PROCESSOS ADMINISTRATIVOS PLANEJAMENTO
Por: jofranca92 • 2/5/2015 • Trabalho acadêmico • 3.757 Palavras (16 Páginas) • 185 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA DE SÃO CAETANO
Cinthia Rafaela da Silva
Jefferson Barbosade Oliveira
Jéssica Viana de Souza Santos
Jhônatan França Antonio
Rafaela Portella Castro de Abreu
Richard Peixoto
Tiago Brito Ferrari
VanessaSouzaZampoli
ATPS
SÃO CAETANO DO SUL - SP
2013
FACULDADE ANHANGUERA DE SÃO CAETANO
Cinthia Rafaela da Silva RA 4200055337
Jefferson Barbosa de Oliveira RA 3775754164
Jéssica Viana de Souza Santos RA 4200055339
JhônatanFrançaAntonio RA 4238855978
Rafaela Portella Castro de Abreu RA 5812149871
Richard Peixoto RA 4692682343
Tiago Brito Ferrari RA 3777613150
VanessaSouzaZampoli RA 4426848204
ATPS
[pic 1]
SÃO CAETANO DO SUL - SP
2013
INTRODUÇÃO
Neste trabalho o grupo desenvolve o tema: Planejamento. A administração integra, acelera e impulsiona toda a atividade organizacional no sentido de definir cursos de ação, reduzir custos, agregar valor, melhorar a qualidade, aumentar a produtividade, resolver problemas e conflitos, criar e inovar, alcançar objetivos e, sobretudo, oferecer resultados ampliados.
Neste âmbito o planejamento e seus diferentes modos são responsáveis pela excelência organizacional na base, como pela articulação interna das atividades organizacionais no nível tático como também pela definição e execução da estratégia organizacional ao nível global das organizações, quaisquer sejam elas: públicas, privadas, pequenas, médias, grandes, lucrativas ou não lucrativas, industriais, prestadoras de serviço, informação ou de entretenimento.
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS
PLANEJAMENTO
Planejamento tático: Função administrativa que determina antecipadamente o que deve ser feito e quais objetivos devem ser alcançados e visa dar condições para dirigir e organizar a empresa e seus departamentos.
Planejamento operacional: É basicamente o que fazer e como fazer, caracteriza-se pelo estabelecimento das tarefas e operações imediatista, e pela abordagem apenas de uma tarefa ou uma operação.
TIPOS DE PLANEJAMENTOS
Planejamentos relacionados a métodos, dinheiro, tempo e comportamento:
Procedimentos:Constituem guias para a ação e são mais específicasque as politicas, geralmente são transformadas em rotinas e expressos em forma de fluxograma, estas nada mais são, do que procedimentos devidamente padronizados e formalizados.
Orçamentos:São planos relacionados com dinheiro das empresas dentro de um determinado período, geralmente são correspondentes há um ano.
Organização:Todo empreendimento humano moldado intencionalmente para alcançar determinados objetivos e tem dois tipos:
- Formal:Tem uma divisão de trabalho mais consciente, a interação dos participantes é de acordo com o critério estabelecido por quem tem o poder decisório.
- Informal: Surge naturalmente a partir da relação com as pessoas que possuem cargos nas organizações.A organização é importante para agrupar as pessoas e estruturar todos os recursos para atingir os objetivos determinados.
Direção: É o processo onde os gerentes procuram lidar com seus subordinados, liderando e se comunicando com eles, liderança é o processo interpessoal, o gerente procura influenciar os empregados para que eles cumpram as tarefas.
Controle: É a função administrativa que tem por objetivo medir e corrigir o desempenho dos subordinados para assegurar que os objetivos e os planos da organização sejam alcançados.
GESTÃO ESTRATÉGICA
Tem como característica estabelecer um processo permanente e continuo voltado para o futuro.
A visão estratégica baseia-se em se prevenir contra possíveis perdas de natureza empresarial e visibilizar como poderá se aproveitar as oportunidades que surgirem para o progresso de uma empresa, assim procurando adaptar-se às condições ambientais, ou tentar fluir sobre estas, mediante a formulação de estratégias que possam se adequadas aos objetivos que fixou.
O diferencial de gestão estratégica e planejamento estratégico é que a gestão avalia as situações, elabora projetos de mudanças estratégicas onde acompanha e gerencia passos para o progresso acrescentando de forma positiva com foco em ações estratégicas. O planejamento estratégico tem outra forma de tratar os processos formulando objetivos, avaliando as condições da empresa visando sua evolução.
A gestão estratégica permite uma visão ampla de como alcançar resultados positivos, para isso passa por algumas etapas tais como, o diagnostico estratégico que tem como função avaliar a situação da empresa em seu presente momento e identificar se a mesma oferece os resultados esperados. A próxima etapa é a verificação da prontidão estratégica que analisa a direção da empresa ao futuro e permite visibilizar mudanças que possam afetar positivamente ou negativamente a empresa. Após a analise inicia-se o processo de prioridades de possíveis problemas e a solução a ser implementada, então o direcionamento estratégico que tem como função definir como prosseguir e se sobressair a eventuais mudanças.
O conceito da Gestão Estratégica tem como base analisar, identificar, observar, e acompanhar ações que possam corrigir ou até mesmo aprimorar o crescimento de uma organização eliminando riscos e possibilidades, um tipo de vigilância para uma contramedida se necessário, tendo como objetivo e foco se sobressair em termos de competitividade no mercado e se precaver em eventuais situações inesperadas que possam desestruturar os pilares que sustentam o bom desempenho e futuro promissor de uma empresa.
...