Teoria da Administração
Por: 99Betis • 5/4/2015 • Trabalho acadêmico • 496 Palavras (2 Páginas) • 254 Visualizações
Teoria da administração
Profa. Vânia M. Sândalo
- Diferença entre Eficácia e Eficiência. Cite exemplos
Eficácia é como se desenvolve o planejamento da atividade e eficiência é como você coloca em pratica.
Eficácia é desenvolver um projeto já colocando os possíveis erros e de forma com que ele ser executado com o menor tempo e com menos erros.
Eficiência é você executar um projeto com o menor tempo porem que com o mínimo de erros possíveis
Um projeto só pode ser bem feito quando a eficácia é bem elaborada mais também depende muito da eficiência porque de nada adianta se ter uma boa eficácia se na prática não tiver total eficiência
- Conceito de administração
A administração é a organização geral de uma empresa, onde visa controlar, executar, planejar e direcionar para encontrar os melhores resultados, tanto por meios físicos, materiais e humanos. Todos se interligam para eficazmente conseguir alcançar os objetivos proposto.
Mantem a frente das condições de mudanças e proporciona previsão e também criatividade, a administração se baseia em técnicas de prevendo o futuro, coordenando pessoas e sistemas para poder conseguir por meio da comparação um objetivo com eficiência.
- Qual a importância social da administração
Consiste em atender o impacto sobre as organizações, elas afetam a vida tanto positivamente quanto de forma negativa, quando são bem administradas são importantes devido ao impacto na qualidade de vida da sociedade.
Desde pequenos já somos instruídos a cuidar do meio ambiente, isso influencia muito quando somos administradores as decisões que tomamos hoje ira de certa forma impactar um resultado positivo ou negativo no futuro, uma má administração nos leva vivenciar dias como o eu estamos vivendo hoje.
- Quais são as principais escolas clássicas (e suas ideias)
Frederick Taylor: Desenvolveu a teoria da produção em massa (divisão de cada tarefa em seus elementos básicos coma colaboração dos trabalhadores sendo elas cronometradas e registradas)
Henry Taylor: Baseia-se na organização, planejamento, comando, coordenação e controle; pela visão do Homem Econômico e pela busca da máxima eficiência. Ele leva o processo de organização para toda a organização. A administração é uma função distinta das demais funções da empresa como cabe aos gerentes e executivos a principal função das diretrizes de administrar.
Henry Ford: Baseavam-se na principal ideia da linha de montagem, trabalhadores padronizados e total eficiência do processo produtivo, principal deste sistema era reduzir ao máximo os custos de produção e assim baratear o produto, podendo vender para o maior número possível de consumidores.
Max Weber: Baseia-se nas relações humanas, para ele não basta apenas descrever as atitudes e relações estabelecidas entre a sociedade, más é necessário também considerar e interpretar o sentido em que as pessoas atribuem a suas próprias atitudes; para ele é uma ciência voltada uma compreensão da sociedade por ações sociais, essas são dividas em quatro tipos: ação racional com relação a fins (ações para alcançar resultados), ação racional para encontrar valores (ações orientadas por valores ou convicções), ação afetiva (irracional, que se deixa levar pela emoção), ação tradicional (vai pela tradição sem ao menos saber o motivo de tal ação).
...