TGA Contabeis
Por: amandinhareis • 30/3/2016 • Trabalho acadêmico • 3.358 Palavras (14 Páginas) • 467 Visualizações
Administração e as Teorias Administrativas
Sabe-se que desde tempos antigos a Administração já existia na sociedade. Mais com o passar dos tempos a Administração recebeu influências que moldaram seu futuro caráter científico. Grandes filósofos da Idade Antiga deixaram contribuições para a Administração moderna. Sócrates, Platão, Aristóteles e outros mais.
Segundo Maximiano (2007), as contribuições deixadas pelos povos da antiguidade são importantes e nos servem como referência até os dias atuais.
Em meados do séc. XVIII, a sociedade era completamente diferente. As organizações eram poucas e pequenas. Existiam pequenas oficinas, artesãos e profissionais autônomos, pequenas escolas, lavradores e etc. A partir do inicio do século XIX, após a Revolução Industrial, as Teorias administrativas foram tendo grande importância nos estudos em sociedade.
Com o advento da Revolução, era necessário produzir em alta escala, organizar e controlar a produção, principalmente nos países onde a produção de insumos era um fato concreto. Surgiram então as fábricas e a invenção da máquina a vapor e sua utilização na produção. Desse fato designou-se uma nova forma de trabalho que modificou os padrões econômicos e sociais da época.
Tais mudanças foram mais significativas em alguns países como Inglaterra e Estados Unidos, com isso houve o crescimento urbano e por conseqüência a exigência da industrialização de setores de primeira necessidade como alimentação, vestuário, habitação, iluminação, etc.
Como era necessário o aperfeiçoamento constante da produção nas organizações, surgiram então os estudos científicos. Daí ocorreu o surgimento das teorias administrativas para suprir a ausência de bases científicas da Administração, bem como dar visibilidade e credibilidade à nova ciência.
Conceito
Administração: vem do latim. Segundo CHIAVENATO, 2003, administração significa subordinação e obediência, ou seja, quem presta serviços a alguém ou realiza alguma função a favor de outro.
Baseados nos estudos de Fayol, conclui-se que a Administração consiste em planejar, organizar, dirigir e controlar o bom uso de recursos para atingir os objetivos de uma organização.
Para Maximiano, a administração só é completa com a junção do planejamento, organização, liderança, execução e controle.
Habilidade e Competências do Administrador
É necessário adquirir três tipos de habilidades, para o bom desempenho profissional, essas são de natureza: técnica, humana e conceitual.
- Habilidade Técnica: consiste no domínio e compreensão de determinado tipo de atividade. Envolve a utilização de métodos e equipamentos específicos à tarefa, e conhecimento em teorias práticas.
- Habilidade Humana: resulta na capacidade do trabalho em grupo, ou seja, a aptidão de trabalhar com pessoas em determinado ambiente afim de obter resultados eficazes.
- Habilidade Conceitual: Implica a capacidade de trabalhar com idéia e conceitos, teorias e abstrações, buscando diagnosticar situações, formulando alternativas e resoluções de problemas. Visualizando a organização e todas as partes nela integrada.
Para ser inteiramente capaz de administrar uma organização, é necessário algumas competências indispensáveis, assim como:
- Executar tarefas que são prioridade e ser apto a outras funções;
- Ter espírito de liderança, trabalhar em grupo, fornecendo e buscando informações;
- Ser pró-ativo;
- Manter relações profissionais e pessoais no âmbito da organização, ser comunicativo e ter conhecimentos na prática da negociação.
Para ser um administrador de sucesso é necessário desenvolver três competências essenciais, o conhecimento, a perspectiva e a atitude.
Conceito das Teorias Administrativas
Teoria é o conjunto de suposições inter-relacionadas para explicar o que se pretende, e depende da capacidade desta explicação para resolver problemas concretos e prover uma base para planejar segundo LACOMBE, (2003).
As teorias administrativas foram formadas através de muitos estudos e cada uma possui um enfoque, todas essas foram desenvolvidas buscando a adaptação necessária à sobrevivência das organizações em geral. O administrador deve ter conhecimento dessas teorias para ter condição de decidir.
De acordo com Chiavenato (2003), as teorias mais importantes e que mais contribuíram para o desenvolvimento das organizações foram:
1916 – Teoria Clássica da Administração
É um conjunto de estudos inovadores da época. Está fundamentada numa escola denominada de Administração Científica, surgiu após a Revolução Industrial com o crescimento das empresas e a necessidade do aumento de produção, reduzindo o desperdício, dando eficiência e aumentando a competitividade. Iniciou-se então a produção em massa, que como conseqüência aumentou o número de assalariados nas indústrias.
Dado esse crescimento, surgiu a divisão do trabalho, padrões fixos de produção, normas de trabalho e a descrição de funções, resultando no controle do desperdício de insumos e economia de mão- de- obra. (Início do Taylorismo e Fordismo nos Estados Unidos e do Fayolismo na Europa)
Os principais representantes dessa teoria foram:
Frederick Winslow Taylor, fundador da administração científica, defendia:
•Seleção científica do trabalhador – tarefas mais comparáveis com
sua aptidão e após muito treino.
• Tempo-padrão – trabalhador deve atingir, no mínimo, a produçãopadrão
exigida pela empresa.
• Plano de incentivo salaria l – remuneração proporcional ao número
de peças produzidas.
• Trabalho em conjunto – interesses dos funcionários (altos salários) e
da administração da fábrica (baixo custo de produção) podem ser
conciliados.
• Gerentes planejam, operários executam – planejamento de
responsabilidade da gerência.
• Divisão do trabalho – tarefas divididas no maior número possível de
subtarefas.
• Supervisão – deve ser funcional, especializada por áreas.
• Ênfase na eficiência – uma única maneira certa de executar uma
...