Os Consórcios
Por: unascime • 16/8/2018 • Dissertação • 1.246 Palavras (5 Páginas) • 121 Visualizações
PROVA DE MATEMÁTICA FINANCEIRA
UILSON ANTONIO DO NASCIMENTO ∴
O QUE É CONSÓRCIO?
Muito se discute a importância dos Sistemas de Consorcio Financeiro, apesar de ser um produto comum. Todos sabem que aqui no Brasil, há tempos, observa-se uma popularização e para entender o crescimento e a evolução é de fundamental importância entender por vários ângulos, o que hoje em dia tem sido praticado pelo mercado, principalmente em quais pontos os usuários dos consórcios são beneficiados ou prejudicados, para quem tem interesse em optar por essa modalidade de investimento se é possível assim ser considerado, um investimento, objetiva-se levantar e esclarecer dando ao leitor a possibilidade de estabelecer um ponto de vista critico.
Segundo algumas poucas evidências os consórcios surgiram na década de 1960, devido a pouca oferta ou quase nenhum acesso aos financiamentos e a dificuldade ao crédito, muito diferente da forma que existem hoje em dia. Com o avanço da Indústria o consumo passou a ser estimulado. As pessoas passaram a querer adquirir produtos de certa forma através de um consumo inconsequente e irracional. E sem nenhum credito, as pessoas passaram a se organizar em grupos contribuindo mensalmente até que todos sejam comtemplados dentro de um sistema de consórcio.
No Brasil, os sistemas de consórcios são representados em todo o território nacional pela ABAC – Associação Brasileira de Administradores de Consórcios que é uma entidade de classe sem fins econômicos. Fundada em 1967, esta associação tem desempenhado papel essencial para o desenvolvimento e aperfeiçoamento das normas e dos mecanismos do sistema, atuando como interlocutora da classe perante órgãos públicos e privados, empresas do setor, imprensa, consumidores e a sociedade civil em geral.
O consórcio nada mais é que uma modalidade de compra programada, uma forma de poupar por meio do autofinanciamento. É por isso que os bancos insistem em dizer que os consórcios são formas de o cliente poupar dinheiro com disciplina, mais adiante será visto detalhada esta pratica. A ABAC - Associação Brasileira de Administradores de Consórcios define consorcio como uma modalidade de compra baseada na união de pessoas – físicas ou jurídicas – em grupos, com a finalidade de formar poupança para aquisição de bens moveis, imóveis ou serviços. A formação desses grupos é feita por uma administradora de consórcios, autorizada e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil.
O consórcio segue uma sequencia de etapas, podendo variar de acordo com o perfil e o objetivo da administradora:
- A Administradora organiza os grupos de consórcio, promovendo a aquisição de bens e serviços de igual tratamento a todos;
- A Administradora organiza cada grupo de participantes com prazo de duração e número de cotas;
- O Consorciado paga sua cota mensal;
- Mensalmente ocorrerão assembleias observando critérios estabelecidos em regulamentos e contratos;
- Algumas administradoras promovem lances e sorteios (quando há disponibilidade de caixa da administradora);
- Caso seja comtemplado o consorciado recebe uma carta de crédito, isso funciona como uma permissão documentada dando direito ao consorciado a adquirir o objeto do consorcio;
São inúmeros os objetivos de um consórcio, entre os mais comuns estão:
- Consórcio de veículos e motos;
- Consórcio de imóveis;
- Serviços como festas de aniversários e casamentos;
- Para viagens;
- Para cirurgia estética entre outros;
- Eletrônicos e bens moveis;
O Banco Central fiscaliza as modalidades de consórcio e autoriza para qualquer atividade. A administradora é quem define as parcelas e as cotas e a duração segue conforme numero de cotas, caso faça uma opção por um consorcio de 100 parcelas esse será o período que o consorcio vigorará. E esse grupo não poderá ser extinto até que o ultimo participante do grupo seja contemplado.
Há essa altura, as pessoas devem estar se perguntando: Se existe uma fiscalização exercida pelo Banco Central, uma Associação que é a ABAC que trabalha para o desenvolvimento e a melhoria dos sistemas, existem instituições administradoras sérias como vários bancos, então algumas perguntas poderiam ser facilmente respondidas, como:
- 1 - Sistemas de consórcio são bons investimentos?
- 2 - É vantajoso fazer um consórcio?
Antes de colocar o ponto de vista de alguns autores para tentar chegar a uma resposta justa e coerente sobre esse tema, é necessário mencionar um item de extrema importância e que dará uma base financeira na tomada de decisão sobre o objetivo desde texto. Em quase tudo que está relacionado ao dinheiro, é inevitável falar de juros e taxas em relação ao dinheiro no tempo. E para os consórcios como é isto?
...