Perguntas para reflexão sobre artigos do Código Civil
Ensaio: Perguntas para reflexão sobre artigos do Código Civil. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: misterioferreira • 23/11/2014 • Ensaio • 693 Palavras (3 Páginas) • 568 Visualizações
ETAPA 1 Passo 2
Questão individual
Questões para reflexões:
1 O contrato de depósito pode ser gratuito?
Em regra, o depósito é gratuito, pois se refere a um favor que o depositário faz em relação ao depositante. Mas é possível haver disposição expressa estabelecendo remuneração ou mesmo esta decorrer de profissão, nesse caso, o depósito Será oneroso (art. 628 do C.C.).
2 O contrato de depósito pode ser oneroso?
O depósito é gratuito por presunção, mas as partes podem estipular que o depositário seja gratificado, tornando-o oneroso.
Assim será o depósito em que o depositário o realiza por profissão.
Art. 628 do Código Civil de 2002:
“O contrato de depósito é gratuito, exceto se houver convenção em contrário, se resultante de atividade negocial ou se o depositário o praticar por profissão.”
Porém, jamais se pode considerar a remuneração como elemento essencial do depósito.
3 Mencionar exemplos de contratos de depósito gratuitos e onerosos, se existirem?
Onerosos:guarda móveis, estacionamentos de shopping.
Gratuitos: algum amigo ou parente deixa com você a chave da casa para dar comida aos cachorros, acender luzes a noite; você vai viajar e deixa seu cachorro com algum amigo ou parente para cuidarem durante sua ausência. (situações que não contra prestação financeira
ETAPA 2 Passo 2
Questão individual
Questões para reflexões:
1. A aceitação do mandato pode ser tácita?
É necessário que haja a manifestação de vontade do outorgado no sentido de aceitar o contrato de mandato.
Esta aceitação pode ser:Expressa , Tácita, Presumidarato de mandato. A aceitação expressa se dá, mais comumente, de maneira verbal (através de palavras) ou mímica (por meio de gestos ou expressões corporais). A forma escrita é mais rara. Já a aceitação tácita pressupõe o início da execução pelo mandatário, ou seja, ele pratica qualquer ato que indica o seu consentimento, como por exemplo, anunciar um carro que lhe foi dado poderes para vender.
Art. 659. A aceitação do mandato pode ser tácita, e resulta do começo de execução.
Ainda, presume-se que o mandatário aceitou o mandato (aceitação presumida) quando não responde expressamente a proposta do mandante, mas o objeto do mandato também o é de sua profissão.
Ex: o mandante envia uma procuração a um corretor de imóveis para que venda um apartamento em seu nome.
2. Mesmo que se outorgue mandato por instrumento público, é possível
substabelecer-se mediante instrumento
...