Teoria da contabilidade
Por: rozilanesm • 11/5/2015 • Projeto de pesquisa • 5.039 Palavras (21 Páginas) • 451 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE ANHANGUERA DE BELO HORIZONTE – UNIDADE 1
NOMES:
Ester Aparecida Santos de Jesus RA 5677124898
Fábia Cristina Ferreira RA 5221983168
Jéssica Silva Henriques Moreira RA 5218974566
Priscila Sabrina Ferraz Nascimento RA 5821121949
Rafael Nilton Pena RA 5663133000
Rozilane Soares de Miranda RA 5670153466
Sílvia Fernandes Pinto RA 5221983181
ATPS TEORIA DA CONTABILIDADE
ETAPA 4
PROFESSORA: ANDRÉIA FERNANDES DA MOTA
BELO HORIZONTE
2012
RESUMO
Este trabalho traz um estudo sobre os objetivos da contabilidade, como ela está presente em nosso cotidiano e como as empresas se utilizam de seus relatórios para a tomada de decisões. Traz também a definição dos conceitos que envolvem o patrimônio, uma planilha para a prática do que foi estudado. Estudo de relatórios contábeis de algumas empresas e os tipos de sociedades e suas principais características.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
1 ATPS- ETAPA 1 5
1.1 Passo 1- O objetivo da contabilidade 5
1.2 Passo 2- Redação 5
1.3 Passo 3- Entrevista 6
2 ATPS- ETAPA 2 9
2.1 Passo 1- Resumo do artigo 9
2.2 Passo 2- Respostas das questões 12
2.3 Passo 3- Planilha 13
3 ATPS- ETAPA 3 13
3.1 Passo 3- Relatórios Contábeis 13
4 ATPS- ETAPA 4 13
4.1 Passo 1- Artigo: Algumas considerações sobre as sociedades anônimas e seu regramento legal 13
4.2 Passo 2- Quadro: Tipos jurídicos de empresas 16
4.3 Passo 3- Quadro: Comparação entre os tipos de sociedades 17
CONCLUSÃO 20
BIBLIOGRAFIA 21
INTRODUÇÃO
O objetivo da contabilidade é o de fornecer informações de maneira estruturada dentro de um esquema de planejamento contábil e que seja entendida por todos os seus usuários. Ela está presente em nossa vida cotidiana também, só que, de maneira informal, não temos obrigação de demonstrar ao fisco.
As empresas se utilizam de suas contabilidades nem sempre absorvendo delas tudo o que possa auxiliar na gestão da empresa.
Para aprofundar mais esse conhecimento, temos que entender os conceitos principais que envolvem o patrimônio para que no resultado líquido obtido não haja diferenças e não gere prejuízos às entidades. Temos que entender também os relatórios contábeis para que saibamos interpretar seus dados e os diferentes tipos de sociedades.
1 ATPS -Etapa 1
1.1 Passo 1- O objetivo da contabilidade
A Contabilidade tem como objetivo fornecer informações estruturadas de natureza econômica (DRE, capital e patrimônio), financeira (fluxos de caixa, capital de giro, etc.), física (número de clientes numa empresa, quantidades geradas de produtos e serviços, etc.) e de produtividade (receita bruta per capita, depósitos por clientes, etc.).
O objetivo principal da Contabilidade é o de permitir, a cada usuário, a avaliação da situação patrimonial e financeira da entidade e através de seus levantamentos, auxiliar seus usuários na tomada de decisões. Sendo que usuário é toda pessoa física ou jurídica que tenha interesse na avaliação da situação e do progresso de determinada entidade.
A contabilidade possui um grande relacionamento com os aspectos jurídicos que cercam o patrimônio, mas, não raro, a forma jurídica pode deixar de retratar a essência econômica. Nessas situações, deve a Contabilidade guiar-se pelos seus objetivos de bem informar, seguindo, se for necessário para tanto, a essência ao invés da forma.
A verdade da Contabilidade reside em ser instrumento útil para a tomada de decisões pelo usuário, tendo em vista a entidade. Por isso, em toda demonstração contábil devem estar presentes suas características qualitativas, que são:
- Compreensibilidade: as informações devem ser prontamente entendidas pelo usuário;
- Relevância: influência das informações na tomada de decisões;
- Confiabilidade: informações prestadas de forma confiável. Observando-se a imparcialidade, a prudência e a integridade dessas informações;
- Comparabilidade: permite avaliar a evolução da entidade.
A Contabilidade é uma ciência social, pois é a ação humana que gera e modifica o fenômeno patrimonial. Contudo, a Contabilidade utiliza métodos quantitativos (matemática e estatística) como sua principal ferramenta.
A representação quantitativa do patrimônio de uma entidade assume a seguinte forma:
(ATIVO = PASSIVO + PATRIMÔNIO LÍQUIDO).
1.2 Passo 2 - Redação
Em geral, a vida particular financeira de cada um se assimila em todas as formas à vida financeira de uma empresa.
Podemos relacionar alguns pontos exatamente iguais e outros com pequenas diferenças.
Nas semelhanças, percebemos que diariamente realizamos investimentos, contraímos dívidas e economizamos para manter em situação positiva os resultados, assim como em um balanço patrimonial. Controles como planilhas, extratos bancários, provisões de gastos para o mês seguinte são implantados para obtermos sucesso financeiro. Assim como nos fluxos de caixas das empresas, tentamos controlar da melhor forma possível as contas a pagar e a receber de nossa vida.
...