Teoria da contabilidade
Por: patriciaf • 18/9/2015 • Trabalho acadêmico • 458 Palavras (2 Páginas) • 231 Visualizações
Etapa 1
Esta etapa tem como objetivo compreender a importância da Contabilidade na gestão das empresas e entender os pensamentos dos profissionais ligados a Contabilidade.
Objetivo da Contabilidade
A contabilidade é uma ciência social que estuda, controla e interpreta os fatos ocorridos no patrimônio da empresa. Sua função básica é produzir informações, úteis aos seus usuários para a tomada de decisões.
Usuários preferenciais ou externos são:
• Acionistas;
• Credores e Emprestadores de recursos;
• Integrantes do mercado de capitais;
Administradores da empresa e o Fiscal são usuários secundários.
As empresas devem divulgar todas aquelas informações sobre sua situação patrimonial, permitindo interferências em relação ao futuro. Informações que não ficarem claras em relatórios devem constar em Notas Explicativas.
Informação de natureza econômica – Demonstração do resultado do exercício (capital e patrimônio).
Informação de natureza financeira – Fluxos de caixa, capital de giro, etc.
Informação de natureza física – Quantidade de produto, número de depositantes num banco, número de clientes e funcionários, etc.
Informação de natureza de produtividade – Refere à utilização de conceitos de avaliação (financeiros) e quantitativos (físicos), como receita bruta per capita, depósitos por cliente, etc.
Além de social, a contabilidade é quantitativa, pois se materializa através da equação patrimonial:
(ATIVO =PASSIVO + PATRIMÔNIO LIQUÍDO)
Vida Financeira Particular X Vida Financeira da Empresa
A vida financeira de uma pessoa e a de uma empresa é algo muito semelhante, pois ambas possuem direitos e deveres.
A pessoa física tem direito a receber seu salário, devido ao serviço prestado às entidades, já a pessoa jurídica tem direito a receber por seus serviços, produtos vendidos, entre outros.
Por outro lado, todos temos os mesmos deveres, a vida financeira particular: pagar água, telefone, luz, gás, IPTU, prestações, alimentação, vestuário, faculdade, etc. A empresa não é diferente, paga impostos, fornecedores, empréstimos bancários, locação, energia, matéria prima, pagamento de funcionários, entre outros.
O planejamento financeiro tornasse algo indispensável para qualquer um desses casos, uma pessoa que almeja um futuro tranquilo e uma velhice confortável faz investimentos e controla seu orçamento mensal, as empresas que desejam conquistar mais clientes e ser uma organização competitiva no mercado de trabalho, planejam seus objetivos, controla seus gastos e listam seus interesses.
Em suma, o segredo é cortar gastos e custos desnecessários para manter sempre uma vida financeira saudável.
Importância da Contabilidade na Gestão Empresarial
Entrevista
...