RELATÓRIO ECONÔMICO FINANCEIRO
Por: Jéssica Orso • 27/11/2015 • Trabalho acadêmico • 4.541 Palavras (19 Páginas) • 303 Visualizações
UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA
ÁREA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS
RELATÓRIO ECONÔMICO FINANCEIRO DAS PROPRIEDADES RURAIS
PECUÁRIA DE LEITE (ZOOTÉCNICA)
Xanxerê
2014
[pic 1]
RELATÓRIO ECONÔMICO FINANCEIRO DAS PROPRIEDADES RURAIS
PECUÁRIA DE LEITE (ZOOTÉCNICA)
Trabalho da disciplina de Contabilidade de Agronegócios, Curso de Ciências Contábeis, Área das Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade do Oeste de Santa Catarina, Unoesc de Xanxerê.
Professora:
Xanxerê
2014
RESUMO
A Contabilidade no seu sentido amplo é uma ferramenta de utilização indispensável para a gestão e o desenvolvimento dos negócios. Nesse sentido, a Contabilidade Rural, além de instrumento de auxílio para a tomada de decisões, também orienta no levantamento de custos, no aperfeiçoamento de sistemas de produção e apresenta quais foram os resultados de cada período da atividade rural. Uma das atividades mais rentáveis e predominantes do meio rural é a pecuária leiteira, que constitui o foco deste estudo. Através das exigências impostas pelo mercado consumidor, é de extrema relevância que o produtor rural obtenha conhecimentos sobre a real situação de sua propriedade, bem como dos resultados obtidos pelas atividades nela desenvolvidas. Por meio da visitação e da coleta de dados de uma pequena propriedade rural do interior do Município de Marema, no Oeste de Santa Catarina, de responsabilidade do produtor Darcilo Mesadri, o objetivo deste estudo é apresentar a execução e o funcionamento da atividade de produção de leite por meio de relatórios econômico-financeiros e de demonstrativos contábeis que possibilitam analisar os reais gastos e resultados da produção leiteira. Essa pesquisa classifica-se como de cunho exploratório, com dados recolhidos através de questionamentos realizados ao responsável da propriedade, com abordagens qualitativas. A apuração dos resultados da atividade da pecuária de leite exercida pela propriedade rural em questão torna-se um importante instrumento para o auxílio e orientação ao responsável da propriedade, para a tomada de decisões sobre seus recursos e análise de investimentos futuros.
Palavras-chave: Pecuária de Leite. Pequena propriedade rural. Relatório econômico-financeiro. Tomada de decisões gerenciais.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 HISTÓRICO DA PROPRIEDADE VISITADA E INFORMAÇÕES GERAIS
3 histórico da atividade no mundo
4 histórico da atividade no brasil
5 histórico da atividade no estado/região
6 balanço patrimonial de abertura
7 ciclo de produção através de fluxogramas simplificados
8 capitais empregados E CUSTOS ENVOLVIDOS NA PRODUÇÃO LEITEIRA
9 Demonstração dos resultados do período
10 BALANÇO PATRIMONIAL de encerramento
11 ANÁLISE DOS RESULTADOS ENCONTRADOS
11.1 FORÇAS E FRAQUEZAS
11.2 AMEAÇAS E OPORTUNIDADES
12 CONSIDERAÇÕES FINAIS E RECOMENDAÇÕES
REFERÊNCIAS
ANEXOS
1 INTRODUÇÃO
A contabilidade pode ser compreendida como um grupo de regras e princípios que tem como propósito classificar os bens físicos e financeiros, os direitos e os deveres de uma empresa. Nesse contexto, para a contabilidade voltada ao agronegócio, torna-se necessário conhecer a essência do que existe nas empresas rurais, bem como do valor de cada bem nela contida, com a finalidade de permitir uma adequada tomada de decisão.
Diante dessas considerações, a presente pesquisa tem como objetivo geral, conhecer o conceito de patrimônio, balanço patrimonial e, os indicadores de resultados, que auxiliam os proprietários das áreas rurais a tomar consciência da relevância do balanço patrimonial e dos indicadores para a sua empresa rural. Através disso, os gerenciadores rurais poderão decidir o que, quando e como produzir, controlar o andamento dos trabalhos e avaliar os resultados obtidos, a fim de tomar decisões eficientes, levando em conta fatores que afetam os resultados econômicos, sendo esses de natureza externa e interna.
Como objetivos específicos, espera-se desenvolver competências à compreensão dos princípios e ferramentas da qualidade para o aprimoramento da empresa rural, bem como tomar consciência do gerenciamento da qualidade como uma estratégia que visa a excelência na sustentabilidade e a melhoria da qualidade de vida para os envolvidos no processo produtivo. Por complemento, pretende-se melhorar a rentabilidade com a aplicação das técnicas contábeis empregadas no âmbito rural.
Para a elaboração e o desenvolvimento da pesquisa proposta, adotou-se um estudo de campo, em uma propriedade rural situada no interior da cidade de Marema-SC, de responsabilidade de Darcilo Mesadri, onde seus produtores são especializados na produção de vacas leiteiras. Os dados desta pesquisa foram recolhidos através de uma visita de campo, em que na oportunidade, foi possível realizar o acompanhamento do processo da ordenha das vacas. Posteriormente a apreciação do referido processo, o recolhimento dos dados e informações sobre a propriedade e a produção, foram realizados através de questionamentos e indagações aos proprietários e envolvidos em todo o decorrer do ciclo de produção.
A partir disso, esta pesquisa propõe o desafio de predispor aos acadêmicos de Ciências Contábeis, acostumados a uma realidade urbana, a aprender os conhecimentos e experiências condizentes ao meio rural, para tornar-se possível a implementação de melhorias, a fim de viabilizar, econômica, social e ambientalmente as empresas rurais.
2 HISTÓRICO DA PROPRIEDADE VISITADA E INFORMAÇÕES GERAIS
A propriedade objeto de estudo desse trabalho, foi adquirida pelo proprietário atual por volta do ano de 2000. Ao se alocarem a essa propriedade de aproximadamente 10,5 hectares, localizada no interior do município de Marema, o proprietário Darcilo Mesadri não aderiu imediatamente à produção de leite. Primeiramente, dedicava-se a cultura de grãos (feijão, milho e soja). Todavia, com o passar do tempo, a produção de grãos passou a torna-se desvantajosa, havendo um alto custo com o preparo da terra e um elevado custo de produção com a cultura dos grãos. Devido à falta de mão de obra para empregar no cultivo dos grãos e pelo baixo retorno com a venda do produto, o proprietário acabou por abrir mão da cultura dos grãos, para ingressar com os trabalhos com gado leiteiro. Isso por se levar em consideração que a renda com a venda do leite seria mensal.
...