Pesquisa de negociação
Por: Cesar Oliveira • 7/4/2015 • Resenha • 397 Palavras (2 Páginas) • 378 Visualizações
As negociações e seus efeitos.
César José de Olivera
Negociação: Conceitos e aplicações praticas(Martinelli, 2011, Cap. 2) tratando basicamente de o processo de negociação, o autor explica esse processo com um olhar na visão sistêmica, mostrando como todo o processo está relacionado, neste pequeno capitulo o autor mostra pontos que devem sempre ser considerados durante as negociações e ainda mostra os caminhos que serão trilhados pelos que não desejarem uma negociação que é baseada nos princípios da negociação ganha-ganha.
É extremamente importante notar que durante todo o desenvolvimento do conteúdo o autor ressalta a importância da comunicação e da preservação da busca pela satisfação.
O autor apresenta as características básicas deste processo que é a transformação de entradas em saídas, explicando e delineando como e porque elas estão intimamente ligadas, as entradas são estímulos e as saídas respostas, estas por sua vez podem ser negativas ou positivas e como tal afetarão uma a outra, nesse espaço é necessário, observar alguns aspectos como o de solução de conflitos, comunicação bilateral, participação no processo e etc. Segundo o autor através destes e outros aspectos podemos transformar essas entradas em saídas com a equivalente positividade na negociação.
O autor ainda ressalta que devemos estar atentos a má aplicação de certos pontos na negociação como a decisão imposta, ausência de participação, manipulação do poder e da informação e etc. Através dessas informações o autor nos mostra porque devemos sempre pensar na negociação de uma forma que possibilite ganhos para todas as partes envolvidas nas negociações.
Comparativo
Os textos aqui comparados são: Negociação: Conceitos e aplicações praticas(Martinelli, 2011, Cap. 2) e Estilos de negociação - a maneira pessoal de realizar negócios internacionais (GODINHO ; MACIOSKI, 2005) durante a leitura de ambos os textos pode se notar uma estrutura muito próxima nas questões denominadas dominantes na negociação, como preocupações gerais de negociadores tais como culturais e pessoais.
Os textos apesar de tratarem do mesmo tema de fundo, tratam de particularidades que nos dão o entendimento entre diferenças sociais e culturais, pode se notar que o texto de Martinelli mostra basicamente como todo o processo é afetado pelas entradas e saída que durante todo o processo receberam feedback um do outro, e como o fator tempo pode alterar todo o processo pré-estabelecido, já Godinho e Macioski mostram como a busca por excelência geram resultados, apoiando a ideia de que além das entradas e saídas é necessário analisar o perfil do negociador.
...