SÍNTESE: ÉTICA E MORAL
Por: jmfa • 15/5/2018 • Tese • 605 Palavras (3 Páginas) • 233 Visualizações
SÍNTESE: ÉTICA E MORAL
De acordo com conteúdos estudados, e ao analisarmos o texto proposto e o vídeo, identificamos que ética e moral se diferem. Para entendermos melhor a moral, esta se apresenta através de critérios sendo identificados como sendo, bons ou maus, vai depender de que lugar e contexto estamos, pois tal pode variar de acordo com o lugar, deste modo cada sociedade tem seus princípios e valores.
Após se estabelecer esses critérios, e estes são analisados pela ética, de modo a ser avaliado como um todo, pois muitas vezes o que é bom para uma pessoa pode não ser bom para outra, e para que não haja conflitos na sociedade de modo geral, existem as leis que respaldam os que estão agindo de maneira ética dentro da sociedade.
A ética de uma sociedade é fundamentada em ações que são transmitidas de geração a geração, para que esta seja colocada em pratica são estabelecidas normas e regras para que estas sejam cumpridas perante a sociedade, é importante destacar ainda, que precisamos respeitar a diversidade, para que possamos ser cidadãos que enxerga o direito do próximo.
Podemos dizer que temática ética e moral é um assunto que vem sendo bastante discutida nos últimos anos, a mídia nos mostra uma grande inversão de valores, onde muitas vezes a luta pelo poder está atrelada a um objetivo que não condiz com moral e muito menos com a ética profissional. Desta forma, precisamos ser profissionais que não se deixam levar por poder aquisitivo, e sim profissionais que levam a sério a missão que nos foi dada, agindo sempre amparados pela legislação.
Ao levarmos em consideração o conceito de ética e moral, conseguimos identificar que ambos são considerados muito importantes para o desenvolvimento de uma sociedade, onde norteiam a conduta do ser humano, de modo a determinar seu caráter e sua forma de se comportar, seja no ambiente profissional, ou em qualquer outro local.
Na área da contabilidade não é diferente das demais áreas profissionais, muitas vezes o profissional fica diante de uma situação que envolve cliente e governo, principalmente quando está relacionado a impostos, pois os empresários às vezes buscam meios de driblar o pagamento de tais impostos. Portanto precisamos ter cautela na hora de tomar qualquer decisão para que não possamos nos prejudicar profissionalmente, visando sempre à ética e moral em primeiro lugar.
É importante que cada profissional seja conhecedor da sua função dentro do ambiente de trabalho e que este respeite as demais funções, pois há uma tendência de alguns acharem suas formações mais importantes que outras, enquanto que o sucesso de determinada atividade depende muito do empenho de uma equipe multidisciplinar onde todos tenham com objetivo o bom desenvolvimento do trabalho.
Precisamos ser proativos e responsáveis dentro do estabelecimento que exercemos nossas funções ou mesmo trabalhando como autônomos, para que outras pessoas possam ver em nosso comportamento na sociedade, um exemplo a ser seguido.
Em nossas sociedades cada vez mais diversificadas, torna-se indispensável garantir uma inteiração harmoniosa entre pessoas e grupos com identidades culturais a, assim como sua vontade de conviver de maneira que não cause problemas para as pessoas que estão ao nosso redor.
Colocando em pratica o conceito de ética e moral, podemos não corromper tais ideias e nos caso onde já existe corrupção podemos desconstruir, basta usarmos sabedoria para lidar com cada situação, pois não se resolve um problema com outro.
...