TEORIA DA CONTABILIDADE
Por: sandromesp • 7/12/2018 • Trabalho acadêmico • 322 Palavras (2 Páginas) • 167 Visualizações
TEORIA DA CONTABILIDADE
Professora: Eliane Aparecida Ávila
Acadêmicos: Eduardo João da Costa
Fernanda Tres
Liana Virginia de Souza
Sandro Motta Espezim
Princípio da Oportunidade
No momento em que abordamos o princípio da oportunidade nos referimos que as informações devem ser integras, pois, podem influenciar na perda de sua relevância, sendo indispensável uma relação entre a oportunidade e a confiabilidade dos dados.
A informação deve ser registrada conforme o fato ocorrido em sua totalidade sem nenhuma omissão, devendo estar sempre disponível, correta, clara e pronta para a sua utilização. Caso a informação seja alterada sua eficácia e confiabilidade serão vulneráveis para a tomada de decisão que será realizada, assim perdendo totalmente sua credibilidade para o usuário. Devem ser registradas imediatamente, não dependendo dos fatos que a originaram, observando as características físicas e monetárias.
Caso
A empresa Tres Costa adquiriu um veiculo no dia 13/10 /2014 com a finalidade de auxiliar nas atividades administrativas. Já a empresa Souza Motta adquiriu um veiculo na mesma data para uso de suas atividades de representação comercial. Visto que os veículos são para uso distintos os mesmos não devem ser depreciados pelo mesmo período de tempo, pois o desgaste do veiculo utilizado nos serviços de representação comercial será bem maior do que o utilizado para serviços administrativos.
A empresa Tres Costa para fins gerenciais optou depreciar o veiculo em sua totalidade utilizado como base 7 anos para a depreciação, enquanto a empresa Souza Motta utilizou-se como base 2 anos para sua depreciação total do bem.
Com base no conhecimento da utilidade dos mesmos, a depreciação dos veículos foi registrada de forma diferente de acordo com a realidade de cada empresa, esses registros ocasionaram o reconhecimento exato para a tomada de decisão demonstrando o valor correto do patrimônio.
O registro deve ocasionar o reconhecimento universal das variações ocorridas no patrimônio da entidade, em um período de tempo determinado, servindo de base necessária para gerar informações úteis a decisão.
...