Resolucao de trabalhos de contabilidade
Por: dgrande • 12/5/2017 • Trabalho acadêmico • 2.358 Palavras (10 Páginas) • 340 Visualizações
[pic 1]
DELEGAÇÃO DE MONTEPUEZ
Campus de N’coripo, km 4, Montepuez, C.P. Tel: +258 27251160, Fax: +258 27251160
Departamento de Contabilidade e Gestão
Curso de Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos
CADEIRA: Nocções de Contabilidade, I º Semestre,1 º Ano
Docente: dr. Imamo Rachide Safira Discente: Daniel Francisco Lucas Boma
RESOLUÇÃO DOS EXERCICIOS
1. As fases do ciclo de vida das empresas são as seguintes:
Fase Institucional; Fase de Funcionamento ou Execução e Fase da Liquidação.
2.A ideia pessoal que tenho acerca da Actividade Económica é, para mim a Actividade Económica são acções praticadas por um determinado grupo de pessoas ou uma pessoa, com o objectivo de obtenção de produtos, bens ou serviços de modo a satisfazer as suas necessidades ou da colectividade, cuja actividade praticada envolve a produção de um bem ou serviço em troca de uma devolução monetária ou de outro bem, por exemplo, a pratica da agricultura, pecuária, as empresas, sapataria.
3.Referindo-me sobre a evolução histórica da Contabilidade, a Contabilidade surgiu na necessidade de o homem acompanhar e controlar a evolução do seu património, ou seja, a contabilidade já existia desde a era antiga, mas não tão desenvolvida como na actualidade, na era antiga o homem fazia cálculos e controlava a mutação do seu património através da memorização dos factos contábeis que ocorriam. E por causa da difícil memorização desses factos, surge a contabilidade primitiva, onde eram feitos os simples registos dos factos que ocorriam, deste modo suprindo as limitações da memória humana.
E tais registos foram se sistematizando e originando a ciência da Contabilidade, ou seja, o método contabilístico.
4. No meu ponto de vista, o conceito mais abrangente na definição da Contabilidade é, a ciência que estuda, controla e interpreta os fenómenos ocorridos no património (objecto) mediante o registo, a demonstração expositiva, a auditoria, a análise e a interpretação desses fatos (meios), com o fim de oferecer informações e orientações sobre a composição e as variações sofridas pelo património, bem como sobre o resultado económico decorrente da gestão da riqueza patrimonial.
5. O objectivo da Contabilidade é permitir aos usuários a avaliação da situação económica e financeira da entidade, num sentido estático, bem como fazer inferências sobre suas tendências futuras. Não só mas também, são objectivos da Contabilidade registar, organizar, demonstrar, analisar e acompanhar as modificações do património em virtude da actividade económica ou social que a empresa exerce no contexto económico.
E tem como finalidade, registar factos e produzir informações reais que possibilitem ao dono do património, ou seja, os interessados da mesma informação, para saber qual curso a seguir e tomar a melhor decisão conveniente e adequada.
6. Os requisitos da informação contabilística são os seguintes:
Relevância; Oportunidade ou actualidade; Verificabilidade; Economicidade e Objectividade.
7. Falando acerca da divisão da Contabilidade, a Contabilidade divide-se em duas partes, sendo a Contabilidade Geral e Contabilidade Aplicada.
A Contabilidade Geral
Falar da Contabilidade Geral, é falar da Contabilidade no geral como uma ciência, como uma teoria, apresentando conceitos básicos da contabilidade no geral, sem nenhuma particularidade, ou seja, englobando todos os organismos económicos.
A Contabilidade Aplicada
É a aplicabilidade da Contabilidade numa entidade segundo a natureza, princípios e objectivos a serem almejados em cada unidade económica. E esta por sua vez pode ser Privada, Pública ou Nacional.
7a) A diferença existente entre a Contabilidade Financeira, Analítica e a Orçamental é:
Enquanto a Contabilidade Financeira é composta por uma serie de processos contáveis com vista a identificar, medir, analisar e interpretar todas as informações financeiras respectivas a actividade do negócio, assim como a situação patrimonial. A Contabilidade Analítica vem fazer uma análise a nível interno, pois analisa os quadros e mapas empresariais, como balanços, demonstrações de contas e fluxos de caixas para fornecer orientação a gestão e administração dentro de uma empresa. E por sua vez, a Contabilidade Orçamental, permite implementar um conceito de gestão que se caracterize por planificar sistematicamente as actividades a ser desenvolvidas pela empresa na respectiva de planeamento, previsões futuras, assim como estabelecendo os respectivos orçamentos, cujos orçamentos são apresentados em forma de um documento se resumindo em números e valores exactos.
Portanto, posso dizer que estas três ciências diferenciam-se na forma como se manifestam, as suas naturezas de estudo e o fim a ser almejados.
7b) Diferença entre Teoria da Contabilidade e Técnica da Contabilidade
Falar da Teoria da Contabilidade, é falar dos conceitos básicos, as regras de funcionamento e os princípios contabilísticos, ou seja, é falar da Contabilidade duma forma teórica. Enquanto que falar da Técnica Contabilística, é falar das formas de representação na prática, falar da escrituração propriamente dita, isto, e estar perante a sua aplicabilidade.
8. Instrumentos Contabilísticos – são os materiais que são usados durante a actividade contabilística, ou seja, são meios (materiais ou objecto) que utilizamos para a prática da actividade contabilística, cujos normalmente têm um carácter técnico. Exemplo: Computadores, papeis A4, Canetas, Celulares, etc.
Processos Contabilísticos – são documentos que devem ser classificados e registados em suportes próprios, que ajudarão na elaboração das informações contabilísticas. Por exemplo: Os diários de Clientes, os recibos, as facturas.
Princípios Contabilísticos – são regras, códigos utilizados para servirem de guias ao longo da prática das actividades contabilísticas. Por exemplo: o código de contas, as Leis que regulam as entidades públicas e privadas (a Legislação Fiscal, o Sistema de Contabilidade para o Sector Empresarial, o Plano Geral de Contabilidade).
9. Os principais interessados da Contabilidade como instrumento de tomada de decisões são:
- Os Administradores do património, para que possam exercer sua actividade administrativa.
- Os Titulares do património – accionistas ou sócios da entidade administrada para que eles possam avaliar o estado de sua riqueza, os resultados produzidos pela gestão do património e a eficiência da administração.
- Os Financiadores da Entidade, banqueiros ou capitalistas, para que possam avaliar a capacidade de endividamento e a liquidez dessa Entidade.
- O Governo – para fins da colecta dos impostos e para a contabilidade Nacional.
- A todos aqueles que, directa ou indirectamente, estão vinculados à Entidade e têm interesse em sua continuidade e desenvolvimento – empregados, clientes, órgãos de classe e a colectividade em geral.
Em suma, os Accionista, os Administradores, As Instituições Financeiras, Governo, os Cliente e Fornecedores, os Trabalhadores e Sindicatos e o Publico em geral, são os principais interessados da contabilidade como um instrumento de decisão.
...