RESENHA ACCRUALS
Por: siqueiramariana • 22/11/2017 • Resenha • 744 Palavras (3 Páginas) • 199 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ATUARIAIS
PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ANDRÉ DINIZ E MARIANA SIQUEIRA VILELA
Trabalho da disciplina de Teoria da Contabilidade do Programa de Pós Graduação em Ciências Contábeis.
Profª. Drª. Márcia Ferreira Neves Tavares
RECIFE
2017
DECHOW, P.M. Accounting Earnings and Cash Flows As Measures of Firm Performance. The Role of Accounting Accruals. Journal of Accounting and Economics, v.18, n.1, 1994. p. 3-42.
JONES, J.J. Earnings Management During Import Relief Investigations. Journal of Accounting Research, v.29, n.2, 1991. p. 193-228
Cupertino, César Medeiros. Anomalia dos accruals no mercado brasileiro de capitais [tese]; orientador, Emílio Araújo Menezes. Florianópolis, SC, 2010. p.42-63.
RESENHA ACCRUALS
O lucro contábil apurado sofre inúmeras restrições devido as práticas contábeis aceitas. Por isso, o regime de caixa possui um resultado que se distancia do encontrado no regime de competência e por isso Dechow conclui que Lucro é igual a fluxo de caixa mais accruals, onde o accruals é o elemento temporal para a realização do lucro.
O gerenciamento de resultados é um tema bastante relevante no contexto atual. O lucro apurado sofre inúmeras restrições devido às práticas contábeis aceitas e é comum o questionamento de o que pode ser considerado fraude e o que é apenas uma manobra legal para produzir um desempenho alinhado aos objetivos da entidade.
A tese Paulo (2007) considera três principais formas de
Muitos autores assumem o conceito de accruals como sendo o valor obtido pela diferença entre o lucro e o fluxo de caixa. Essa divergência é atribuída de modo geral às contas de resultado que impactam no lucro e estão registradas pelo regime de competência, gerando uma mensuração unicamente econômica. Os accruals são elementos comumente utilizados no gerenciamento de resultado porque seus componentes possuem contabilização subjetiva. Dessa maneira, podemos classificá-los como discricionários/anormais ou não-discricionários/normais de acordo com a sua natureza. A primeira denominação representa os accruals artificiais, que ocorrem intencionalmente para manipular legalmente os resultados, buscando assim adequá-lo as necessidades temporárias da organização. Já a segunda classificação é composta pelos elementos espontâneos que acontecem automaticamente na mudança de regime, por causa das práticas contábeis. Nenhum desses itens é diretamente observável, o que gera certa dificuldade na sua estimação.
Ao longo do tempo, alguns modelos surgiram para tentar solucionar essa necessidade como o proposto por Jones(1991) que demonstra os accruals através de uma função da modificação de receita de vendas e o saldo do ativo permanente. Essa proposição tem como base a ideia de que se torna mais fácil gerenciar resultados a partir de modificações nessa conta especificamente. Dechow(1994) argumenta que o reconhecimento de receitas no momento ideal e a confrontação delas com tais despesas só é possível por causa dos accruals e isso permite que os lucros reflitam mais claramente o desempenho da empresa. Complementa ainda, em outro estudo realizado com Schrand(2004) que a manipulação por fluxo de caixa exige a modificação de várias transações enquanto que por accruals necessita unicamente de um lançamento contábil.
...