PRÉ PROJETO I
Por: Mayara Costa Souza • 27/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.424 Palavras (6 Páginas) • 2.401 Visualizações
[pic 1]
Ciências Contábeis
PROJETO DE ATIVIDADES I
PRÉ-PROJETO
Araguaína/TO
04/2013
[pic 2]
Ciências Contábeis
PROJETO DE ATIVIDADES I
PRÉ-PROJETO
AUDITORIA INTERNA NO ÂMBITO DA GESTÃO FINANCEIRA PÚBLICA MUNICIPAL: UMA ALTERNATIVA PARA UMA ADMINISTRAÇÃO CLARA PARA TODOS.
.
.
Araguaína/TO
04/2013
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO.....................................................................................................4
- TEMA....................................................................................................................5
2.1 Delimitação Do Tema........................................................................................5
- PROBLEMA..........................................................................................................6
- HIPÓTESE.............................................................................................................7
- OBJETIVO GERAL..............................................................................................8
5.1 Objetivos Específicos.........................................................................................8
- JUSTIFICATIVA..................................................................................................9
- METODOLOGIA................................................................................................10
- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA.......................................................................11
- CRONOGRAMA.................................................................................................13
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS................................................................14
- INTRODUÇÃO
As entidades que compõem a estrutura da administração pública brasileira são obrigadas pela Constituição Federal a prestar contas do uso de recursos públicos e a respeitar o princípio da publicidade, entre outros princípios da administração pública.
Desse modo, é notória a necessidade de transparência das contas dos entes públicos e seus órgãos componentes nas administrações direta e indireta. Esse constitui um tema de relevante importância social e gerencial, que vem recebendo maior destaque em leis recentes, como a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e a Lei nº 9.755/98. A LRF fundamenta-se em princípios como o planejamento, a transparência e a participação popular. A participação popular, alicerce do controle social, depende fortemente da transparência das ações governamentais e das contas públicas, pois sem informações as decisões são prejudicadas.
Sendo assim o presente trabalho busca contribuir com procedimentos de auditoria que permitam gerar informações úteis, relatórios técnicos objetivos, precisos e confiáveis, no âmbito da fiscalização das Entidades Públicas Municipais e mais especificamente na Prefeitura Municipal de Darcinópolis no Tocantins, instituição com aproximadamente 230 funcionários e recita por volta de 800.000 reais por mês.
Priorizando a qualidade dos serviços prestados à sociedade e estabelecendo uma relação de clareza entre prefeitura, administração e população, fornecendo informações contábeis representativas da realidade da entidade.
- TEMA
Auditoria interna no âmbito da Gestão Financeira Pública Municipal: uma alternativa para uma administração clara para todos.
- Delimitação Do Tema
Procedimentos de auditoria no âmbito na Prefeitura Municipal de Darcinópolis – TO.
- PROBLEMA
A Unidade de Controle Interno do Município de Darcinópolis -TO – enquanto órgão fiscalizador do patrimônio da entidade pública e sua gestão necessita ser mais eficiente eficaz e efetivo na sua contribuição para com a sociedade, atuando com mais precisão e gerando informações úteis, claras e de qualidade para todos os seus usuários.
- HIPÓTESE:
Observamos que muitas são as críticas versando sobre a utilidade da informação contábil, elaborada com base nos Princípios Fundamentais da Contabilidade, face à satisfação das necessidades informacionais dos mais diversos grupos de usuários, entretanto, faz-se necessário uma associação das informações contábeis comunicadas com a utilidade para o usuário. Destaque-se que, para que as informações evidenciadas nas demonstrações contábeis sejam realmente úteis aos usuários, entre eles o órgão que fiscaliza as Entidades Públicas, elas precisam ter algumas características ou qualidades.
Neste contexto, SILVA afirma:
O balanço e demonstrativos, como instrumentos que objetivam prestar contas à população, devem obedecer aos princípios básicos da clareza, integridade e sinceridade, pois só assim estaremos democratizando as informações a que os americanos denominam de full disclosure.
Desta forma, ressaltamos, mais uma vez, a importância de dispor a informação contábil de qualidade, de forma que possa ser útil não somente aos gestores públicos, aos profissionais de Contabilidade, mas também à sociedade que justifica a existência do Estado, permitindo avaliação de seu desempenho por aqueles para os quais presta seus serviços.
- OBJETIVO GERAL:
Analisar as demonstrações contábeis.
- Objetivos Especificos:
- Colher dados de todo histórico contábil nos últimos meses.
- Avaliar o balanço contábil, patrimonial e financeiro tanto o atual como dos meses anteriores.
- Checar a fidelidade das informações.
- Traçar comparativo entre balanços atuais e dos meses anteriores.
- Divulgar informações de forma clara e concisa para população.
- Esclarecer quais as responsabilidades da Administração Pública perante os balanços apresentados
- Debater sobre o posicionamento tanto da Administração quanto do funcionalismo em relação ao melhoramento da distribuição da receita do município.
- JUSTIFICATIVA
O Poder é uno e indivisível, e o exercício de todas as suas funções, inclusive as precípuas, devidamente distribuídas, obedecem ao interesse público, pois é esta a norma fundamental da Administração Pública como reflexo da norma constitucional fundamental da sistematicidade jurídica: todo poder emana do povo.
Nesse sentido, a busca por uma Administração com o a participação efetiva do povo deve começar pela clareza das contas, afim de que a população tenha conhecimento daquilo que é feito com o a Receita gerada principalmente por impostos pagos por ela.
...