da prova do auditor.

10. OBSERVAÇÃO:

Os elementos da observação são:

- identificação da atividade específica a ser observada;

- observação da sua execução;

- comparação do comportamento observado com os padrões; e

- avaliação e conclusão.

Normalmente, a observação serve a objetivos como a verificação da performance de vários procedimentos de controle. Na profundidade que o auditor pode observar atividades suspeitas na entidade auditada, o exame deve ser aproveitado também como um teste da eficácia dos procedimentos de controle.

Usualmente, a observação é importante quando ela pode ser economicamente empregada. Além disso, a confiabilidade da evidência derivada deste método depende do conhecimento especializado do auditor dada à complexidade das atividades sob exame.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com