RESULTADO ANTES DOS TRIBUTOS SOBRE O LUCRO
Por: joenildo • 23/4/2017 • Trabalho acadêmico • 3.995 Palavras (16 Páginas) • 1.424 Visualizações
FACULDADE BRASIL NORTE
FABRAN
RESULTADO ANTES DOS TRIBUTOS SOBRE O LUCRO
MACAPÁ – AP
2014
FACULDADE BRASIL NORTE
FABRAN
RESULTADO ANTES DOS TRIBUTOS SOBRE O LUCRO
(-) Despesas com tributos sobre os lucros
(-) Participações
Orientador: Prof.ª Carla Patrícia Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis
Acadêmicos: Antônio Junior Disciplina: Contabilidade Intermediaria
Beatriz Gonçalves Turma: CT3P66 / CT4P66
Lenyltton Célio Período: 2014. 2 (SALA 10)
Fernanda Palheta
Francisco Barros
Janes Carlos
Joenildo Pantoja
MACAPÁ – AP
2014
Sumário
1. INTRODUÇÃO 1
1.1. Demonstração do Resultado do Exercício – DRE 2
1.2. Estrutura da DRE 3
2. RESULTADO ANTES DOS TRIBUTOS SOBRE O LUCRO 6
2.1. Provisão para Contribuição Social 6
2.2. Provisão para o Imposto de Renda 6
3. RESULTADO DO EXERCÍCIO APÓS O IMPOSTO DE RENDA 7
4. PARTICIPAÇÕES 7
4.1. Base de Cálculo das Participações 8
4.2. Debêntures 8
4.3. Empregados e Administradores 8
4.4. Partes Beneficiárias 9
4.5. Contribuições para Instituições ou Fundos de Assistência ou Previdência de Empregados 9
5. CONCLUSÃO 10
6. REFERÊNCIAS 11
1. INTRODUÇÃO
A Demonstração do Resultado do Exercício é a representação dos fatos que ocorreram durante um exercício social em razão das operações realizadas pela empresa, tendo em vista o seu objeto social, com a finalidade de evidenciar o resultado líquido daquele exercício social. É uma medida do desempenho operacional da empresa, durante determinado período. A demonstração do resultado observa o princípio da competência e evidencia a formação dos vários níveis de resultados, mediante confronto entre as receitas e os correspondentes custos e despesas, como Resultado Operacional, Resultado não Operacional, Resultado Antes do Imposto de Renda.
Conforme determina o art. 175 da lei nº 6404/76 “Lei das S/A”. O art. 187 que determina a sua estrutura; onde abordaremos a parte que compreende sobre os resultados antes dos tributos sobre o lucro, que teremos como ponto de partida o resultado operacional descontando as despesas não operacionais e adicionando as receitas não operacionais, que são aquelas decorrentes de transações não incluídas nas atividades principais ou acessórias que constituam objeto da empresa. Considerada expressamente pelo RIR/1999, como resultados não‐operacionais, os quais se referem, basicamente, a transações com bens do ativo permanente.
Abordando, também os tributos sobre o lucro em relevância o Imposto de Renda (IRPJ) e a Contribuição Social (CSLL), juntamente com as participações estatutárias que após a apuração do “Lucro Depois do Imposto de Renda e da Contribuição Social” deduziremos as participações, previstas nos estatutos, de debêntures, de empregados, administradores e partes beneficiarias, e as contribuições para instituições ou fundos de assistência ou previdência de empregados.
Confrontando as receitas com as despesas do período ao final da apuração desta de resultado, será evidenciado se a empresa esta atuando de maneira correta, ou seja, se a mesma estará gerando Lucro ou prejuízo, onde este resultado irá integra no balanço patrimonial, seja na conta Reserva de Lucro, seja na conta Prejuízo Acumulado. Assim, conforme o seu resultado será eficaz para a tomada de decisões por parte de seus administradores.
Demonstração do Resultado do Exercício – DRE
A demonstração do resultado do exercício é uma demonstração contábil dinâmica, destinada a evidenciar a composição do resultado apurado num determinado período de operações da entidade. A DRE, observado o princípio de competência, evidenciará de forma vertical e dedutível, ou seja, das receitas subtraem-se as despesas e apura-se o resultado, lucro ou prejuízo.
As informações sobre a posição patrimonial e financeira são principalmente fornecidas pelo balanço patrimonial, enquanto que as informações sobre o desempenho econômico (confronto das receitas e despesas) da empresa são basicamente fornecidas na demonstração do resultado.
As informações referentes ao desempenho da entidade, especialmente a sua rentabilidade, são requeridas com a finalidade de avaliar possíveis mudanças necessárias na composição dos recursos econômicos que provavelmente serão controlados pela entidade. Estas informações são úteis para prever a capacidade que a entidade tem de gerar fluxo de caixa a partir dos recursos atualmente controlados por ela. Também é útil para a avaliação da eficácia com que a entidade poderia usar recursos adicionais.
O resultado é frequentemente usado como medida de desempenho ou como base para outras avaliações, tais como o retorno do investimento ou resultado por ação. Os elementos diretamente relacionados com a mensuração do resultado são receitas e as despesas.
...