Questões do Livro Hendriksen Capitulo
Por: MUoya • 15/2/2021 • Trabalho acadêmico • 872 Palavras (4 Páginas) • 519 Visualizações
QUESTÕES REF. CAP. 2 HENDRIKSEN E BREDA
VERIFICAÇÃO 1
- Por que o autor comenta que a Contabilidade é fruto do Renascimento Italiano?
Resposta: Porque as forças que conduziam essa renovação do espírito humano na Europa foram as mesmas que criaram a contabilidade. Alguns até argumentam até que essas forças não teriam progredido a ponto de dar nosso mundo atual sem anão tivesse havido a invenção da contabilidade por partidas dobradas, pois ela criou uma base para o desenvolvimento do capitalismo privado.
- O autor diz: “A história da contabilidade é a história da nossa era.” Explique isso?
Resposta: O Autor que dizer que a contabilidade conta a história da época em que ela acontece, ou seja os livros de contabilidade relatam não só os fatos contábeis, mas relatos ocorridos naquele momento que geraram os fatos contábeis.
- O autor descreve o surgimento de alguns princípios, como por ex. Entidade, Denominador Comum monetário, da Continuidade. Descreva o motivo para o surgimento de cada um desses princípios?
Resposta: Entidade; o objetivo da contabilidade era produzir informação para o próprio proprietário, geralmente único, diante disso, por vezes não era feita a distinção clara entre os negócios pessoais e empresariais do proprietário.
Denominador Comum; decorreu da inexistência de uma única unidade monetária estável.
Continuidade; Decorreu da inexistência dos conceitos exercício contábil e empresa em funcionamento.
- Explique por que o autor na pág. 50 questão 7, diz que a Contabilidade nasceu Gerencial, depois surgiu a Contabilidade Financeira?
Resposta: O autor diz que a contabilidade nasceu gerencial, pois tratava-se de uma “arte antiga que surgiu de uma necessidade básica de um sistema de escrituração e análise de transações...” e tornou-se também financeira quando passou a “decorrer da busca de riqueza e valor intrínseco proposta por economistas”.
- Explique qual a importância do livro do Frei franciscano Luca Pacioli para a Contabilidade?
Resposta: Pacioli foi o primeiro a descrever a contabilidade de dupla entrada, conhecido como método veneziano, ou ainda "método das partidas dobradas". E para a contabilidade seus comentários são tão relevantes e atuais até hoje.
- Explique o que o autor está querendo dizer no resumo da pg. 41.
Resposta: O autor deu a entender que a contabilidade já existia antes do livro do Pacioli, e de alguma forma a contabilidade se organizou para apresentar as informações, uma vez que a administração, com ajuda dos contadores, havia presumivelmente criado sistemas contábeis adequados e a criação da SEC é questionada se era realmente necessária.
- Quais são as 2 principais Escolas de Contabilidade e qual regime jurídico sob a qual ela se fundamenta? (slides passados em sala)
Resposta:
Escolas:
Europeia – Code Law
Americana – Common Law
- Explique quais as características desses regimes jurídicos? (slides sala)
Resposta:
Code law é baseado no Direito Romano, ou seja, é um regime conhecido por sua visão legalista, onde tudo tem que estar previsto em lei. O regime foi estabelecido durante o apogeu do Império Romano e deu “origem a um sistema jurídico muito complexo, individualista e com alta formalidade”. Em outras palavras tem que ter um alto grau de detalhamento das regras a serem aplicadas. Países como Alemanha, França e Japão são exemplos desse sistema.
Common law é um sistema de origem inglesa e tem como predominância um direito baseado em usos e costumes, ou seja, é um direito consuetudinário, direito comum que não passa por um processo de criação de leis, sendo aplicadas soluções específicas para cada situação.
VERIFICAÇÃO 2 PG. 45
- Apresente os 3 antecedentes mencionados por Littleton para a introdução das partidas dobradas, pela ordem decrescente de importância que você acha que possuem.
Resposta:
Capacidade de Expressão: a arte escrita, o desenvolvimento da aritmética e o uso generalizado da moeda como denominador comum.
Natureza institucional: conceito de propriedade privada, o desenvolvimento do crédito e a acumulação de capital.
...