TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA DA CONTABILIDADE

Por:   •  7/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.266 Palavras (6 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE – UNESC[pic 1]

UNIDADE ACADÊMICA DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS – UNACSA

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

        

PROCESSO INTERDISCIPLINAR ORIENTADO VII

CRICIÚMA, SETEMBRO DE 2015.

 ALESSANDRA WERLANG ZUCHINALLI

EDNA ANACLETO

FAUSTA AMADA SUNDA DE DEUS

KELLY GIASSI

        

PROCESSO INTERDISCIPLINAR ORIENTADO VII

Trabalho realizado para o Processo Interdisciplinar Orientado VII, para aprovação parcial nas disciplinas de Contabilidade Tributária III, Estágio III / Práticas Contábeis III, Contabilidade Orçamentária Empresarial, Auditoria Contábil e Teoria da Contabilidade para os professores Fernando Marcos Garcia, Marcelo Crispim Salazar, Marluci Freitas Bitencourt, Patriele de Faveri Fontana, Rafael Mello Furlanetto, Roberta Martins, Vitor Valentim Ghellere, Realdo de Oliveira da Silva e Luciano da Rocha Ducioni do curso de Ciências Contábeis da Universidade do Extremo Sul Catarinense.

CRICIÚMA, SETEMBRO DE 2015.

RESUMO

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

2 A CONTABILIDADE COMO CIÊNCIA

2.1 A ORIGEM E EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA CONTABILIDADE

A contabilidade existe desde a civilização, alguns teóricos afirmam que ela existe pelo menos á 4.000 a.C., passando a ter a como função a avaliação da riqueza do homem, dos acréscimos e decréscimos da mesma. (Iudícibus, Marion, 2000).

Segundo Filho et al (2009), as espécies de controles encontrados naquela época, demonstravam ser uma simples forma de relacionar as mercadorias, determinar  os seus proprietários e esclarecer o valor na troca.

Foi com o surgimento da obra Líber Abaci, do matemático Leonardo Pisano, que na Europa inseriu os algarismos arábicos que havia aprendido com os hindus, e ainda revelou o zero no sistema de quantificação numérica. Apesar de a sua obra citar o ábaco, não abordava ele e sim a aritmética, cálculos comerciais e álgebra (Filho et al, 2009).

Filho et al (2009) menciona que cerca de um pouco mais de dois séculos depois, seguiu-se a evolução com a edição da obra do Frei Luca Paccioli, que trata principalmente ao método contábil das partidas dobradas.

De acordo com Filho et al (2009):

Luca Paccioli, ao publicar as bases do método das partidas dobradas, divulgou a necessidade do livro razão dizendo: ‘’no encerramento do período devem-se somar todos os débitos e colocar no lado esquerdo, somar tosos os créditos e colocá-los no lado direito, depois fazer nova soma de valores para se certificar se os totais dos débitos estão iguais aos dos créditos, caso estejam iguais, é sinal que o razão terá sido bem mantido, sendo isso fundamental para um bom comerciante.

Segundo Filho et al (2009), teve sua evolução com o surgimento das conhecidas “ escolas do pensamento contábil ”, que contribuíram com o desenvolvimento contábil.

“Foram elas: Escola do Pensamento Contábil, Escola Contista, Escola Personalista, escola Neocontista ou Controlista, escola Aziendalista, Escola Patrimonialista, Escola Lombarda e Escola Americana”. (FILHO et al, 2009)

2.2. A CONTABILIDADE COMO CIÊNCIA

O objetivo geral da ciência é desenvolver teorias sobre os fatos pesquisados, produzindo conhecimento verificável e que permita explicar os fenômenos que nos cercam”. (FILHO et al, 2009, p. 34)

A contabilidade tem, incessantemente, buscado sua afirmação no ambiente das ciências; para isso identificou e definiu o patrimônio das entidades como seu objeto de estudo. (Filho et al, 2009)

 

2.3 A CONTABILIDADE NO BRASIL

“Foi no século XVIII, no ano de 1770, para ser mais preciso que foi criada a primeira regulamentação da profissão contábil no Brasil”. ( Colunista Portal - Finanças e Áreas Afins, 2014).

Conforme Colunista Portal - Finanças e Áreas Afins, 2014:

Em 1915 ocorre a fundação do Instituto Brasileiro de Contadores Fiscais. Logo depois surgem a Associação dos Contadores de São Paulo e o Instituto Brasileiro de Contabilidade no Rio de Janeiro. Em 1924 acontece o 1° Congresso Brasileiro de Contabilidade, onde são difundidas campanhas para a regulamentação de contador e a reforma do ensino comercial no país.

De acordo com a Colunista Portal - Finanças e Áreas afins, 2014, “no ano de 1932 é sancionado o Decreto n°21.033, onde se institui novas condições para o registro de contadores e guarda-livros”.

Para o Colunista Portal - Finanças e Áreas Afins, 2014:

A partir desta lei, foram decididos os problemas existentes pelos profissionais da área, que exibiam somente o conhecimento prático. Sendo assim foram determinados os prazos e as condições para os registros dos profissionais desta área. Foi então nesta ocasião, que o exercício da profissão contábil começou a ser conectada à preparação escolar, assim sendo, aqueles que desejassem seguir a carreira, teriam que estudar.

Segundo Colunista Portal - Finanças e Áreas Afins, 2014:

Hoje, além da fiscalização e do registro dos profissionais, os Conselhos Regionais possuem parcerias com o Conselho Federal e universidades, permitindo aos profissionais da área condições de se qualificarem, devido às cobranças do mercado de trabalho, além de apresentar para a sociedade serviços de qualidade.

2.4 O OBJETO, OBJETIVO E CAMPO DE APLICAÇÃO DA CONTABILIDADE

Iudícibus e Marion (2000), o campo de atuação da contabilidade, na verdade seu objeto, é o patrimônio de toda e qualquer entidade. É importante salientar que entidade, para contabilidade, pode ser pessoa jurídica ou física.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (140.6 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com