TEORIA DA CONTABILIDADE
Por: 1702cida • 8/3/2016 • Trabalho acadêmico • 6.399 Palavras (26 Páginas) • 298 Visualizações
[pic 1]
Nomes: Joyce Ap. Almeida Rodrigues RA: 3708600746 Ciências Contábeis 2° Sem
Maria Ap. da Silva Dourado 3715644130 Sala 18
Rafael Marquesini Filho 4237815424
Sérgio B. Prado 3730732055
Wander Francisco Machado Moreno 3876733366
Etapa 1 - Aula - tema: Objetivos da Contabilidade e Utilização da Informação Contábil; Introdução aos Relatórios Contábeis.
Etapa 2 – Aula – tema: Definição de Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido; Receitas; Despesas; Perdas e Ganhos.
Etapa 3 – Aula tema: O Balanço Patrimonial (BP); A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE); A Demonstração dos Fluxos de Caixas (DFC)
Etapa 4 – Aula tema: Sociedades.
Relatório da Disciplina de Atividades Práticas Supervisionadas (ATPS) sob a Orientação da Professora Antonia Teixeira Jairi |
Campinas, 03 de Dezembro 2012
ETAPA 1
Passo 1: O OBJETIVO DA CONTABILIDADE
Contabilidade: sistema de informação e avaliação que visa o provimento de demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade aos seus usuários.
As informações de natureza financeira e econômica constituem o Núcleo Central da Contabilidade. As informações de natureza física e de produtividade são complementares às demonstrações contábeis tradicionais.
O objetivo principal da contabilidade é permitir que os usuários avaliem a situação financeira e econômica da entidade e possam inferir sobre as tendências futuras da mesma. Ela deve contribuir para o processo decisório dos usuários, não se justificando por si mesma, mas antes, deve ser um instrumento útil à tomada de decisões.
Existem dois pontos que devem ser observados:
- As empresas devem evidenciar ou divulgar todas as informações que contribuem para a adequada avaliação de sua situação patrimonial e de resultados, permitindo inferências em relação ao futuro.
- A contabilidade tem íntimo relacionamento com aspectos jurídicos os quais, não conseguem retratar a essência econômica. Visando bem informar que a contabilidade deve seguir a essência ao invés da forma.
A contabilidade é uma ciência social no que se refere às suas finalidades, mas quanto à metodologia de mensuração reúne tanto o social quanto o quantitativo.
Quanto às finalidades é social, uma vez que por suas avaliações do progresso das entidades, permite conhecer-se a posição de rentabilidade e financeira, e de forma indireta auxilia os acionistas, tomadores de decisões, investidores a aumentar a riqueza da entidade.
Como metodologia é parcialmente social uma vez que seus critérios de avaliação envolvem muitas vezes subjetividade e incerteza proveniente do próprio ambiente social e econômico no qual as entidades estão operando.
É parcialmente quantitativa, por materializa-se através da equação patrimonial básica (ATIVO = PASSIVO + PATRIMONIO LÍQUIDO).
ETAPA 1
Passo 2: Semelhança existe na vida financeira particular e a empresa.
A semelhança entre a vida particular de uma pessoa física comparando a pessoa jurídica, visando o crescimento a estabilidade e o status, para alcançarmos o nosso objetivo devemos ter cuidado no que diz a respeito de controle, planejamento e organização.
Tanto como Pessoa Física ou Pessoa Jurídica existe várias semelhanças conforme podemos ver alguns exemplos abaixo:
- Possuir uma Reserva financeira para cobrir os custos imediatos de ultima hora a PF é interessante ter esta reserva para a compra de um remédio, conserto do automóvel, já a PJ é interessante a reserva para uma rescisão de funcionário, oportunidade de compra de material com um valor acessível.
- Possuir metas para compra de patrimônio, a PF quando quer comprar um imóvel ou veiculo deve verificar no seu orçamento se tem condições de pagar as parcelas em dia sem prejudicar-se, ou seja, o seu salário deve ser superior as despesas e muitas vezes temos que abrir mão de gastos desnecessários para atingir uma meta. Já a empresa quando quer comprar algum ativo também tem que ter um controle, uma previsão das Receitas para ver se terá condições de pagar as parcelas em dia e se for o caso também diminuir os seus custos e despesas.
- Um dos mais importantes são o controle e organização, se nós pessoa física não tivermos um controle de todos os gastos estaremos gastando sem parar e não daremos conta de efetuar os pagamentos, entrando em limite de banco pagando mínimo de cartão de créditos, pagando juros sobre juros, aí é que entra também a organização devemos ser organizados com nossas finanças, permitindo visualizar aonde que o nosso dinheiro esta entrando para pagar o que? Devo diminuir em que? , ou seja, fazer um planejamento financeiro com êxito. Já a PJ é essencial o controle e a organização, controle para pagamentos de fornecedores, custos fixos e variáveis na data correta, principalmente os impostos e funcionários, organizar-se para dar passo ao passo com cautela, visando sempre o bem estar de todos e lucratividade.
- Da mesma forma que uma Pessoa Jurídica deve apresentar seus relatórios quando vai buscar algum financiamento, empréstimo junto a algum banco nós como Pessoa Física também devemos apresentar documentos ao banco para provar a nossa capacidade de pagamentos, documentos estes comprovantes de rendimentos, extrato bancário, holerite entre outros.
ETAPA 1
Passo 3: Entrevista com empresários
Pergunta: Qual a visão sobre a importância da Contabilidade na Gestão de sua empresa?
Resposta: Empresário Marcos Andrade
Presidente da Empresa Nortel Suprimentos Industriais.
Não tenho dúvida que a contabilidade é uma ferramenta indispensável na gestão empresarial. Pois, ela atualmente, não está sendo encarada apenas como simples atendimento das legislações vigentes e cálculo de impostos. Cálculos contábeis quando bem utilizados vão muito mais além, eles fornecem dados que podem fazer a diferença entre decisões de sucesso ou de falência, principalmente quando estamos trabalhando com alto risco ou de maneira não ponderada.
...