Produçao textual em grupo
Por: kywpereira • 30/4/2015 • Dissertação • 1.878 Palavras (8 Páginas) • 212 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 REGIME CONTABIL
2.2 AVALIAÇAO DE ESTOQUE
2.3 OPERAÇOES COM MERCADORIAS E IMPOSTOS
2.4 OPERAÇOES FINANCEIRAS
2.5 DEMONSTRAÇOES CONTABEIS
2.6 CONTABILIDADE E SUAS PERSPECTIVAS
3 CONCLUSÃO
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem a finalidade de demonstrar os conceitos básicos que acercam uma empresa, que neste foi dado como exemplo à empresa Línea Comercio de Moveis. Os temas abordados no trabalho são alguns conceitos e principio da contabilidade, controle de estoques, dentre outros.
DESENVOLVIMENTO
A empresa Línea Comercio de Moveis, produz mesas e cadeiras em dois formatos: Mesa Executiva Job 9000 e Cadeira Presidente Executiva 2000.
Seguindo o principio da contabilidade como a Entidade, que tem o Patrimônio como objeto da Contabilidade e diferencia o patrimônio da pessoa física do patrimônio da pessoa jurídica, sem considerar se a finalidade é ou não a lucratividade. No principio da entidade, o patrimônio da pessoa física não se confunde com o da pessoa jurídica.
Pode se associar também ao principio da entidade o principio da Continuidade, que seria a analise da viabilidade de dar continuidade a essa empresa ou não, devem ser consideradas a classificação e avaliação das variações patrimoniais. Essa continuidade influencia no valor econômico do ativo e do passivo, principalmente quando e extinção da sociedade é pré-definida. Este principio da continuidade, quando influencia na continuidade normal da empresa, devera ser divulgado através de Notas Explicativas, no momento da apresentação das Demonstrações Contábeis (DRE, Balanço Patrimonial, etc.).
A aplicação do principio da contabilidade este diretamente ligado à correta aplicação do principio da Competência, pois, este diretamente relacionado à quantificação dos componentes patrimoniais e a formação de resultado.
O principio da competência visa a melhor organização dos dados da empresa, pois ele estabelece que a Receitas e as Despesas deva ser incluídas na apuração do resultado no período em que foram geradas, independente da data de pagamento ou recebimento das mesmas.
Define-se Receita dentro os fatos abaixo gerados dentro do período de apuração:
- Vendas a terceiros de bens e serviços, quando estes se comprometerem a realizar o pagamento pelo produto adquirido;
- O desaparecimento total ou parcial de um passivo, independente do motivo;
- Geração natural de novos ativos independentemente da intervenção de terceiros.
Define-se Despesas quando:
- Deixar de existir o valor ativo, devido transferência de sua propriedade para terceiros;
- Desaparecimento total ou parcial do valor econômico do ativo;
- Surgimento de um passivo, sem seu ativo correspondente.
Para se apurar o Resultado do Exercício da empresa Línea Comercio de Moveis, é preciso confrontar o total das Receitas com o total das Despesas geradas no período de apuração. É o regime adotado que definira as receitas e as despesas que comporão este resultado de apuração.
REGIME CONTABIL
São dois os regimes contábeis conhecidos para apuração do resultado:
- Regime de Caixa: Na apuração de resultado do exercício pelo regime de caixa, devem ser consideradas todas as receitas recebidas e todas as despesas pagas no respectivo período de apuração, independente da data em que foram gerados. Simplificando, contarão como receita ou despesas, os recebimentos e pagamentos que passaram pelo caixa. Vale ressaltar que, o regime de caixa pose ser usado apenas por entidades sem fins lucrativos, em que, os conceitos de receitas e despesas se identificam na maioria das vezes, como o recebimento e pagamento;
- Regime de Competência: É do regime de competência que decorre o Principio da Competência de Exercício, e nele serão considerado na apuração do resultado as receitas e despesas geradas no período do exercício, independente da data de pagamento ou recebimento.
AVALIAÇAO DE ESTOQUE
Nas empresas (entidades com fins lucrativos), é fundamental conhecer os conceitos de custo e de receita que envolvem o regime de competência, tornando-se necessário entender qual o melhor método para avaliar os estoques existentes na empresa.
São três os métodos mais conhecidos e utilizados:
- PEPS: Abreviatura de “Primeiro que Entra, Primeiro que Sai”, de acordo com este critério, a mercadoria é baixada, levando em consideração a sua data de entrada, a mercadoria que chegou primeiro, obrigatoriamente, tem que sair primeiro, com o mesmo custo que entrou. Em inglês, é denominado FIFO;
- UEPS: “Ultimo que Entra, Primeiro que Sai”, neste critério, a mercadoria que entra por ultimo tem que sair primeiro, com o mesmo custo de sua entrada. A Receita Federal não aceita este critério, pois ele apresenta um resultado operacional menor, prejudicando assim a arrecadação de impostos.
