Resumo de contabilidade
Por: NamoradaDoLS • 26/6/2015 • Trabalho acadêmico • 522 Palavras (3 Páginas) • 393 Visualizações
Resumo Teoria Geral da Contabilidade.
- A evolução da contabilidade
Na Antiguidade o homem não tinha conhecimento, da escrita, dos números e nem do dinheiro, ele era baseado pelos fatores do tempo que acontecia na natureza, pois não tinha conhecimento dos anos e dos meses.
O homem mesmo não sabendo de quanto possuía, e sempre queria ver sua riqueza aumentando. A função da contabilidade no inicio as civilização seria de avaliar a riqueza que o homem possuía avaliar os acréscimos de riqueza, por natureza própria o homem era ambicioso, se baseia que a contabilidade existe pelo menos 4.000 A.C., mas alguns falam que 6.000 A.C. A riqueza do homem era contada através de pedras, para cada cabeça era uma pedra, essa contagem se repetia sendo assim era parecido com um inventário, o homem conseguia saber se teve seu rebanho com mais ou menos cabeça.
A fase empírica da contabilidade foi caracterizada por desenhos nos barros e na placa da argila, utilizando imagens para identificar seus bens, no livro da bíblia em Jó se passa que naquele tempo se guardavam registros e relatórios com símbolos na argila.
A contabilidade vem ganhando seu campo com o tempo, em 5.500 foi nessa época que a contabilidade foi notada, ganhando espaço com seu desenvolvimento econômico, não sendo uma ciência exata e sim social apesar de sua principais ferramentas serem (matemática e estatística) , seu principal acontecimento foi na Itália com a primeira leitura contábil feita pelo Frei Luca Pacioli explicando o debito e credito, esse método já era existente desde do século XIII. Antes de tudo as formas de contabilidade era uma espécie de inventario de bens, direitos e obrigações formando o patrimônio líquido. As demonstrações contábeis finais nasceram antes do processo de registro.
- Objetivos e utilização da informação contábil.
O principal objetivo da contabilidade é passar informação econômica, financeira, física e social aos usuários internos e externos a entidade. Entre os usuários das demonstrações contábeis participam: investidores atuais e potenciais, empregados, credor por empréstimo, fornecedores e outros credores comerciais, clientes, governo e suas agencias e o publico utilizando essa demonstração para informação.
Sendo assim fornecer informações sabe a posição patrimonial e financeira para que sejam tomadas decisões, essas demonstrações ocorrem para a administração na gestão e sua capacidade na prestação de conta.
As demonstrações possuem características qualitativas sendo elas a compreensibilidade, relevância, confiabilidade e comparabilidade. Os elementos das demonstrações contábeis o ativo é quando tem uma contribuição futura, o passivo é uma obrigação, patrimônio líquido é o valor residual, receitas são as vendas da empresa, despesas diminuem o patrimônio líquido.
3. Introdução aos relatórios contábeis
Os relatórios contábeis são dados que a contabilidade colhe, onde ficam os registros de um setor em devido tempo, sendo obrigatórios e não obrigatórios relatórios contábeis: balanço patrimonial, demonstração de resultado e exercício, demonstração de lucro ou prejuízo acumulado, demonstração do fluxo de caixa, do valor adicionado.
...