PESQUISA AGRÍCOLA - CULTURA PERMANENTE
Por: sacarloss • 7/12/2017 • Artigo • 4.464 Palavras (18 Páginas) • 292 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS FACULDADE DE ESTUDOS SOCIAIS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
PESQUISA AGRICOLA
CULTURA PERMANENTE
LIMÃO
EQUIPE:
ALBERTO GABRIEL
CARLOS SAMUEL
FERNANDO LOUSAN
MARCELLE CHAGAS
SERGIO CITTI
MANAUS
2017
EQUIPE:
ALBERTO GABRIEL
CARLOS SAMUEL
FERNANDO LOUSAN
MARCELLE CHAGAS
SERGIO CITTI
Trabalho feito para obtenção de nota na
disciplina de Contabilidade Agropecuária
ministrada pela Profa. Dra. Silvia
MANAUS
2017
RESUMO
O objetivo deste estudo foi identificar por meio da aplicação de uma pesquisa ocorrida no mês de dezembro/2016 em uma fazenda localizada no município de Iranduba os custos incorridos na preparação da área, formação da lavoura até a venda do produto LIMÃO. Sendo assim tem-se como objetivos específicos: a) Apuração dos custos de formação da plantação dos pés de limão e b) Apuração dos custos que compõem o preço de venda da saca de limão. O referencial teórico pautou-se nos conceitos aplicados de pesquisa de campo. A metodologia teve caráter exploratório e identificar um meio de prover uma solução ao problema. Nessa perspectiva, baseou-se em formular um questionário e aplica-lo de forma presencial ao produtor. O resultado deste estudo possibilitou identificar e segregar os dados e tornou possível atender aos objetivos específicos. Por conseguinte, ainda que o produtor não possuísse dados históricos, por não se utilizar da contabilidade como instrumento de controle e gestão foi possível identificar o custo unitário da unidade de venda – “saca de limão”. Conclui-se que o uso sistemático da contabilidade como ferramenta de apuração dos custos diretos e indiretos, fixos e variáveis permiti identificar de forma detalhada e precisa os custos em cada fase do processo de uma lavoura de cultura permanente.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 5
2. PROBLEMA 6
3. JUSTIFICATIVA 6
4. MOTIVAÇÃO DA PESQUISA 6
5. OBJETIVOS 7
6. OBJETIVO GERAL 7
7. OBJETIVOS ESPECIFICOS 7
8. ESTRUTURA DO TRABALHO 8
9. REFERENCIAL TEÓRICO 8
10. METODOLOGIA 9
11. ANALISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS 10
12. DESCRIÇÃO DO PRODUTOR 10
13. CONTABILIDADE 10
14. DESCRIÇÃO DA APURAÇÃO DOS CUSTOS 11
15. CRONOGRAMA 17
16. CONCLUSÃO 18
17. QUESTIONÁRIO DE CAMPO 20
18. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 24
1. INTRODUÇÃO
Localizado na Região Norte do Brasil, o Amazonas é o maior estado Brasileiro em extensão territorial, possuindo incríveis 1.559159,148 Km² tendo assim a nona maior subdivisão territorial no mundo.
Essa extensão territorial deveria dar ao Amazonas, em teoria, uma grande capacidade de desenvolvimento na área agropecuária. Entretanto a realidade mostra exatamente o oposto, possuindo um setor agrário pouco desenvolvido, tendo como foco a produção de subsistência, sendo o ramo agropecuário responsável por 3,6% do PIB estadual em 2012 segundo o IBGE, esse fato ocorre pois boa parte do estado é ocupado pela Floresta Amazônica, tornando inviável o desmatamento para a realização de atividades agropecuárias, tanto por conta dos custos necessários para a preparação do solo quanto pela importância ambiental da presença intacta da Floresta Amazônica.
Entre os produtos cultivados no Amazonas, está o limão, sendo produzidas 2.910 Toneladas de Limão no Amazonas em 2015, plantados através de 535 Hectares espalhados pelo estado, criando assim uma média estadual de 5.439 Kg por Hectare cultivado, esta produção é mínima comparado com o resto do Brasil que produziu em 2015, segundo dados do IBGE, 1.179.584 Toneladas de Limão, sendo 64,38% desta produção proveniente do Estado de São Paulo. Na região Norte, o maior produtor de limões em 2015 foi o estado do Pará, produzindo 36.514 Toneladas de limão naquele periodo.
...