Teoria das Agências
Por: sergioestrela • 12/11/2015 • Exam • 539 Palavras (3 Páginas) • 263 Visualizações
O que é teoria de agência:
Ela analisa os conflitos e custos existentes entre os agentes e os principais, haja vista, que nem sempre seus interesses estão alinhados.
Por que surgem os custos de agência? Cite e explique dois tipos.
Surgem quando um ou mais indivíduos contratam outra pessoa ou organização, denominados agentes, para a realização de algum serviço, delegando-lhe a tomada de decisões. Estas, entretanto, podem conflitar com os interesses dos acionistas, fazendo com que surja, então, o típico conflito de agência que, por sua vez, gerará o custo de agência.
* Custos de contratos – incorridos para redigir e fazer cumprir os contratos com os empregados. * Perdas resultantes de decisões ruins – investimentos em projetos não lucrativos.
Cite três fatores que influenciam na determinação da remuneração.
Performance financeira da empresa; Escopo das responsabilidades do executivo e os Níveis de remuneração na empresa e na indústria.
Os programas de bônus. Cite duas oportunidades e duas ameaças:
Ameaças – Pagamento de valores excessivos e Desalinhamento.
Oportunidades - Alavanca resultados e Desenvolvimento e aprendizagem.
Seleção Adversa e o Risco Moral
SA – É a incapacidade do principal, avaliar corretamente as características do agente (bem, serviço, risco). Já o RM é a inabilidade do principal de observar e/ou verificar as ações do agente.
Dois motivos pelos quais uma empresa elabora um planejamento:
Ela precisa elaborar um planejamento para poder coordenar suas atividades; assim como, a questão da racionalidade, ou seja, tornar reflexivo, empregar o raciocínio para resolver problemas.
Os princípios básicos do planejamento:
ALINHAMENTO: visar os objetivos maiores da organização.
PRECEDÊNCIA: função administrativa que vem antes das outras.
ABRANGÊNCIA: (do geral para o particular)
EFETIVIDADE: EFICIÊNCIA = Mín. Deficiências EFICÁCIA = Máx. Resultados
Quais devem ser as preocupações básicas na elaboração de um planejamento:
Exame da situação (Quem somos, onde estamos?); Reflexão e Decisão (O que fazer? Como fazer?); Elaboração de Planos: (O que? Onde? Quem? Quando?); Supervisão e Controle: avaliação de resultado e feedback.
Balanced Scorecard
É um conjunto de medidas financeiras e não-financeiras que considera as múltiplas dimensões de desempenho de um negócio.
O BSC é fundamentado na perspectiva da vinculação de resultados. O que isso significa?
Que as perspectivas do BSC (inovação e aprendizagem, processos internos, financeiros, clientes) dependem do resultado e do sucesso de cada um.
...