Resenha crítica do o capítulo V do livro “Você sabe estudar
Por: ServOffice Assessoria Contábil • 30/9/2019 • Resenha • 345 Palavras (2 Páginas) • 1.852 Visualizações
Nome: Alice Honorio de Oliveira - 2111551
Curso: Ciências Contábeis Data: 15/09/2019
Disciplina: Ambientação – Graduação EAD
Resenha crítica do o capítulo V do livro “Você sabe estudar – Quem sabe estuda menos e aprende mais”
O livro aborda formas de estudar, abordando no capítulo V as técnicas para aprender a matéria. São abordadas 10 técnicas/dicas de como deve-se estudar, destacando desde a facilidade em estudar assuntos do nosso interesse, até descobrir o interesse em assuntos diferentes através de influências externas.
Entre as técnicas destaca-se o ensino ativo e o passivo, onde no ativo o aluno é estimulado a buscar as informações e aguçar sua curiosidade sobre o assunto abordado, tendo assim um aprendizado muito melhor, pois se forçou buscar mais conhecimento. Também é abordado o quanto se aprende mais no erro do que no acerto, e o quanto se ganha conhecimento realizando testes. São nos erros que se busca o porquê de estar errado, e assim a busca da informação correta. E quanto mais testes se realiza, mais chances de buscar respostas para os erros ocorrem, logo uma busca constante por mais conhecimentos.
Outro ponto abordado é sobre como devemos estudar, sempre em sequência, de maneira monótona, ou variando para sempre manter o interesse, segundo o autor, e pesquisas já realizadas, o segundo método é a melhor opção para se adquirir conhecimento, mantendo sempre o interesse e absorvendo os assuntos de vários pontos de vista distintos. Por fim o capítulo determina que é preciso entender para aprender, se não se entendo o que foi estudado, não será possível adquirir conhecimento.
Conclui-se que seguindo alguns métodos de estudo, é possível se adquirir conhecimentos que antes eram julgados como impossível de serem absorvidos e compreendidos. Deixa-se claro que deverá ter esforço e dedicação, pois não será simples, porém não é impossível. O autor deixa claro que em determinados assuntos será mais fácil seguir com os estudos, em outros nem tanto, mas com perseverança e as técnicas sugeridas será possível atingir o objetivo.
Referência:
CASTRO, Claudio de Moura. Você sabe estudar? – Quem sabe, estuda menos e aprende mais. Porto Alegre: Penso, 2019
...