Responsabilidade social: Fundamentos e gestão
Por: cristielef • 22/4/2018 • Projeto de pesquisa • 1.833 Palavras (8 Páginas) • 253 Visualizações
UNIVERSIDADE UNIDERP
Curso de Tecnologia em Processos Gerenciais
POLO: NOVO HAMBURGO - RS
ACADÊMICO: CRISTIELE FERNANDA DA CUNHA – RA: 1299152880
TUTOR A DISTÂNCIA: PRISCILA CINTRA
PROINTER II– RELATÓRIO PARCIAL
Novo Hamburgo - RS
Outubro/2017
ACADÊMICO: CISTIELE FERNANDA DA CUNHA – RA: 1299152880
TUTOR A DISTÂNCIA: PRISCILA CINTRA
PROINTER II– RELATÓRIO PARCIAL
Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em Processos Gerenciais do Centro de Educação a Distancia - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina Prointer – Projeto Interdisciplinar.
Novo Hamburgo - RS
Outubro/2017
RESUMO
Este trabalho apresenta uma análise em relação às questões socioambientais do Minimercado Conti Ltda, localizado na cidade de Novo Hamburgo – RS, com segmento de comércio varejista de produtos em geral, com predominância em produtos alimentícios. A análise foi feita com base a partir de um levantamento de campo, o qual foi elaborado através de perguntas e respostas feitas aos proprietários do estabelecimento, com o objetivo específico de mapear e identificar a questão socioambiental, desta forma também analisando seu ambiente interno e externo. Para auxiliar no desenvolvimento do trabalho, foram feitas leituras em artigos, buscou-se autores na área de sustentabilidade e sites, além de uma análise interna e conversa com alguns funcionários. Após conhecer profundamente a empresa, a pesquisa pode identificar os pontos fortes e fracos da empresa referente à questão ambiental, por fim foram sugeridas ideias para criar formas sustentáveis de inserir a empresa no meio socioambiental.
Palavras-Chave: Socioambiental; sustentabilidade; ambiental.
- SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 DESENVOLVIMENTO (RELATÓRIO PARCIAL 5
2.1 Levantamento de Campo – Roteiro do Trabalho – Relatório Parcial 5
2.2 Análise SWOT 7
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 9
REFERÊNCIAS 10
- INTRODUÇÃO
A responsabilidade social vem sendo abordada fortemente pela sociedade mundial, principalmente a questão da sustentabilidade. Os problemas climáticos são cada vez mais visíveis, ao exemplo de catástrofes ambientais que tem ocorrido no mundo inteiro, desta forma a sociedade tem refletido as questões ambientais, o que cada um pode fazer para melhorar, principalmente as grandes empresas, as quais possuem forte influência na sociedade. Perante esse cenário, muitas empresas tem se voltado à responsabilidade social.
A responsabilidade social é algo favorável à empresa e pode contribuir para o seu crescimento e desenvolvimento perante a sociedade. Toda empresa tem sua responsabilidade social, mas nem todas praticam. Nos dias de hoje vemos a crescente busca pela sustentabilidade nas empresas de grande porte, pois a mesmas veem isso como um diferencial de competitividade. Já as pequenas empresas ainda estão em fase de conscientização da importância de inserirem-se nesse meio.
Neste trabalho será abordada a responsabilidade socioambiental dentro de um Minimercado. Será analisado se existe alguma gestão voltada para este fim ou como introduzi-la. Através de um levantamento de campo e da análise SWOT, será possível identificar os pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças, os quais poderemos adequar se necessário. Por fim, ideias serão sugeridas para a empresa analisar e introduzir, sempre visando à importância e a consciência de sua responsabilidade na sociedade e meio ambiente.
- DESENVOLVIMENTO RELATÓRIO PARCIAL
Para elaboração do trabalho, foi escolhido o Minimercado Conti Ltda., o qual é situado na Rua Orlando Silva, n° 615, no bairro Canudos, em Novo Hamburgo no Rio Grande do Sul. Este Minimercado é bem conceituado no bairro, pois está no mercado há 32 (trinta e dois anos) e segue com a missão de fornecer produtos de qualidade e atendimento acolhedor.
Tendo em vista a questão socioambiental, foi analisado que o Minimercado em questão, não possui uma gestão voltada para este segmento, sendo assim, foi constatado que pode haver algumas modificações para melhoria social e ambiental.
A forma de inserção da sustentabilidade socioambiental será através do reaproveitamento de verduras e frutas, ou seja, a parte orgânica, para um melhor descarte dos resíduos. Também será pensando uma forma de diminuir a utilização de embalagens plásticas, as quais são muito utilizadas no Minimercado e a conscientização da separação do lixo.
Desta maneira, buscando uma nova forma de pensar e conscientizar o proprietário para uma gestão mais inovadora, pensando no meio ambiente e sociedade. Lembrando que pode ser um grande nicho para diferenciar mais o Minimercado perante seus concorrentes, e tornando essa nova gestão um atrativo para ganhar mais clientes e valor ao nome.
Ao integrar diferentes atores no processo de gerenciamento de resíduos sólidos, criam-se condições de gerar benefícios sociais em várias esferas da sociedade. Desde a geração de emprego e renda aos trabalhadores que estão direta e indiretamente ligados as atividades de prestação de serviços ou indústria de reciclagem, passando por empresas e cooperativas de reciclagem, por programas de educação ambiental, por ONGs e outras organizações que promovem a ética, o desenvolvimento sustentável e a proteção do meio ambiente, todos são beneficiados pela adoção desta medida. (Stephanou, 2009, p. 25)
...