Pré Projeto TCC
Por: Ranner • 1/6/2016 • Projeto de pesquisa • 1.058 Palavras (5 Páginas) • 749 Visualizações
RAYANNE DA SILVA SANTOS
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
FACULDADE ARAGUAIA
GOIANIA/2013
RAYANNE DA SILVA SANTOS
CONTADOR PÚBLICO: ÉTICA PROFISSIONAL FRENTE ÀS LEIS DE RESPONSABILIDADE FISCAL
[pic 1]
FACULDADE ARAGUAIA
GOIANIA/2013
SUMÁRIO
CONTEÚDO
1 - INTRODUÇÃO
2 – OBJETIVOS 5
2.1 – OBJETIVO GERAL 5
2.2 – OBJETIVOS ESPECÍFICOS 5
3 – REFERENCIAL TEÓRICO 6
4 – METODOLOGIA 8
5 – REFERÊNCIAS 9
1 - INTRODUÇÃO
Vem-se a partir de uma pesquisa documental mostrar a contribuição do contador público para a aplicabilidade da Lei de Responsabilidade Fiscal e o seu papel ético profissional de acordo com o Código de Ética do Profissional Contador. Pretende-se comprovar a importância dos serviços prestados pelo contador, a atuação dele no setor público, o seu desempenho ético profissional, a evidenciação de suas responsabilidades e os princípios éticos que devem ser respeitados. Deste modo, avaliar e entender a Lei de Responsabilidade Fiscal para aplicá-la na prática contábil, sendo imprescindível inovar, criar e criticar para alcançar melhores resultados com confiabilidade.
A relevância desta pesquisa documental é fazer com que o Contador Público tenha uma visão ampla do seu trabalho, conhecer suas Responsabilidades e, agir de forma ética profissional. Assim adaptar-se com as mudanças da Lei de Responsabilidade Fiscal e ter um bom domínio de sua função. Para que se desenvolva um bom trabalho o contador deve ter uma postura ética nos negócios públicos, saber lidar com a Responsabilidade Fiscal e cumprir com as suas obrigações profissionais. Além disso, é indispensável ter um vasto conhecimento e capacidades profissionais.
2 – OBJETIVOS
2.1 – GERAL
Evidenciar a importância da aplicação da Lei de Responsabilidade Fiscal no setor público, e a contribuição que o Contador Público oferece para o desenvolvimento desse trabalho.
2.2 – ESPECÍFICOS
- Identificar a estimação do aproveitamento da Lei de Responsabilidade Fiscal no Setor Público;
- Levantar o perfil do Contador Público frente à Lei de Responsabilidade Fiscal;
- Identificar a responsabilidade do Contador Público perante o Código de Ética Profissional do Contador;
- Identificar a importância da Ética Profissional exigida para o Contador.
REFERENCIAL TEÓRICO
A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) foi criada no Brasil com intuito de controlar os gastos ocorridos nos órgãos públicos Federais, Estaduais e Municipais. A análise dessa lei é feita pela Programação Orçamentária através de seus dispositivos. Com isso a contribuição que o Contador Público oferece para o desenvolvimento desse trabalho é realizar atividades de gerenciar as finanças desses órgãos públicos. Assim registrando todas as previsões da receita e a fixação das despesas aprovadas para aquele determinado exercício.
A responsabilidade fiscal pressupõe a ação planejada e transparente, em que se previnem riscos e corrigem desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas, mediante o cumprimento de metas de resultados entre receitas e despesas e a obediência a limites e condições no que tange a renúncia de receita, geração de despesas com pessoal, da seguridade social e outras, dívidas consolidada e mobiliária, operações de crédito, inclusive por antecipação de receita, concessão de garantia e inscrição em Restos a Pagar. (SENADO FEDERAL, 2005, p. 15).
Para que o Contador Público desenvolva seu trabalho obedecendo ao Código de Ética do Profissional Contador é de fundamental importância que realize seu trabalho com responsabilidade, obedecendo aos prazos estipulados, cumprindo com suas obrigações e tendo competência profissional.
Exercer a profissão com zelo, diligência, honestidade e capacidade técnica, observada toda a legislação vigente, em especial aos Princípios de Contabilidade e as Normas Brasileiras de Contabilidade, e resguardados os interesses de seus clientes e/ou empregadores, sem prejuízo da dignidade e independência profissionais. (CÓDIGO DE ÉTICA DO PROFISSIONAL CONTADOR, art. 2, I).
...