Portfolio Natural Cake
Por: juniorbatis2024 • 27/8/2024 • Relatório de pesquisa • 2.219 Palavras (9 Páginas) • 41 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 ETAPA 1 4
2.2 ETAPA 2 5
2.3 ETAPA 3 6
2.4 ETAPA 4 8
2.5 ETAPA 5 9
3 CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS 12
1 INTRODUÇÃO
Com o objetivo de promover maior conhecimento relacionando à teoria e à prática das atividades propostas, o tema da atividade deste período aborda o caso do bolo Natural Cake, da empresa Alma Natural, localizada na região Sul do Brasil, sendo bastante conhecida na região em que atua, onde obteve grande crescimento desde sua fundação no ano 2000. Possui produtos de qualidade com custo baixo e atua no ramo de alimentos funcionais. A empresa pretende investir em um novo produto, o Natural Cake, sendo assim, busca lançar um produto de qualidade no mercado e que venha atender à necessidade de seu público.
Para auxiliar a empresa na elaboração desse novo produto e seu lançamento no mercado, analisam-se as estratégias de marketing, bem como o que é permitido pelo Código de Defesa do Consumidor, uma vez que a empresa pretende enviar produtos sem identificação para os clientes. Além disso, busca-se: identificar o objetivo do projeto e justificá-lo, como planejar e identificar as falhas; mapear os custos diversos que ocorreram com o projeto e o produto; apontar as estratégias que serão utilizadas para fortalecer sua marca e os preços conforme a estrutura de mercado; e, com base na projeção do fluxo de caixa, apontar os indicadores de viabilidade, identificando se o projeto é viável.
Para a realização das atividades solicitadas, buscar-se-á conhecimento teórico nas disciplinas do semestre, nos livros disponibilizados pelo curso e ainda em bibliotecas virtuais, legislação vigente, artigos, teses, periódicos, com o intuito de adquirir maior conhecimento sobre projetos e implantação de novos produtos no mercado, para que seja possível atender às questões propostas de forma satisfatória.
A importância desta pesquisa se justifica pela necessidade de compreender de forma prática como criar produtos, divulgá-los e implantá-los no mercado, alcançando assim maior visibilidade da marca, e atendendo às necessidades do público-alvo. Desse modo, esta pesquisa figura como deveras importante, para que o aluno obtenha maior conhecimento sobre o tema, contribuindo diretamente com a relação teoria e prática.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 ETAPA 1
Em uma reunião da empresa Alma Natural, a equipe de marketing propôs que, para divulgar o produto, fosse enviada para os clientes da empresa uma embalagem de 500g do novo produto, sem identificação, para gerar curiosidade nos consumidores. Assim, para analisar se é uma proposta viável, é importante verificar cuidadosamente o Código de Defesa do Consumidor – CDC. Por meio deste, identifica-se que não é permitido enviar uma embalagem sem especificação, uma vez que não é permitido vende-la desta forma e ainda sem solicitação do cliente. Assim o CDC, em seu art. 39, Inciso III, determina que: “enviar ou entregar ao consumidor, sem solicitação prévia, qualquer produto, ou fornecer qualquer serviço” (BRASIL, 1990).
Diante disso, não é uma boa estratégia enviar o produto ao cliente sem solicitação do mesmo, pois pode configurar pratica comercial abusiva, violando os princípios da probidade e da boa-fé conforme o art. 39 do CDC. Assim, os fornecedores que utilizarem dessa prática podem ser autuados, conforme determina o CDC, no seu art. 56, que prevê:
I - multa;
II - apreensão do produto;
III - inutilização do produto;
IV - cassação do registro do produto junto ao órgão competente;
V - proibição de fabricação do produto;
VI - suspensão de fornecimento de produtos ou serviço;
VII - suspensão temporária de atividade;
VIII - revogação de concessão ou permissão de uso;
IX - cassação de licença do estabelecimento ou de atividade;
X - interdição, total ou parcial, de estabelecimento, de obra ou de atividade;
XI - intervenção administrativa;
XII - imposição de contrapropaganda (BRASIL, 1990).
As regras do CDC que garantem aos consumidores seus direitos ainda discorrem sobre o envio de produtos sem identificação no seu Art. 13, em que o comerciante é responsabilizado quando o produto for fornecido sem identificação clara. Com isso, é vedado o envio de produtos que não possuam todas as características identificadas, como fabricante, produtos utilizados, fins a que se destinam, o que inviabiliza essa ação de marketing, que violaria os direitos dos consumidores.
2.2 ETAPA 2
O projeto é um empreendimento único que deve ser bem planejado e possui início e fim, devendo atingir os objetivos específicos. Com isso, um projeto é temporário e deve obter resultados satisfatórios e, para tanto, deve ser realizado em etapas, e assim deve ter um objetivo claro e obter um produto final, cronograma e orçamento.
O objetivo do projeto está diretamente relacionado com o que se pretende atingir, os resultados que se pretende alcançar, o que, neste projeto, destina-se a inserir um novo produto no mercado. Para tanto, o objetivo principal é atender ao público que busca produtos sem glúten. E a sua produção em embalagens de 500g e de 1kg se justifica pela necessidade de oferecer ao público duas opções: para famílias menores, que utilizam pouco o produto, a embalagem de 500g; ao passo que se ofereceria a embalagem de 1kg para famílias maiores.
...