Qual a importância da auditoria para a empresa?
Por: Iara Chris • 26/9/2019 • Resenha • 1.000 Palavras (4 Páginas) • 136 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Aluna: Iara Cristina da Silva
Disciplina: Auditoria
Professora: Laís Manfiolli Figueira
- Qual a importância da auditoria para a empresa?
Assegurar que as demonstrações contábeis estão em conformidade com a legislação específica, proporcionando credibilidade a elas e assegurando sua conformidade com os princípios contábeis (fidedignidade) ao mercado. Destacar aos analistas e investidores de uma empresa pontos que devem ser levados em consideração em suas análises, fatos ou transações significativos a continuidade. Identificar deficiências nos procedimentos e sistemas e apresentar recomendações para melhorá-los.
- Quando a auditoria é obrigatória?
A legislação determina a obrigatoriedade da auditoria externa para empresas que têm capital aberto, atividades reguladas ou faturamento acima de R$ 300 milhões ou patrimônio maior que R$ 240 milhões.
- Qual é o melhor entre asseguração razoável e asseguração limitada?
Asseguração limitada, pois traz uma conclusão positiva, aumentando assim o grau de confiança na empresa.
- Qual a diferença entre evidências apropriadas e evidências suficientes?
Evidências adequadas: de caráter qualitativo, deve dar suporte e credibilidade á decisão do auditor.
Evidências suficientes: de caráter quantitativo, deve ser convincente às pessoas leigas, permitindo-as chegar às mesmas conclusões do auditor.
- A obtenção de evidências auxilia na minimização dos riscos inerentes, de controle e de detecção. Você concorda? Explique cada um deles.
Sim, concordo.
Risco inerente: é o risco que se origina da natureza própria da conta ou tipo de operação analisada;
Risco de controle: consiste na incapacidade do sistema de controle interno de evitar ou detectar oportunamente um erro importante;
Risco de detecção: nada mais é do que o risco de que erros importantes, individualmente ou em conjunto com as contas anuais, não sejam detectados pelas provas substantivas.
- Qual é a responsabilidade da administração da empresa e do auditor em uma auditoria de demonstrações financeiras?
Compete á administração da empresa a obrigação de elaborar as demonstrações contábeis. Como responsável, cabe a ela responder por eventuais irregularidades contidas nas demonstrações.
A responsabilidade dos auditores é expressar uma opinião sobre as demonstrações contábeis, tendo por limite os próprios objetivos da auditoria das demonstrações contábeis e não representa, pois, garantia de viabilidade futura da entidade ou algum tipo de atestado de eficácia da administração na gestão dos negócios.
- Qual a diferença entre fraude e erro? Qual a responsabilidade da administração da empresa e do auditor em relação às fraudes?
Fraude: ato intencional de omissão ou manipulação de transações, adulteração de demonstrações contábeis. Erro: ato não intencional resultante de omissão, desatenção ou má interpretação de fatos na elaboração de registros e demonstrações contábeis.
Responsabilidade da Administração: prevenir e detectar fraudes ou erros através da implantação e operação contínua de sistemas contábeis e de controle internos adequados.
Responsabilidade do auditor: “O auditor não é responsável nem pode ser responsabilizado pela prevenção de fraudes ou erros.”
- Cite dois exemplos de possíveis fraudes que podem ocorrer nas demonstrações financeiras de uma empresa.
Omissão de perdas e gastos, contabilização de ativos duvidosos.
- Quais seriam características identificadas em uma empresa que poderiam ser alertas (identificação de riscos) quanto a existência de oportunidades e motivações (incentivos e pressões) para a realização de fraudes? Cite pelo menos três.
Aumentar a remuneração variável de executivos, principalmente, se essa remuneração for atrelada ao resultado.
Melhoria da imagem da empresa com motivação à captação de recursos no mercado de capitais. Ocultar situações que prejudicariam a operação da empresa até que sejam vendidas.
- O auditor precisa cumprir todos os requisitos de todas as NBC TAs em um trabalho?
O auditor precisa conhecer todas as NBC TAs; saber identificar quais são aplicáveis a determinada empresa; e, quando aplicáveis/cabíveis, cumprir todos os requisitos das NBC TAs aplicáveis a certa empresa.
- Quais são as limitações inerentes ao processo de auditoria? Como pode-se combater a essas limitações inerentes ao processo de auditoria?
- Em 2002, com os escândalos contábeis nos Estados Unidos da América, como por exemplo o caso da ENRON e WorldCom, foi editada naquele país a SOX (Lei Sarbanes-Oxley), com o principal objetivo de restabelecer a credibilidade e a confiança no mercado, tornando norma algumas das orientações de boas práticas de governança corporativa conhecidas, além do estabelecimento de diretrizes quanto a independência da auditoria. As orientações dessa lei se expandiram por praticamente todo o mundo. Cite, pelo menos, duas situações que ameaçariam a independência da auditoria.
O auditor independente ser prestador de serviço de consultoria na empresa em que está auditando.
O auditor independente ter ligação ou parentesco com algum funcionário da empresa.
- (IBRACON 2013) De acordo com a responsabilidade da administração da entidade em relação às demonstrações contábeis que estão sendo auditadas, analise os itens abaixo:
I. A administração reconhece que a elaboração das demonstrações contábeis de forma adequada é de sua responsabilidade, todavia entende que se exime dessa responsabilidade quando essas demonstrações são auditadas de acordo com as normas de auditoria aprovadas pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC).
...