Princípio Fundamental da Contagem e Permutação
Por: lucashshs • 7/8/2019 • Trabalho acadêmico • 3.048 Palavras (13 Páginas) • 309 Visualizações
Exercícios Análise Combinatória 2019 CEMTN
Princípio Fundamental da Contagem e Permutação[pic 1]
- De quantas maneiras possíveis podemos agrupar 6 pessoas (Ana, Bia, Caio, Dudu, Eli e Fê) para serem fotografadas uma ao lado da outra, e de quantas são as possibilidades de tal forma que Bia e Caio fiquem sempre juntas, e no caso delas ficarem sempre separadas?
Sugestão: aplique a permutação, pois a ordem é importante.
- Quantos são os anagramas da palavra MÓVEL começados por V e terminados por M?
- Três ingleses, quatro americanos e cinco franceses serão dispostos em fila de modo que as pessoas de mesma nacionalidade estejam juntas. De quantas maneiras distintas a fila poderá ser formada de modo que a primeira da fila seja um francês?
Dica: a mesma situação da biblioteca, mas sempre começando pelos franceses, permutam-se os blocos e depois permuta-se internamente.
- Calcule o número de anagramas da palavra PANELA em que as letras AL aparecem juntas e nesta ordem. Dica: considere AL como um elemento e posteriormente use a permutação simples.
- Tomando como base a palavra UNICAPL, resolva as questões;
- Quantos anagramas podem ser formados de modo que as vogais estejam sempre juntas? Caso do produto da Permutação Geral pela Permutação Interna.
- Quantos anagramas podem ser formados com as letras NPCI juntas nesta ordem?
- Quantos anagramas podem ser formados de modo que as vogais estejam sempre separadas? Dica: O único caso é começando com CVCVCVC, faça por PFC.
- O número de permutações com as letras MALEC que tem as vogais e consoantes alternadas? Dica: Consoante(3) vogal(2) consoante(2) vogal(1) consoante(1)
- A Brenda ganhou 4 livros de química, três de geografia e 2 de português, querendo manter os livros juntos das disciplinas, calcule as possibilidades que se podem enfileirar estes livros numa estante.
- Quantas senhas de 4 algarismos diferentes podemos formas com os números 1, 3, 7 e 9?
9) No Nordeste brasileiro é comum encontrarmos peças de artesanato constituídas por garrafas preenchidas com areia de diferentes cores, formando desenhos. Um artesão deseja fazer peças com areia de cores cinza, azul, verde e amarela, mantendo o mesmo desenho, mas variando as cores da paisagem (casa, palmeira e fundo), conforme a figura.
O fundo pode ser representado nas cores azul ou cinza; a casa, nas cores azul, verde ou amarela; e a palmeira, nas cores cinza ou verde. Se o fundo não pode ter a mesma cor nem da casa nem da palmeira, por uma questão de contraste, então o número de variações que podem ser obtidas para a paisagem é: Dica: perfaça por PFC, faça com o fundo azul (respeitando as restrições), e depois some com as possibilidades do fundo cinza (respeitando as restrições).
Permutação por Repetição
- Quantos anagramas tem a palavra PRATICAR? Dica: letras repetidas aplique na fórmula da permutação por repetição.
- Possuo 4 bolas amarelas, 3 bolas vermelhas, 2 bolas azuis e 1 bola verde. Pretendo colocá-las em um tubo acrílico translúcido e incolor, onde elas ficarão umas sobre as outras na vertical. De quantas maneiras distintas eu poderei formar esta coluna de bolas? Dica: soma o total de bolinhas e aplica a p. por repetição.
- Com o anagrama PAREDAR forme novos anagramas que:
- Comecem com a letra A: Dica: fixe a letra e faça a permutação das demais.
- Comecem com a letra D e terminem com a letra R:Dica: fixe as letras e permute as demais.
- Dos números distintos que são formados com todos os algarismos do número 333669, quantos desses são ímpares? Dica: faça separadamente cada situação de fixar o número impar no final e depois soma os dois resultados, pois os dois casos recaem em situações diferenciadas.
- A Figura abaixo representa o mapa de uma cidade fictícia na qual há quatro ruas na direção vertical e oito ruas na direção horizontal. Para ir do ponto A até o ponto B, os deslocamentos permitidos são sempre no sentido Oeste-Leste (D) e/ou Sul-Norte (C), como exemplificado na figura, respectivamente, pelas letras D (direita) e C (para cima). Nestas condições quantos caminhos diferentes existem para ir do ponto A até o ponto B?
[pic 2]
- (Enem 2011) O setor de recursos humanos de uma empresa vai realizar uma entrevista com 120 candidatos a uma vaga de contador. Por sorteio, eles pretendem atribuir a cada candidato um número, colocar a lista de números em ordem numérica crescente e usá-la para convocar os interessados. Acontece que, por um defeito do computador, foram gerados números com 5 algarismos distintos e, em nenhum deles, apareceram dígitos pares.
Em razão disso, a ordem de chamada do candidato que tiver recebido o número 75.913 é:
Dica: faça uma permutação simples com os 5 algarismos ímpares (1,3,5,7,9), depois conte os começados por 1, os começados por 3, os por 5 e quando chegar no 7, faça a ordem decrescente de contagem, considerando 71___ ____ ____, depois 73 ____ ____ ___ e quando chegar no 75___ ____ ___, faça manualmente até chegar no 75.913.
PROVA BIMESTRAL DE 2018
1. O cientista John Dalton é bastante conhecido pelas suas contribuições para a Química e a Física. Descreveu a forma e o uso de vários instrumentos de meteorologia, fazendo considerações sobre a variação da altura barométrica. Além disso, Dalton descreveu uma doença hereditária que o impossibilitava de distinguir a cor verde da vermelha. Essa doença hereditária, causada por um alelo recessivo ligado ao cromossomo X, recebeu o nome de daltonismo. Um daltônico faz parte de um grupo de 7 pessoas. De quantas maneiras distintas podem-se agrupar todas estas pessoas em fila, de tal maneira, que sempre o daltônico esteja no início da fila? Resposta:720
2. O Presidente abriu a exposição "Modernistas, Modernismo", na noite de 4 de setembro, no Palácio do Itamaraty, em Brasília. A mostra é composta por 36 quadros do acervo da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e ficará no Ministério das Relações Exteriores até o próximo dia 26 de setembro. Mais de 800 pessoas foram à solenidade, que inaugurou as comemorações oficiais da Semana da Pátria. (...) Em seu discurso, a Presidente do Conselho de Curadores da FAAP, dimensionou o Modernismo num contexto abrangente: "Por detrás do encontro com a brasilidade nas telas, nas formas, nas letras, havia um grito dos modernistas, num clamor por um projeto nacional". Estão expostos quadros de Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral e outros artistas, selecionados entre as mais de duas mil obras do Museu de Arte Brasileira (MAB) da FAAP. ("O Estado de São Paulo")
...