TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha WATTS & ZIMMERMAN (1986)

Por:   •  8/6/2015  •  Resenha  •  750 Palavras (3 Páginas)  •  1.210 Visualizações

Página 1 de 3

No decorrer de seu trabalho, Watts e Zimmerman (1986) citam a evolução da teoria da contabilidade, destacando alguns trabalhos como o de Ball e Brown (1968), Beaver (1968), Jensen e Meckling (1976) e Fama (1976). Todos esses autores e suas obras tiveram papel fundamental na evolução da pesquisa em contabilidade.

O trabalho de Ray Ball e Phillip Brown (1968) segundo os autores despertou enorme interesse por pesquisas contábeis relacionadas a mercado de capitais, já que muitos trabalhos desde então passaram a explorar o vínculo entre preço de ações e informações contábeis. Entre os trabalhos que assumiram grande importância para o desenvolvimento da metodologia positiva na década de 60, Watss e Zimmerman destacaram aqueles que giram em torno da Hipótese do Mercado Eficiente – HME. Essa hipótese considera que os preços dos títulos refletem integralmente as informações disponíveis de forma não enviesada. E Ball e Bown (1968) e Beaver (1968) utilizaram esse instrumental em trabalhos de grande significado para o desenvolvimento da teoria positiva da contabilidade.

Ball e Brown (1968) analisaram relatórios publicados mensalmente no Wall Street Journal para verificar até que ponto informações sobre o lucro contábil anormal afetaria os preços das ações. Beaver (1968), por sua vez, analisou o comportamento dos preços e do volume de títulos negociados nas semanas que antecediam à divulgação das informações contábeis. Esses dois trabalhos têm sido considerados marco muito significativo na história da pesquisa positiva da contabilidade.

Outro aparato conceitual que contribuiu muito também para o desenvolvimento da metodologia positiva na contabilidade foi a Teoria do Agente de Jensen e Meckling (1976). Essa teoria fornece subsídios para se compreenderem as motivações que levam determinada organização a definir suas políticas contábeis deste ou daquele modo. Ao focalizar as relações entre agente e principal, bem como problemas derivados de assimetria de informações, essa teoria veio a contribuir para se explicar e predizer a prática contábil.

Desta forma, Watts e Zimmerman denominam positivo o enfoque da teoria da contabilidade que tem como objetivo descrever como a contabilidade se desenrola, no mundo real, e predizer o que irá acontecer (poder preditivo). Sendo assim, denomina-se também positiva a abordagem respectiva da pesquisa contábil. A teoria positiva é fundamentalmente baseada em observações da realidade. Seu princípio básico é testar hipóteses sobre determinados fenômenos, empiricamente. O uso do termo positivo se tornou muito comum na economia, a partir dos trabalhos de Friedman (1953) para distinguir a pesquisa e a teoria cuja finalidade era explicar e predizer de outras que se limitassem a fornecer prescrições (ou teoria normativa).

Watt e Zimmerman (1986) defendem a tese de que o objetivo da teoria contábil é explicar e prever a prática da contabilidade. O termo “prática” está sendo utilizada em sentido amplo, de forma a incorporar outras atividades situadas no campo da contabilidade, como a auditoria. Já o termo “explicar”, por sua vez, significa fornecer motivos para a pratica observada. Exemplificando isso, os autores citam que uma teoria da contabilidade deve explicar por que certas organizações usam o método Ueps (último a entrar, primeiro a sair) de controle de estoques, ao invés do Peps (primeiro a entrar, primeiro a sair). Os autores procuram esclarecer o sentido do termo “prever” em tal contexto. A expressão previsão na pratica contábil significa que a teoria deve prever fenômenos contábeis ainda não observados (não se tratando necessariamente de fenômenos futuros, já que tais fenômenos já podem ter ocorrido, mas não foram ainda evidenciados sistematicamente).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (80.9 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com