Plantas Cultivadas e os Animais Criados Passaram Por Modificações Genéticas
Por: Ivan Lucas • 31/8/2015 • Seminário • 3.696 Palavras (15 Páginas) • 324 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
[pic 14]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 ÁREAS DE ATUAÇÃO.............................................................................................
2.1 Justificativa.............................................................................................................4
2.1.1 Princípio da Agricultura.......................................................................................4
2.1.1.1 Tributação.........................................................................................................5
2.1.1.1.1 Livros Fiscais.................................................................................................7
2.1.1.1.1.1 Encargos Trabalhistas ...............................................................................8
2.1.1.1.1.1.1 Livros Contábeis....................................................................................10
2.1.1.1.1.1.1.1 Demonstrações Contábeis.................................................................10
3 CONCLUSÃO.........................................................................................................12
4 REFERÊNCIAS.......................................................................................................13
- INTRODUÇÃO
A agricultura se espalhou pelo mundo inteiro. As plantas cultivadas e os animais criados passaram por modificações genéticas que permitiram sua adaptação a diferentes ambientes, sem perdas drásticas de produtividade. Aumentou-se a diversidade de produtos obtidos por meio da atividade agrícola. O avanço do conhecimento sobre o funcionamento dos diferentes sistemas que compõem e sustentam a vida na terra permitiu o desenvolvimento de técnicas que possibilitaram o aumento da oferta de alimentos.
É notável que o bom desempenho econômico da agricultura é de grande importância para o Brasil. Entretanto, é necessária uma análise mais detalhada da situação e dos desafios impostos aos agricultores brasileiros, visto que seus resultados não têm proporcionado, de imediato, uma efetiva e generalizada melhoria da qualidade de vida no meio rural. Assim, a contabilidade com sua função de auxiliar a empresa para melhores tomadas de decisões, ter o controle de tudo que é comprado e vendido, verificar todos os setores que estão contribuindo para lucros ou prejuízos passar a ser fundamental para essa atividade empresarial agrícola.
- AGRICULTURA
2.1 JUSTIFICATIVA
É bem visível perceber que o setor da agricultura está cada vez mais forte e em constante desenvolvimento. Todos os dias um novo avanço surge, com o objetivo de favorecer este ramo de atividade econômica.
Assim, para que o sucesso seja completo a contabilidade passa a ser uma ferramenta indispensável para o setor agrícola. Pois, além de passar informações seguras, abrange um conhecimento enorme para o profissional.
Ter a competência de tomar decisões corretas, verificar as demonstrações contábeis, fazer um planejamento, auxiliar o departamento pessoal, enfim, dar continuidade ao sucesso da empresa é a maior satisfação que um contador pode ter.
2.1.1 O PRINCÍPIO DA AGRICULTURA
A agricultura teve sua origem nos séculos XVIII e XIX, em diversas áreas da Europa, na chamada Primeira Revolução Agrícola Contemporânea. Neste período ocorreram intensas mudanças, tanto econômica, quanto social e tecnológica. Estas mudanças desempenharam um papel central no processo de decomposição do feudalismo e no surgimento do capitalismo. Do ponto de vista tecnológico, a Primeira Revolução Agrícola caracterizou-se pelo abandono paulatino do pousio e pela introdução de sistemas rotacionais com leguminosas e/ou tubérculos. Estas plantas podiam ser utilizadas tanto na adubação do solo, quanto na alimentação humana e animal. Com isso, foi possível intensificar o uso da terra e obter aumentos significativos na produção agrícola, “eliminando” a escassez crônica de alimentos que caracterizaram os períodos anteriores.
O final do século XIX início do século XX, foi um outro período de intensas transformações na agricultura, principalmente na Europa e EUA. Uma série de descobertas científicas, aliadas ao grande desenvolvimento tecnológico (fertilizantes químicos, motores de combustão interna, melhoramento genético de plantas), acabaram por impor um novo padrão de desenvolvimento para a agricultura. As mais significativas mudanças deste período foram: a redução da importância relativa da rotação de culturas, o progressivo abandono do uso da adubação verde e do esterco na fertilização, a separação da produção animal da vegetal e, principalmente, a absorção de algumas etapas do processo de produção agrícola pelas indústrias. Essas mudanças abriram as portas para o desenvolvimento de sistemas mais intensivos de produção, marcando o início de uma nova etapa na história da agricultura. Esta nova etapa é chamada Segunda Revolução Agrícola Contemporânea.
A partir da Primeira Guerra Mundial, as indústrias químicas e mecânicas emergentes, intensificaram a produção de insumos agrícolas. A agricultura passa a depender cada vez menos dos recursos locais, e cada vez mais dos tratores, colheitadeiras, arados, agrotóxicos e ração animal produzidos pela indústria. A indústria passa a transformar produtos provenientes da agricultura, industrializando, acondicionando e distribuindo uma parte crescente da produção agrícola. Ao mesmo tempo, os avanços nos processos de transporte, armazenamento e conservação de produtos agrícolas, possibilitaram o surgimento de um mercado internacional “unificado”.
...