Resumo Contabilidade
Por: Bruna Ferreira • 16/4/2023 • Resenha • 744 Palavras (3 Páginas) • 56 Visualizações
[pic 1]
Matriz de Trabalho (Bônus)
Elaborado por: Bruna Mendonça Ferreira
Disciplina: Análise das Demonstrações Contábeis
Turma: 1
Introdução
O trabalho em questão será feito baseado no conteúdo apresentado da Rol 1, em que foram apresentadas as funções da contabilidade e suas duas finalidades básicas. Durante o módulo, foram discutidas as diferenças da contabilidade financeira e gerencial, as etapas do ciclo operacional, bem como exemplos de tipos de gastos, custos etc.
Desenvolvimento
O mercado apresenta, cada vez mais, organizações de todos os tipos, gerando forte concorrência em todos os ramos de mercado. Por isso, empresas buscam de diferentes formas se destacarem para conseguirem mais públicos, mais vendas, mais lucros, mais rentabilidade.
Uma das alternativas para uma boa performance, está em boas tomadas de decisões. Para boas tomadas de decisões é essencial que os gestores tenham ferramentas que permitam uma assertividade em decisões precisas e rápidas, com objetivos de melhorar um processo, corrigir falhas, diminuir custos e no fim, sobreviver em meio a um competitivo cenário.
Dentre as inúmeras ferramentas para suportar uma decisão gerencial, temos a contabilidade, que possibilita dentro de um setor coletar, mensurar e registrar dados a fim de manter um equilíbrio financeiro na empresa, contribuindo para um melhor resultado.
Quando citamos que isso pode ocorrer dentro de um setor, quer dizer que usuários específicos utilizarão esses dados atrelados a conhecimento para gerar uma conclusão. Esses usuários então são classificados entre internos e externos à empresa.
Os usuários internos estão diretamente relacionados ao evento contábil de uma empresa, tendo acesso aos dados em suas funções diárias. Alguns exemplos seriam os auditores, contadores ou próprios administradores.
Usuários externos não necessariamente participam ativamente dos processos da empresa, mas tem interesses em conhecer e/ou avaliar os dados contábeis da instituição. Podemos citar governo e bancos como exemplos.
Nos dois casos supracitados, os usuários da contabilidade são formados por pessoas que afetam ou são afetados pelo resultado do negócio.
Os resultados dos negócios estão diretamente ligados a conceitos básicos da contabilidade que iniciamos separando em gastos, que podem ser divididos em custos, despesas, investimentos e perda. Conhecer esses conceitos é o ponto inicial para saber interpretar dados contábeis da organização. Vamos entender resumidamente cada um:
Gastos: Os gastos são todas as saídas de dinheiro da empresa.
Custos: Os custos estão diretamente relacionados a produção, uma vez que tudo o que você gasta para levar o produto ou serviço a ponto de venda é um custo. Alguns exemplos: Compra de mercadoria para revenda; Salários dos envolvidos na produção.
Despesas: As despesas estão relacionadas com a administração da empresa e o comercial. São gastos que não estão ligados diretamente ao objetivo final do negócio. Um exemplo é gasto com marketing;
Investimentos: Os investimentos são os gastos realizados na empresa com o objetivo de trazer mais receita ou melhorar a imagem da empresa, sempre objetivando retorno. Exemplo é uma compra de máquina para aumentar a produção.
...