Teoria da Contabilidade
Por: Eduarda Maraschin • 8/5/2019 • Trabalho acadêmico • 711 Palavras (3 Páginas) • 240 Visualizações
Teoria da contabilidade
Origem: a contabilidade nasceu da necessidade da humanidade saber sua riqueza, seja atual, passado, ou a tendência futura.
Antes mesmo que o homem soubesse escrever e antes que soubesse calcular, criou ele mais primitiva forma de inscrição, que foi a artística da qual se valeu para, também, evidências seus feito e o que havia conseguido para seu uso.
A qualidade e a quantidade das reservas de utilidades, quer de caça, quer de colheita foram elementos que ele notou como algo distinto como conquista do seu trabalho. Como o uso da sua arte o homem primitivo passou a evidenciar a riqueza patrimonial detinha, em inscrições nas paredes das grutas (onde introduziu pinturas) e também em pedaços de ossos (por meio de riscos). De forma rudimentar, as inscrições procuravam com os desenhos representar a qualidade da coisa e com os rabiscos ou riscos a quantidade. Assim, de forma que quanto mais coisas surgiam para formar a riqueza, com maior variedade, mais complexo ficava as inscrições, forçando a aprimorar o critério de registrar as contas.
Assim nasceram os registros de uma escrituração contábil, contábil porque se quantificava e evidenciava a riqueza patrimonial.
os registros eram feitos de argila, todas a cada fato (de inicio, depois resumidas em uma maior o que era movimento diário ou de maior período) e também se juntavam por natureza de acontecimentos (pagamentos de mão de obra, impostos, colheitas, etc)
O meu e o seu deram origem a registros especiais de débito e crédito.
A evolução da contabilidade foi muito lenta, até o aparecimento da moeda, na época da troca pura e simples mercadorias, os negociantes anotavam as obrigações, os direitos e os bens diante terceiros, porém tratava-se de apenas um inventário físico, sem avaliação monetária.
final do século XV marca a decadência econômica e política das cidades italianas. Descobriu-se a América novas rotas de comércio foram abertas. Espanha, Portugal e Países Baixos foram os novos centros comerciais.
“o sistema italiano de partidas dobradas, atribuído a Luca Pacioli se espalhasse a esses outros países.” A chamada escola italiana domina o mundo, determinando a contabilidade moderna.
Na revolução industrial (séc. XIX) trouxe a preocupação em contabilizar custos, avaliar estoques e calcular a depreciação de máquinas e equipamentos (contabilidade gerencial).
Surgem grandes corporações que demandam a partes de capital cada vez maiores, exigindo a separação entre investidores e administradores. Assim fazendo com que tivesse a necessidade de relatórios periódicos. Os britânicos foram pioneiros ao condicionar o registro de sociedades por ações há uma auditoria anual obrigatória.
Entre o final do séc. XIX e inicio do séc. XX EUA é a maior economia mundial, assim nascendo as grandes multinacionais.
Crise de 1929, acelerou a regulamentação da contabilidade a necessidade de uniformizar as práticas contábeis para das maior transparência e a realização de auditorias independentes.
...