Taxas - Análise Tributária
Por: JeanPaulo10 • 30/5/2016 • Trabalho acadêmico • 10.664 Palavras (43 Páginas) • 296 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
DEPARTAMENTO DE CIENCIAS HUMANAS – CAMPUS I
CURSO DE CIÊNCIAS CONTABEIS
DISCIPLINA: ANALISE TRIBUTÁRIA
Eraldo Santos
Felipe Santos da Silva
Fredson Gama
Jean Paulo da Silva Santos
João Gualberto de Menezes
Rusel Argolo
TAXAS
Salvador
2016
Eraldo Santos
Felipe Santos da Silva
Fredson Gama
Jean Paulo da Silva Santos
João Gualberto de Menezes
Rusel Argolo
TAXAS
Atividade apresentada ao professor Eduardo Ramos como uma das notas para aprovação na disciplina de Analise Tributária no 5º Semestre.
Orientador: Prof. Eduardo Ramos
Salvador
2016
Sumário
INTRODUÇÃO
TAXAS
Competência
Fato Gerador
Sujeitos
Base de cálculo e alíquotas
Princípios Constitucionais
Imunidade
Taxa de polícia
Taxa de Serviço
Diferença entre Taxa e Tarifa
TAXAS ESTADUAIS
Taxa pelo Exercício de Poder de Policia
Taxa de prestação de Serviços
TAXAS MUNICIPAIS
Taxa de Licença de Localização
Taxa de Fiscalização do Funcionamento
Taxa de Licença para exploração de atividades em logradouros públicos
Taxa de Licença de Execução de Obras e Urbanização de Áreas Particulares
Taxa de Coleta, Remoção e Destinação de Resíduos Sólidos Domiciliares
Taxa de Vigilância Sanitária
Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
INTRODUÇÃO
O Código Tributário Brasileiro através de seu art. 3º conceitua tributo como “toda prestação pecuniária compulsória, em moeda cujo valor nela se possa exprimir, que não consta sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada”, ou seja, tributo é obrigação, decorrente de lei, em moeda, o qual não constitui-se em sanção por ato ilícito e que tem por sujeito ativo, credor, normalmente, uma pessoa política e por sujeito passivo, o devedor, qualquer pessoa, apontada na lei da entidade tributante, cobrada mediante atividade administrativa vinculada.
A quantidade de tributos no Brasil possui duas teorias, a teoria tripartida e a teoria pentapartida.
Nos termos do art.145 da nossa Constituição Federal e do art. 5º do CTN, tributos são:
- Impostos.
- Taxas, cobradas em razão do exercício do poder de polícia ou pela utilização, efetiva ou potencial, de serviços públicos específicos e divisíveis, prestados ao contribuinte ou postos á sua disposição.
- Contribuição de melhoria, decorrente de obras públicas.
Assim, a teoria tripartida é pautada no Código Tributário Nacional (CTN) e no art. 145 da Constituição Federal de 1988 que dispõe serem três as espécies tributárias; impostos, taxas e contribuições de melhoria.
A teoria pentapartida é, atualmente, a teoria mais aceita pelos doutrinadores e pelo Supremo Tribunal Federal, ao regularem as contribuições de melhoria e os empréstimos compulsórios como tributos, conforme artigo 148 e 149 da Constituição Federal (Capítulo I – Do Sistema Tributário Nacional).
Neste trabalho iremos abordar sobre as Taxas no que diz respeito á Conceitos, Classificação, Exemplificação, nos âmbitos Federais, Estaduais e Municipais.
TAXAS
Dispõe a Constituição Federal de1988 e o CTN (Código Tributário Nacional) nos seus artigos 77 e 78, que as taxas são tributos, criados através de cujo fato gerador é configurado por uma atuação estatal específica, referível ao contribuinte, que pode consistir no exercício regular do poder de polícia ou na prestação ao contribuinte, ou colocação à disposição deste, de serviço público específico e divisível. A taxa é um tributo contraprestacional (vinculado) usado na remuneração de uma atividade específica, seja serviço ou exercício do poder de polícia e, por isso, não se atém a signos presuntivos de riqueza.
A principal característica da taxa é a presença de uma atividade estatal, divisível, destinada a um indivíduo ou para um grupo de indivíduos determináveis.
Assim, quando se paga uma taxa, em contrapartida tem-se a prestação de um serviço público, como por exemplo pagar uma taxa para retirar passaporte, ou pagar taxa para estabelecer uma danceteria, restaurante, lanchonete, curtume, entre outros, ou ainda, pagar uma taxa de coleta de lixo domiciliar e em contrapartida ter a prestação de um serviço de coleta de lixo.
...