AS FABULAS E SERES VIVOS: ANIMAIS E PLANTAS
Por: L2015 • 20/5/2019 • Projeto de pesquisa • 1.661 Palavras (7 Páginas) • 434 Visualizações
UNIVERSIDADE UNIGRANRIO
Liliane da Silva Queiroz
3107534
FABULAS E SERES VIVOS: ANIMAIS E PLANTAS
Leitura e Escrita
Duque de Caxias, 2018
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 2
2 DESENVOLVIMENTO 3
3 CONCLUSÃO 4
REFERÊNCIAS 5
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho vem a ser de suma importância para o processo de ensino aprendizagem das crianças. Faz com estimule a leitura e a escrita. Essa sequência didática vai trabalhar com conhecimentos prévios dos alunos, permitindo a interação de conhecimentos e a interação entre os próprios alunos, esse trabalho com interdisciplinaridade desencadeou um aprendizado significativo para as crianças.
2 DESENVOLVIMENTO
Tema: FABULAS E SERES VIVOS: ANIMAIS E PLANTAS
Disciplinas: Português e Ciências.
Série: 1º Ano do Ensino Fundamental.
Eixo Conceitual: Genero Textual – Fábula – Leitura e Escrita.
Fundamentação Teórica:
Schneuwly e Dolz desenvolveram uma proposta que engloba aspectos relevantes na construção/ interiorização da escrita processual e exige não um trabalho maçante em volta do texto, mas um conjunto amplo de atividades que visem o texto como unidade de ensino e os gêneros textuais como objetos de ensino.
Uma sequência didática é um conjunto de atividades escolares organizadas, de maneira sistemática, em torno de um gênero oral ou escrito. (...) Quando nos comunicamos, adaptamo-nos à situação de comunicação. (...) Os textos escritos ou orais que produzimos diferenciam-se uns dos outros e isso porque são produzidos em condições diferentes. (ROJO e GLAÍS, 2004, p. 97)
Observamos que a produção textual, como reflexo da formação do agente produtor de textos, é de grande importância e responsabilidade. Para que tal objetivo seja cumprido eficazmente, o professor tem de estar instrumentalizado acerca dos elementos que são realmente necessários para a formação deste agente, fazendo-o consciente da aplicabilidade dos recursos que delimitam o processo, já que não podemos escrever tal qual falamos. Assim, devemos seguir um sequencial norteador da prática.
Justificativa: Em prol da educação mais lúdica e uma aprendizagem mais significativa, vou contribuir para o processo do ensino aprendizagens dos alunos através das propostas de sequência didática, para que consigam alcançar o maximo do aprendizado. O trabalho vai ser desenvolvido através de uma organização didática, no qual vou envolver um mesmo conteúdo, organizadas aumentando o grau de dificuldade para possibilitar o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos. Irei contribuir com o tema escolhido pelas crianças com uma leitura coletiva realizada pela professora.
Objetivo:
Trabalhar com as estratégias de leitura, no sentido de a criança ir tomando consciência de que o processo de ler prevê seleção, antecipação, inferência e verificação de aspectos do texto que se lê.
Conteúdo (Produção textual):
Língua Portuguesa
Leitura e Escrita: Lendo Fábula
Análise Linguistica: Formação de Frases, Símbolos e Palavras
Ciências: Seres Vivos: Animais e Plantas
Tempo Estimado: 2 dias
Recursos:
Tesoura – sem ponta
Cola
Papelão
Massa de Modelar
Cordão
Pregadores
Folha de Isopor
Folhas de Papel Ofício
Cartolinas Colorida
Lápis
Pincel Atômico
Tapete ou Almofadas
Livro Fábulas de Esopo, tradução Heloísa Jahn. São Paulo: Companhia das letrinhas, 1994
Desenvolvimento:
Essa sequência didática possui 3 etapas de trabalho, propondo a leitura diferente, envolvendo as necessidades básicas do cuidar, aprender e proporcionar prazer para as crianças. Essa sequência didática trata de fazer uma espécie de modelagem das estratégias que um leitor ativo faz para compreender o que lê.
Vou propor que as crianças fiquem em círculos sentadas em tapetes de uma forma que se sintam confortáveis.
1º Momento: Antes da leitura – 1º dia
O objetivo dessa atividade é trazer o repertório do leitor ( seus conhecimentos prévios) para a compreensão textual, discutindo os elementos contextual do texto, como: autor, título, sumário, capas, assunto/ tema, ilustrações. Mostrar o livro ao todo e perguntar: Vocês sabem o que o professor vai ler? Quando o professor ler o titulo do livro, “Fábulas de Esopo” é bem possível que muitas crianças digam que conhecem fábulas. Pedir que contassem algumas histórias que conheçam, pode ser conto de fadas ou outras histórias tradicionais. Dizer quem foi o Esopo na história e ir contextualizando o texto. Registrar as reflexões feitas, em forma de cartaz, por exemplo, poderão na terceira etapa, discutir as hipóteses levantadas, o que é fundamental para o processo de leitura: fazer antecipações iniciais que se vão ou não confirmando ao longo da leitura.
2º Momento: Durante a leitura - 1º Dia
Apresentar alguns objetivos orientadores do ato de ler, por meio de um levantamento da construção dos sentidos do texto: o tema, o gênero textual em suas funções e características, os recursos expressivos utilizados pelo autor. Dessa forma, você estabelece com os estudantes alguns objetivos para antecipar aspectos importantes do texto, por meio de um mapa textual que ajude os leitores na compreensão global do que vão ler. Antes de realizar a leitura da fábula, em voz alta, para as crianças, peça que prestem atenção: em quem participa da história e como agem, nos três momentos da narrativa, no ensinamento presente na fábula. Leia, expressivamente, a história.
...