- CUSTO MEDIO PONDERADO: Neste critério, o valor de saída de cada mercadoria varia de acordo com a entrada e a quantidade de mesma, pois, para calcula-lo, se pega o valor total do estoque existente, acrescenta-se o total da mercadoria adquirida na compra e divide-se pela quantidade total existente do produto (saldo anterior em estoque + quantidade adquirida na compra). Ele é aceito pela Receita Federal apenas em caso de fabricação nas indústrias.
OPERAÇOES COM MERCADORIAS E IMPOSTOS
Seguindo o planejamento da empresa Línea Comercio de Moveis, foram tratadas também algumas operações com mercadorias e impostos.
- RECONHECIMENTO DA RECEITA: O principio fundamental do reconhecimento de receita é que a entidade deve definir como sendo sua receita a transferência (venda) dos seus bens ou serviços ao cliente por um montante que reflita a contrapartida recebida ou a receber em troca dos bens ou serviços fornecidos. Existem cinco etapas pra se cumprir o principio fundamental do reconhecimento de receita:
- Identificação do contrato com o cliente;
- Identificação das performances;
- Determinação do preço da transação;
- Alocação do preço da transação as performances;
- Reconhecimento da receita quando a desempenho é satisfatória.
- DEDUÇOES DA RECEITA: Poderão ser deduzidos da receita os recursos arrecadados pela empresa e que não pertençam ao ente arrecadador, não sendo aplicáveis em programas e ações governamentais de responsabilidade do mesmo.
- ICMS: Abreviatura de “Imposto sobre Circulação de Mercadorias e prestações de Serviço de transportes interestadual e intermunicipal e de comunicação”. É um imposto brasileiro, mas cada estado possui sua tabela de valores. É um tributo estadual, indireto, não cumulativo, seletivo e calculado “por dentro”, que incide, como o próprio nome já diz, sobre a circulação de mercadorias por produtores, comerciantes ou prestadores de serviços.
- PIS (Programa de Integração Social): São contribuintes do PIS, as pessoas jurídicas de direito privado e as que lhe são equiparadas pela legislação do Imposto de Renda, inclusive as prestadoras de serviço, empresas publicas e sociedades de economia mista e suas subsidiarias. Não fazem parte deste grupo as microempresas e as empresas de pequeno porte submetidas ao regime do Simples Nacional. As alíquotas do PIS pudessem ser 0,65% ou 1,65% sobre a receita bruta ou 1% sobre a folha de pagamento de salários, nos casos de entidades não lucrativas.
- COFINS (Contribuição para Financiamento da Seguridade Social): São contribuintes deste imposto às pessoas jurídicas de direito privado em geral, e, também como no caso do PIS, as que a elas são equiparadas pela legislação do Imposto de Renda, com exceção das microempresas e as empresas de pequeno porte submetidas ao regime do Simples Nacional. O COFINS tem alíquota geral de 3% ou 7,6% na modalidade não cumulativa.
OPERAÇOES FINANCEIRAS
São exemplo de alguns tipos de operações financeiras encontradas nas empresas:
- CAPITALIZAÇAO COMPOSTA: Na aplicação composta, os juros produzidos num período serão acrescidos ao valor aplicado e no próximo também produzirão juros, o popular “juro sobre juro”. O intervalo após o qual os juros serão acrescidos ao capital é denominado “período de capitalização”, logo, se a capitalização for mensal, significa que a cada mês os juros são incorporados ao capital para formar nova base de calculo do período seguinte.
- TAXA EQUIVALENTE: São duas as taxas consideradas equivalentes, a juro compostos, se aplicado sobre um mesmo capital, por um período equivalente de tempo, gerando montantes iguais. No sistema de capitalização composta, acontece o contrario do que acontece no sistema de capitalização simples, as duas taxas equivalentes não são necessariamente proporcionais entre si.
DEMONSTRAÇOES CONTABEIS
É através das demonstrações contábeis que uma entidade demonstra aos interessados e a população em geral as condições do seu patrimônio.
A legislação societária vigente exige que, as empresas constituídas por sociedade anônima publiquem suas demonstrações contábeis em jornais de grande circulação, e o restante das empresas constituídas de outra forma, precisam manter suas demonstrações publicadas no livro diário, ficando obrigados a enviar copias a usuários externos quando solicitados.
...