Resenha Bloco K do Sped Fiscal
Por: Priscila Figueiredo • 17/8/2016 • Resenha • 270 Palavras (2 Páginas) • 434 Visualizações
Bloco K do Sped Fiscal
A partir de janeiro de 2016, deverá ser realizada a inclusão do bloco K no Sped Fiscal. Esse bloco se refere ao controle da produção e do estoque. O tema é recente, porém, de grande importância, visto que as empresas deverão ter seus controles organizados para não serem autuadas pelo fisco.
Conforme a Assessoria de Imprensa do SESCON RS, o bloco K inserido no Sped Fiscal será um novo mecanismo de comunicação com o fisco, o mesmo é de responsabilidade da empresa e de seu corpo gerencial. Para Silvestre, será de extrema importância a atenção dos setores de Engenharia, Fiscal, Tecnologia da Informação e Planejamento e Controle da Produção nesta questão. Com a transmissão do bloco o fisco terá acesso aos processos produtivos e movimentação dos estoques das empresas.
Segundo Giacobbo, sócio da PwC, o bloco em questão obrigará os estabelecimentos industriais e os atacadistas a informarem, mensalmente, seus estoques, o consumo de matéria-prima e insumos, as movimentações internas de produtos e a produção. Para ele, essa mudança fará com que a gestão de estoques e produção das empresas sejam aperfeiçoadas. Em contrapartida, a falta de qualidade ou de controle dos estoques e produção poderá expor as organizações a questionamentos e/ou autuações do fisco. Diante disso, o mesmo acredita que deverá haver investimentos para que as informações requeridas sejam transmitidas corretamente.
Portanto, pode-se dizer que a obrigatoriedade da inserção do bloco K do Sped Fiscal, influencia diretamente na organização das empresas. As mesmas precisam se preparar e gerenciar corretamente seus estoques e processos produtivos, para que no futuro não sofram fiscalização por parte da Receita Federal.
Fontes utilizadas:
http://www.fenacon.org.br/noticias-completas/2142
http://www.sescon-rs.com.br/
...