PERGUNTAS SOBRE OS ARTIGOS/PAPERS QUE SERÃO APRESENTADOS
Por: Bruno Chacon • 6/10/2019 • Seminário • 920 Palavras (4 Páginas) • 236 Visualizações
Contabilidade Financeira – Prof. Dr. José Alonso Borba
Mestrando: Bruno Chacon Prata
GRUPO 1 DE TAREFAS: PERGUNTAS SOBRE OS ARTIGOS/PAPERS QUE SERÃO APRESENTADOS
Paper: Pacioli, Profit, and Positivism: How Inherited Professional and Academic Traditions Have Stymied Accounting Scholarship
1) O que esse artigo nos diz?
O artigo aborda a temática sobre a contabilidade de dupla entrada (débito e crédito) e sobre como o lucro se originou desse sistema. O trabalho também critica como o lucro se tornou o foco de estudo da pesquisa contábil e se pode ser aplicado uma pesquisa positivista em cima desses informativos financeiras, assim como é aplicado nas ciências naturais.
2) Cite pontos do artigo que você concorda e/ou discorda. Entre 10/15 linhas;
O artigo diz que o surgimento da contabilidade de dupla entrada foi uma revolução para a época, e esse método é utilizado até hoje pelas empresas. Os autores criticam a pesquisa positivista no âmbito da contabilidade, dizendo que as ciências naturais são baseadas em estimativas da realidade existente, e a pesquisa em contabilidade provem de números não “reais”, pois depende de seres humanos para que aqueles números existam, deixando a pesquisa positivista talvez inviável para a contabilidade. Os autores dizem que a forma que os lucros são concebidos torna problemática a pesquisa positivista em contabilidade, pois esses números podem representar algo fictício e não retratar a realidade de que a empresa está passando. Eu concordo com todos os pontos ressaltados pelos autores.
3) O que você aprendeu ou não aprendeu com esse artigo? Entre 6/10 linhas;
Esse artigo nos mostra a origem da contabilidade, lá quando inventada as partidas dobradas por Pacioli, e como o lucro surgiu e chegar na problemática da pesquisa positivista na contabilidade. Esse artigo é muito interessante, pois ele expõe que a contabilidade é uma ciência social e deve ser tratada como, mesmo a pesquisa positivista sendo forte nas ciências contábeis. Os autores não ofereceram uma justificativa plausível do porquê retratar sobre esse assunto, porém é um assunto bem atual, visto a chegada do blockchain.
4) De acordo com os autores, por que o paper é importante ou qual a motivação? Contraponha com a sua opinião. 6/10 linhas no máximo;
Os autores dizem que existe muitas críticas na pesquisa positivista da contabilidade e que isso deve ser exposto. A motivação dos autores foi explicar como essa crítica vem sido feita e expõe todos os problemas que a pesquisa pode sofrer. Com o surgimento de novos modelos para a contabilidade (visto a chegada do blockchain) é importante discutir a contabilidade de dupla entrada e como o lucro pode ser problemático no âmbito da pesquisa.
5) Quais as dificuldades que você teve na leitura e compreensão do texto? 4 linhas no máximo
A linguagem dos autores e tenho um pouco de dificuldade em inglês (principalmente em alguns termos contábeis e financeiros).
Paper: Mental Accounting and Disaggregation Based on the Sign and Relative Magnitude of Income Statement Items
1) O que esse artigo nos diz?
O artigo aborda sobre a temática da desagregação dos itens da Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) e como a teoria da contabilidade mental afeta esses itens agregados ou desagregados e como isso pode influenciar os investidores pela falta de informação de alguns itens das demonstrações.
2) Cite pontos do artigo que você concorda e/ou discorda. Entre 10/15 linhas;
O artigo é muito interessante e relevante, principalmente para o mercado de capitais e para investidores que possuem investimentos em empresas. Os autores chegaram à conclusão de que a agregação e a desagregação dos itens da Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) estão ligadas com a teoria da contabilidade mental, o que faz sentido, pois alguns gestores podem criar essas contas mentais ao agregar algumas contas na DRE por motivos de deixar a demonstração mais favorável para a empresa. Os autores também chegaram à conclusão de que informações sobre os benefícios da transparência podem mudar a preferência pela contabilidade mental, visto que quando há desagregação das contas, há mais transparência com o mercado de capitais. Não concordo com a aplicação da pesquisa com alunos de MBA, deveria ser aplicado com gestores reais, em situações reais de elaboração das demonstrações contábeis.
...