Teoria da Conrtabilidade
Por: gracaa • 18/5/2015 • Trabalho acadêmico • 4.246 Palavras (17 Páginas) • 254 Visualizações
Teoria da Contabilidade
1.O Objetivo da Contabilidade
Permissão para que os usuários, ou seja, pessoa física ou jurídica com relevância no processo avaliativo da situação financeira econômica e evolutiva de uma entidade, para que possam depreender sobre as inclinações futuras da mesma.
Contribuir para o processo de decisão dos usuários, não se justificando por si mesma. Antes, deve ser um instrumento útil à tomada de decisões. Para tal, devem ser observados dois pontos:
a)As empresas devem usar a divulgação para todas as informações que colaboram em uma adequada avaliação da situação patrimonial e dos resultados consequentes em relação ao futuro. Se essas informações não forem explícitas nas demonstrações devem constar em Notas Explicativas ou Quadros Complementar.
b). A contabilidade possui um estreito relacionamento com os aspectos e muitas vezes não conseguem retratar a essência econômica. A contabilidade deve sempre seguir a essência ao invés da forma.
1.2.Relação existente entre a vida particular e de uma empresa
Essa relação existe em vários pontos onde podemos mencionar que uns são exatamente os mesmos e com outros ocorrem pequenas diferenças.
Podemos citar como exemplo o fluxo de caixa, uma vez que a nossa programação é baseada no que iremos receber e pagar, de forma a manter o controle financeiro.
Quando nossos ganhos ultrapassam as despesas, temos então o conceito de lucro da mesma forma que uma empresa, esse é o nosso grande objetivo a ser alcançado.
Há também os investimentos que, assim como as empresas é necessário uma visão para o futuro onde os recursos que forem bem investidos rendam os lucros almejados, podendo ser aplicado em mercado imobiliário, investimentos não palpáveis como conhecimento ( exemplo: cursos de graduação entre outros).
Talvez a Receita seja o ponto onde mais se assemelha entre a Pessoa Física e a Pessoa Jurídica, pois, dependemos dessa fonte de renda para nos manter, seja ela uma fonte mensal, quinzenal, semanal ou diária. As empresas também dependem desse meio para sobreviver, levando em conta que entre as empresas de grande e pequeno porte a diferença seja a forma de recebimento, enquanto a de pequeno porte obtém sua receita através, em sua maioria, o comércio, as empresas de grande porte obtém seu montante através de grandes transações.
Para a Pessoa física, geralmente a renda é fruto do trabalho, desta forma podemos dizer que a receita é derivada do pagamento salarial. Consideramos a despesa outro ponto que se dá com poucas diferenças, pois todo o estabelecimento, seja ele, residência, loja, galpão, indústria entre outros, há uma série de despesas iguais, como por exemplo, as despesas básicas de energia elétrica, água, internet, telefone entre outros.
É curioso pensar que para a Pessoa Física grande parte de sua despesa está em prover o alimento, a vestimenta, a moradia enquanto para as Pessoas Jurídicas a preocupação é manter os níveis de estoque de matéria prima e insumos para a produção dos materiais.
Os impostos além de se assemelharem também se complementam, sendo assim identificamos que a relação principal entre Pessoa Física e Jurídica está nas obrigações constantes, acompanhados da necessidade que nos assiste e nos impulsiona a buscar a cada dia resultados dignos e de forma limpa.
2. Conceitos Relevantes
2.1 Ativo
O conceito de ativo é apresentado como sendo o conjunto de bens e direitos de uma entidade. Podem ser considerados também, como benefícios econômicos futuros prováveis, nesse caso o ativo é controlado pela empresa através dos resultados de eventos passados que geram uma promessa futura de caixa.
Pode-se dizer também que ativo é todo e qualquer elemento controlado pela empresa, seja de qualquer natureza (física ou natural) que proporcione fluxo de caixa. São todos os recursos econômicos possuídos pela empresa.
Ativo intangível é um direito a benefícios futuros que não possui corpo físico ou financeiro.
2.2 Passivo
Um serviço com valor monetário que um proprietário tem que prestar a uma segunda pessoa ou grupo é igual a um serviço prestado ligado à entrega de um ativo. Passivo representa prováveis sacrifícios econômicos que ocorreriam no futuro que seriam provenientes de obrigações atuais de uma entidade particular quando transferissem ativos.
Obrigações para surgir no presente devem surgir de alguma transação ou evento passado, pode ser através da aquisição de bens ou serviços, de perdas pelas quais a empresa assume obrigações ou expectativas de perdas pelas quais a empresa se obrigou.
Os passivos são sacrifícios futuros prováveis de benefícios econômicos resultante de obrigações presentes ou uma entidade no sentido de transferir ativos ou serviços para outras entidades no futuro em conseqüência de transações e eventos passados.
Os passivos exigíveis são divididos em duas categorias: passivos exigíveis monetários e os não monetários. Passivo exigível monetário consiste nas obrigações que envolvem o pagamento de um valor predeterminado, isto é, são exigíveis denominados em valores nominais que geram juros e encargos para a empresa, ex.: financiamentos, empréstimos. Já os passivos exigíveis não monetários são provenientes das obrigações de fornecer bens ou serviços em quantidade e qualidade predeterminados. Nessas obrigações a empresa não paga encargos financeiros, ex.: pagamento de salários, fornecedores.
Podemos ver novos temas sobre o reconhecimento e mensuração de passivo, tais como: títulos híbridos, são passivos chamados de instrumentos financeiros, que possuem características tanto de exigibilidade como de Patrimônio Liquido, isto é, mesmo tempo que é considerado uma divida é uma possibilidade ou participação acionaria. Passivos contingentes representam uma condição ou uma situação existente, um conjunto de circunstâncias envolvendo incerteza, quanto a ganhos ou perdas possíveis para uma empresa que será dirimida geram um ou mais eventos futuros ocorrem ou deixaram de ocorrer sendo que a resolução de incerteza poderá confirmar a existência de um passivo. Os passivos ambientais representam obrigações atuais relacionados com a preservação, recuperação e proteção do meio ambiente.
2.3 Receitas e ganhos
As receitas e os ganhos têm definições diferentes, as receitas estão relacionadas
...