Os principais pontos que você deve considerar quando da preparação do orçamento
Artigo: Os principais pontos que você deve considerar quando da preparação do orçamento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 3001 • 11/10/2013 • Artigo • 445 Palavras (2 Páginas) • 440 Visualizações
*CONCEITO DE ORÇAMENTO
O orçamento tem como objetivo prever os resultados a serem alcançados pela organização. É com ele que a administração inicia o planejamento das metas tais como, a participação no mercado, comercialização de novos produtos ou serviços, faturamento entre outros e define os limites de investimentos, custos e despesas necessários para atingi-las.
Para a elaboração, todas as áreas devem participar, sendo recomendada a discussão dos objetivos com todos os níveis hierárquicos da empresa, buscando integrar e comprometer os colaboradores, pois serão eles os responsáveis pelos resultados almejados.
No entanto, um orçamento está fadado ao insucesso se não considerar os seguintes aspectos:
• ser realista: apresentar objetivos desafiadores e motivadores e que, dentro da visão da empresa, sejam factíveis de serem alcançados.
• ser detalhista: especificar as metas cada uma das etapas do orçamento: Quem é o responsável? Como será feito? Quando?
• ser participativo: envolver os colaboradores chaves no processo de preparação do orçamento e no de definição de metas e de controles do mesmo. Ele deve ser participativo do início ao fim.
• ser controlado: não há finalidade ou benefício na utilização dessa ferramenta se a empresa não tiver condições de monitorar o seu cumprimento, comparando o resultado orçado versus o realizado e buscando justificativas para as variações.
O budget deve ser elaborado alguns meses com antecedência do fim do exercício e passará pelas fases de revisão do orçamento empresarial, definição das diretrizes e metas, planejamento, coleta de informações, elaboração do orçamento por área, consolidação do orçamento anual, discussão com os envolvidos, aprovação, implantação e controle.
Os principais pontos a serem considerados na elaboração do orçamento são: a previsão de vendas, pois é em função dessa variável que serão estimados o volume de produção, a necessidade de mão de obra, estoques, investimentos e outros gastos; os fatores internos: capacidade produtiva e níveis de investimento; e os fatores externos: concorrentes, crescimento do mercado, variações de preços, etc.
Cabe ressaltar que uma das maiores falhas dos orçamentos é que, após um processo rigoroso de elaboração e implementação, a administração não acompanha e nem cobra das áreas o seu cumprimento. Quando bem controlado, um orçamento pode gerar redução de despesas, manutenção dos níveis de endividamento e, em muitos casos, a criação de uma cultura de controle.
Um orçamento tem por princípio prever os volumes de vendas, e conseqüentemente, as quantidades e o momento de adquirir as matérias-primas. Isso permite um melhor planejamento da área de suprimentos, que pode negociar contratos maiores, com entregas parciais, garantindo melhor preço e menos tempo de estocagem, além de permitir o planejamento do volume de produção.
Isso faz a diferença para uma empresa preparada para o mercado, pois a qualquer alteração, todos estão envolvidos, comprometidos e com absoluto controle no negócio.
http://www.administradores.com.br/noticias/administracao-e-negocios/orcamento-empresarial-ameniza-riscos-de-negocios/39377/
...