Principais características e órgão de administração das ciências atuariais
Pesquisas Acadêmicas: Principais características e órgão de administração das ciências atuariais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: taiscristinatais • 15/5/2014 • Pesquisas Acadêmicas • 1.852 Palavras (8 Páginas) • 590 Visualizações
02
1.0 Introdução.
O presente trabalho elucida de forma sucinta e detalhada as duvidas do Sr Jose Carlos sobre os diversos temas.
Discorremos sobre o objetivo, principais características e o órgão regulamentador das ciências atuariais, que hoje é uma das ciências mais complexas e atuais, na qual se prever riscos nas empresas de seguros, planos previdenciários e fundos de pensão.
Veremos a importância e função da controladoria e dos controles internos dentro das organizações e empresas, e a relevância da auditoria interna e externa para o crescimento e desenvolvimento na gestão empresarial.
Teremos uma explanação da elisão fiscal que é uma conduta licita e da evasão fiscal que é a utilização de meios ilícitos para evitar pagamentos de taxas impostos e tributos.
Sendo assim, faremos uma breve explanação dos conteúdos citados acima, com o objetivo de contribuir e colaborar para uma compreensão e aprendizado do caro Sr José Carlos.
03
2.0 O Objetivo de estudo do das Ciências Atuarias.
Seu objetivo central é detectar a probabilidade de ocorrência de danos e perdas nas empresas seguradoras e previdenciárias. Esse profissional também define o nível de reservas que cada empresas deve ter como garantia para o pagamento dos seguros contratados pelos clientes.
Por meio da matemática estatística e financeira, ele estuda o nível de incidência de doenças, falecimentos, acidentes de trabalho, acidentes de trânsito e perdas decorrentes por fenômenos naturais. As Ciências Atuariais está envolvida com o controle e planejamento de riscos financeiros de curto, médio e longo prazo.
Análise de riscos em administração de seguros, planos de previdência e fundos de pensão é a principal função das Ciências Atuariais, que utiliza conhecimentos nas áreas da matemática estatística e financeira. O profissional de ciências atuariais trabalha para analisar e quantificar esses riscos, também analisando as áreas de previdência complementar, planos de saúde e capitalização.
2.1 As Principais Características do Profissional Atuário.
Para ser um atuário é necessário que o profissional se identifique com matérias exatas e domine muitos conceitos de matemática e economia. Outras características interessantes são: responsabilidade; capacidade de observação; visão de projeto; capacidade de concentração; capacidade de distinção de prioridades; interesse pelo mercado financeiro e pelo mundo dos negócios facilidade de aprendizado; capacidade de gerenciamento; metodologia.
2.2 A Importância e a Função da Controladoria dentro da Empresa.
Com o grande aumento das sociedades, as empresas aumentaram juntamente com as informações, sendo que a responsabilidade da contabilidade aumentou. Os negócios se expandiram e a elevada diversificação das atividades empresariais tem mudado radicalmente a visão de controle empresarial. Com isso as multinacionais do Brasil trouxeram a Controladoria para dentro das empresas que é um departamento criado no exterior.
04
A tendência de gestores e dos grupos empresariais é aumentar a visão de seus negócios para obterem um entendimento que satisfaça o gerenciamento próprio e o entendimento do complexo mundo empresarial em que está ligada. A Controladoria possui uma importante função, pois ela ajuda na sobrevivência, no crescimento e na consolidação, e atua na reestruturação de empresas em crise financeira. Possui um planejamento estratégico, ou seja, a elaboração de um processo para futuras tomadas de decisões o qual requer todas as formalidades possíveis.
Tanto a Contabilidade como a controladoria abre uma nova porta em seus estudos, pois necessita de profissionais altamente qualificados, e preocupando-se com os fatos que provocam influências no patrimônio, especialmente no que tange aos mundos sociais e ecológicos, caracterizados pelo planejamento, execução e controle.
Essas funções são observadas em todos os seus aspectos, devem estar na rotina das ações da controladoria para levar a empresa à eficácia. Com isso, fica evidente que qualquer empresa ou organização necessita de soluções, para pensar estrategicamente, introduzir modificações, atuar tanto gerando ou transmitindo conhecimentos e informações, ou tendo uma visão ampla de toda a cadeia de produção. Sendo assim esse controle se tornou uma forte ferramenta de estratégia nesse novo mercado cada vez mais exigente, competitivo e de grandes tecnologias.
2.3 Órgãos Regulamentador para o trabalho atuário.
O instituto brasileiro de atuaria –IBA – é o órgão regulamentador para o trabalho do atuário. É uma sociedade sem fins lucrativos cujo objetivo é incentivar e proporcionar a pesquisa, o desenvolvimento e o aperfeiçoamento da ciência e da tecnologia dos fatos aleatórios de natureza econômica e financeira, em todos os seus aspectos e aplicações.
O IBA conta com varias comissões de trabalho que se reúnem periodicamente em sua sede para discutir questões técnicas e auxiliar nas tomadas de decisões.
05
2.5 Regime Cumulativo e não Cumulativo do PIS e COFINS
O regime de incidência cumulativa é aplicado às empresas de direito privado e àquelas equiparadas pela legislação do imposto de renda, com apuração do IRPJ baseada no lucro presumido ou arbitrado. A base de cálculo é o total das receitas do contribuinte, sem que haja deduções em relação a custos, despesas e encargos. Por outro lado, estão sujeitas ao regime de incidência não-cumulativa as pessoas jurídicas de direito privado e as equiparadas pela legislação do Imposto de Renda, que apuram o IRPJ com base no lucro real. Porém, existem algumas exceções, como, por exemplo, instituições financeiras, cooperativa de credito e empresas particulares que exploram serviço de vigilância e de transporte de valores.
2.6 Elisão Fiscal e Evasão Fiscal.
Elisão e evasão fiscal são duas formas de evitar o pagamento de tributos. Trata-se de maneiras como o contribuinte age em função das obrigações tributarias.
A evasão fiscal é o uso de meios ilícitos para evitar o pagamento
...