O que são ativos imobilizados?
Por: Suzane Campos • 9/4/2017 • Trabalho acadêmico • 532 Palavras (3 Páginas) • 260 Visualizações
1. O que são ativos imobilizados?
São bens físicos utilizados nos negócios da entidade, com vida útil superior a um ano e não destinados a venda, usados na produção ou fornecimento de mercadorias ou serviços, para aluguel ou fins administrativos e que se espera utilizar por mais de um período. Ex.: terrenos, edifícios, máquinas etc.
2. Como é feita a mensuração de um imobilizado?
É feita a partir dos seus elementos de custo, como seu preço de aquisição, impostos e despesas de instalação.
3. O que é depreciação? Quando e de que forma ela ocorre?
Depreciação é a alocação sistemática do valor depreciável de um ativo ao longo da sua vida útil. Ela ocorre a partir do momento que um ativo está disponível para uso e geralmente por retiramento do uso, fim da vida útil, entre outros fatores.
4. O que é valor residual?
É o valor estimado que a entidade obteria com a venda do ativo, após deduzir as despesas estimadas de venda, caso o ativo já tivesse a idade e a condição esperadas para o fim de sua vida útil.
5. O que é Redução ao Valor Recuperável do Ativo?
É quando o valor contábil de um ativo excede seu valor recuperável (imparidade), que é o maior valor entre o valor líquido de venda e valor de uso . Ou seja, quando o valor contábil é maior do que deveria.
6. Quando o valor contábil de um item do ativo deve ser baixado?
Quando por ocasião de sua venda ou quando não há expectativa de benefícios econômicos futuros com a sua utilização ou alienação.
7. Cite uma situação especial em que a receita da baixa de um imobilizado pode configurar no valor total das receitas.
Quando a venda do mesmo pertence as atividades operacionais da empresa, por exemplo quando se vende itens do ativo imobilizado que eram mantidos para aluguel a terceiros, tornando-os disponíveis para venda (estoque), entrando assim no total de receitas após a baixa.
8. Qual o tratamento especial que deve ser dado para as partes dos ativos que estão sujeitas a reformas, revisões e outros custos relevantes não anuais?
Esses gastos devem ser incorporados ao valor contábil do ativo por aumentar sua vida útil e capacidade de produção, e sua depreciação calculada sobre sua vida útil econômica futura.
9. O que uma entidade deve divulgar sobre seu imobilizado?
Devem divulgar os critérios de mensuração utilizados, os métodos de depreciação utilizados, as vidas úteis, o valor contábil bruto e a depreciação acumulada, a conciliação do valor contábil no início e no final do período demonstrando adições, ativos classificados como mantidos para venda , aquisições por meio de combinações de negócios, aumentos ou reduções decorrentes de reavaliações ,provisões para perdas de ativos, reversão de perda por redução ao valor, entre outros.
10. Quando cessa a depreciação de um ativo?
Quando o ativo é incluído em grupo de ativos classificado como mantido para venda ou baixado, após ser retirado do uso para venda, por obsolência ou fim da vida útil.
...