Pre projeto
Por: Enelso • 7/3/2017 • Trabalho acadêmico • 507 Palavras (3 Páginas) • 345 Visualizações
A contabilidade é uma ciência cuja principal atuação é o fornecimento de informações corretas e em tempo hábil para as pessoas certas, permitindo os mesmos a tomarem decisões mais seguras. Informações estas que devem fazer parte da vida cotidiana da empresa, ou seja, servir de apoio em todas as etapas decisórias.
Segundo Iudícios (2009,p.30):
A contabilidade, seja talvez tão antiga quanto a origem do homo sapiens. Alguns historiadores fazem remontar os primeiros sinais objetivos da existência de contas aproximadamente a 4.000 a.C.Entretanto ,antes disso, o homem primitivo ,ao inventar o numero de instrumentos de caça e pesca disponíveis ,ao contar seus rebanhos ,ao contar suas ânforas da bebida, já estava praticando uma forma rudimentar de Contabilidade.
Inicialmente o objetivo da Contabilidade era produzir informação ao proprietário dos bens contabilizados, com a função de fazer o controle das atividades a fim de permitir o conhecimento dos fatos ocorridos e seus resultados. Por este prisma nota se que a contabilidade originalmente é gerencial , nos dias atuais as ferramentas estão trazendo maior realidade ás informações geradas, essa foi uma das primeiras mudanças visíveis.
A Contabilidade Gerencial é utilizada como apoio indispensável na atualidade, tem sido ferramenta de informações para a continuidade das empresas, direcionada no planejamento, controle e a tomada de decisão.
Para Oliveira (2005,p.36) A “ Contabilidade Gerencial fornece as informações claras, preciosas e objetivas para a tomada de decisão”.
Através da Contabilidade Gerencial o gestor poderá tomar decisões embasadas em informações coerentes e seguras o que elevará significamente as possibilidade de sucesso, com a não utilização da mesma dificulta-se a tomada de decisão gerando muita das vezes o fracasso da empresa.
Com a Contabilidade Gerencial se obtém informações que ajudam os gestoras na administração, porem é desconhecida pela maioria dos pequenos empresários ,que tomam suas decisões baseadas apenas no conhecimento empírico. A maioria dos contadores ,apenas se dedicam a cumprir as obrigações fiscais ,e deixam de assessorar seus clientes no que diz respeito a Contabilidade Gerencial.
Padoveze (2000, p.23) Afirma:
Apesar de a contabilidade gerencial utilizar-se de temas de outras disciplinas, ela se caracteriza por ser uma área contábil autônoma ,pelo tratamento dado á informação contábil ,enfocando planejamento, controle e tomada de decisão , e por seu caráter integrativo dentro de um sistema de informação contábil.
A contabilidade Gerencial busca integrar os diversos setores da empresa,gerando informações e a partir delas criar estratégias diante de cada situação,decorrentes de diversos fatores.Com tudo faz com a empresa explore o máximo possível de sua capacidade de produção, e como consequecia o alcance de melhores resultados em cada momento.
A contabilidade financeira utiliza os dados para gerar relatórios relativos ao passado e presente ,retratando o momento que vive a empresa. Já a contabilidade Gerencial utiliza os mesmo dados para gerar informações aos administradores que dirigem e controla as operações, assim nota –se que a contabilidade gerencial preocupa-se com o planejamento do futuro da empresa, e seus relatórios são direcionados aos agentes internos. A contabilidade financeira se preocupa em retratar a atual situação, e seus relatórios são voltados para os agentes externos.
...