Questionário sobre perícia contábil
Por: cladeia • 21/11/2015 • Trabalho acadêmico • 305 Palavras (2 Páginas) • 256 Visualizações
QUESTIONÁRIO
1) O que é um perto judicial?
É um técnico ou especialista que opine sobre questões que lhe são submetidas pelas partes ou pelo juiz, a fim de esclarecer fatos que auxiliem o julgador a formar sua convicção.
2) Quando é necessário um perito?
O perito entra em ação toda vez em que uma pericia judicial for solicitada por uma das partes interessadas ou no entendimento do juízo, caso o processo não apresente os elementos suficientes capazes de convencer e, em decorrência disto, levar a um julgamento justo que pode ser feita através de exame: vistoria, indagação, investigação, arbitramento, mensuração, avaliação e certificação.
3) Quais são as principais pericias?
Pericia judicial e extrajudicial , estatal, administrativa e arbitral.
Judicial: visa auxiliar a justiça com esclarecimentos sobre questões que são objetos de ações judiciais . Exemplos: avaliação de haveres, levantamento de perdas e danos, inventários, contratos financeiros, etc.
Estatal: é realizada sob controle do estado. Exemplo: solicitada pelo ministério publico durante uma investigação criminal.
Administrativa (voluntaria): possui como intuito apurar irregularidades (fraudes) no âmbito administrativo de sua analise. Exemplo: Quando sócios desconfia do trabalho do outro, ou ate mesmo entre emprego e patrão.
4) Quem pode ser perito judicial?
Um profissional que deverá ter o curso de pericia contábil, esta registrado no conselho de classe da sua jurisdição e precisa esta em dia com as obrigações para com o seu respectivo órgão de classe, CREA, CRA, CRC, CRM, entre outros. Podem ser perito funcionários públicos, aposentados, recém-formados, profissionais liberais e colaboradores de empresas normais (arquitetos, médicos, engenheiro ambiental, administradores, etc.
5) Quem utilizara o perito judicial?
Muitas perícias na área da contabilidade são hoje requeridas principalmente na parte de revisão de encargos financeiros contra bancos, também referentes ao Sistema Financeiro Habitacional, e demais questões como leasing, condomínios, entre outros.
6) Qual a finalidade do uso da pericia?
Dar-se justa solução a uma controvérsia para efetivar-se a pacificação social das partes envolvidas em litigio.
...