Tcc 2 o impacto do certificado digital nas organizações
Por: mamuti • 2/12/2015 • Trabalho acadêmico • 6.346 Palavras (26 Páginas) • 863 Visualizações
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
CERTIFICAÇÃO DIGITAL E SEUS OBJETIVOS
ORIGENS DA CERTIFICAÇÃO DIGITAL
SEGURANÇA E FUNCIONAMENTO
CERTIFICAÇÃO DIGITAL GOVERNAMENTAL
Governo federal........................................................................................................12
Receita Federal.........................................................................................................13
Governo Federal e Municipal...................................................................................14
TIPOS DE CERTIFICAÇÃO DA ICP-BRASIL
PROCEDIMENTOS PARA SE OBTER O CERTIFICADO DIGITAL
Custos para se obter o Certificado Digital...............................................................15
AUTORIDADES CERTIFICADORAS (ACS)
COMPARAÇÕES: ANTES E O DEPOIS DO CERTIFICADO DIGITAL
SUSTENTABILIDADE ATRAVÉS DA CERTIFICAÇÃO DIGITAL
ENTENDENDO O ESOCIAL
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ANEXO II
OBRIGATORIEDADE DO USO DA CERTIFICAÇÃO DIGITAL REFERENTE AS DECLARAÇÕES
LISTA DE FIGURAS
Figura 1 - ICP BRASIL 12
Figura 2 - SERPRO 13
Figura 3 - CAIXA ECONÔMICA FEDERAL 13
Figura 4 - SERASA EXPERIAN 13
Figura 5 - RECEITA FEDERAL DO BRASIL 14
Figura 6 - CERTISIGN 14
Figura 7 - IMPRENSA OFICIAL 14
Figura 8 - JUSTIÇA 15
Figura 9 - PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA 15
Figura 10 - CASA DA MOEDA DO BRASIL 16
Figura 11 – SERASA EXPERIAN e e-CNPJ 19
Figura 12 – CERTISIGN e e-CNPJ 20
Figura 13 – SERPRO – RFB e e-CNPJ 20
Figura 14 – SISTEMA ESOCIAl..............................................................................................25
INTRODUÇÃO
A tecnologia é muito crescente em todo mundo, e cada vez mais o empresário tem que estar informado para se manter atualizado e competente no mercado, pois a tecnologia faz com que a vida se torne mais fácil e abre oportunidades para o ser humano ter mais conforto, praticidade em seus negócios.
Neste trabalho verificaremos tecnologias de sistemas que é uma excelente aliada em manter as empresas em excelência, demonstrando facilidade do relacionamento entre o governo, contribuinte, e o empresário, pois realiza as rotinas empresariais diárias considerando qualidade, praticidade, tempo e consequentemente aumenta os benefícios de todos, evitando assim erros, fraudes, e diminuindo os custos em geral.
Este estudo tem a intenção de abordar questões relacionadas ao certificado do Esocial que é um projeto do governo federal que vai unificar o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados.
CERTIFICAÇÃO DIGITAL E SEUS OBJETIVOS
É um documento de autenticidade, que assegura uma transação confiável eletronicamente, pois os indivíduos envolvidos devem apresentar suas credenciais, permitindo a troca de documentos de conteúdo sigiloso com integridade, excluindo a necessidade de assinatura em papel, pois o próprio documento tem a garantia do compromisso das partes.
O certificado digital atende as necessidades empresariais em rotinas diárias, que antes eram redundantes e cansativas, As empresas, visando estar na vanguarda da evolução proporcionada através dos avanços tecnológicos, optam por se modernizarem através da certificação digital, uma eficiente ferramenta no uso da total transparência e credibilidade que irão trazer inúmeros benefícios tais como: agilidade, redução de custos e segurança. São essas as principais vantagens da certificação digital. A certificação digital hoje permite que processos que tinham que ser realizados pessoalmente ou por meio de inúmeros documentos em papel, faça totalmente por via eletrônica. Com isso os processos tornam-se menos burocráticos, mais rápidos e, por conseguinte, mais baratos. A certificação digital garante autenticidade e integridade. O documento com assinatura digital ICP-Brasil tem a validade de um documento em papel assinado manualmente.
ORIGENS DA CERTIFICAÇÃO DIGITAL
Dar certificação a um documento é um processo muito antigo, pois há tempo cerca de 3500 A.C, faziam assinaturas com objetos de madeira ou de osso molhados em tinta vegetal, e durante a maior parte da idade média o instrumento mais usado para assinar era feito de uma simples pena de ganso, mas com o passar do tempo resolveram criar algo mais durável para assinatura, pois aqueles instrumentos antigos por ser orgânico se deterioravam muito rápido, então Lewis Edson inventou o instrumento que guarda tinta em seu interior, a chamada caneta- tinteiro, e com o passar dos anos criou-se a caneta de uso comum atual, que tem o preço mais acessível, e por isso fez muito sucesso, pois todas as classes econômicas podiam obter, para realização de manuscritos e assinaturas importantes.
...