TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria da contabilidade

Por:   •  15/11/2016  •  Projeto de pesquisa  •  653 Palavras (3 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Segundo o Instituto Brasileiro de Contadores (INBRACON) “as demonstrações contábeis são uma representação monetária estruturada da posição patrimonial e financeira e determinada data das transações realizadas por uma entidade no período findo essa data.” São divididas em quatro principais características qualitativas: compreensibilidade, relevância, confiabilidade e comparabilidade. As demonstrações são formadas por alguns elementos: o Ativo, que compreende aos bens, direitos e as demais aplicações de recursos capazes de gerar benefícios econômicos; o Passivo que são as obrigações para com terceiros, resultantes de eventos ocorridos que exigirão ativos para serem liquidados; o patrimônio líquido, as receitas e as despesas. Essas divisões fazem parte do Balanço Patrimonial.

Definições de Ativo

Ativos são benefícios econômicos futuros prováveis obtidos ou controlados por uma entidade, com um resultado de transações ou eventos passados. Esses benefícios são prováveis, pois se referem ao futuro e podem apenas ser razoavelmente esperados, pois o negocio e a atividade ocorre em um ambiente de incertezas, no qual nem todos os resultados podem ser definidos. Ativo é um termo básico para expressar o conjunto de bens, direitos e assemelhados, que possam formar o patrimônio. Seus resultados devem trazer informações que possam ser utilizados dentro do prazo de sua vida útil. Assim pode se considerar ativo todo e qualquer elemento com ou sem natureza física, que seja controlado pela empresa e que a ela proporcione a possibilidade de obtenção de fluxo de caixa. Sua característica fundamental é a sua capacidade de prestar serviços futuros à entidade que os controla individual ou conjuntamente com outros ativos e fatores de produção, capazes de se transformar, direta ou indiretamente, em fluxos líquidos de entrada de caixa. Todo ativo representa, mediata ou imediatamente, direta ou indiretamente uma promessa futura de caixa. Assim “ativo é o futuro resultado econômico que se espera obter de um agente”.

“O ativo compreende as aplicações de recursos representados por bens e direitos”

Resolução CFC 847/99

Composição

Ao atribuirmos um valor dentro do ativo, temos que verificar qual será o objetivo da empresa, como a aquisição de algo que se faz necessária, para manter a sua atividade ou mesmo para se desfazer de algo que não será mais útil para a empresa e para se saber atualmente o valor do patrimônio e dispor seus produtos ou mercadorias à disposição de seus clientes. Sendo valores de entrada e saída.

1/10

 Valores de entrada: é quando uma empresa adquire (compra) ativos necessários à manutenção de sua atividade.

 Custo Histórico (Original).

 Custo Histórico (Original) corrigido

 Custo Reposição

• Custo corrente

• Custo Original corrigido no estado em que se encontra

• Custo reposição – estado novo

• Custo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (66.6 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com