Trabalho de Contabilidade
Por: ednalaura • 17/4/2019 • Trabalho acadêmico • 662 Palavras (3 Páginas) • 123 Visualizações
A PRIMEIRA PARTE DO LIVRO , SE BUSCA UMA CARACTERIZAÇÃO DE COMUNIDADE. POR SE TRATAR DA RELAÇÃO ENTRE ESCOLA E COMUNIDADE, GRANDES SOCIÓLOGOS, COMO FERDINAD TONNIS, MAX WEBER,DEFINEM COMINIDADE, CADA UM À SUA MANEIRA.
SEGUNDO TONNIS, COMUNIDADE É UM TIPO DE SOCIABILIDADE EXISTENTE NAS ANTIGAS FORMAS DE VIDA SOCIAL, CARACTERIZADA COMO ALDEIAS, DIMINUTO TERRITORIALMENTE, COM BASE NA FAMÍLIA. AS RELAÇÕES ERAM EXPRESSADAS POR SENTIMENTOS PESSOAIS, AFETIVOS E POR MEIO DE ENCONTROS DAS PESSOAS. SEGUNDO ELE, TUDO AQUILO QUE É PARTILHADO, ÍNTIMO, VIVIDO EXCLUSIVAMENTE NO CONJUNTO, SERÁ ENTENDIDO COMO COMUNIDADE.
A ANÁLISE DE WEBER SOBRE COMUNIDADE, ESTÁ VINCULDAD À CLÁSSICA DISCURSSÃO SOBRE AÇÃO SOCIAL E RELÇÃO SOCIAL. O MESMO RESSALTA QUE NÃO EXISTE RELÃÇÃO COMUNITÁRIA APENAS PELO FATO DAS PESSOAS SE ENCONTRAREM EM SITUAÇÕES DE SIMILARIDADE, OU SEJA, CONJUNTOS DE QUALIDADE, COMPORTAMENTOS, OU AINDA, CARACTERÍSTICAS BIOLÓGICAS E CULTURAIS. DIANTE DOS VÁRIOS SOCIÓLOGOS E DE SUAS ESPECIFICAÇÕES SOBRE COMUNIDADE, PODEMOS ENTENDER QUE A MESMA É CONSTITUÍDA DE INTERAÇÕES SOCIAIS, E A PRIMEIRA CARACTERÍSTICA DE COMUNIDADE COMUM À UMA SÉRIE DE AUTORES, É A DELIMITAÇÃO GEOGRÁFICA, OU SEJA, PESSOAS VIVENDO EM UM DADO ESPAÇO DEFINIDO.
O objetivo deste primeiro capitulo do livro, foi gerar uma aproximação ao tema COMUNIDADE, discutido sociologicamente distinguindo comunidade e sociedade. Trata-se comunidade como um grupo geograficamente próximo, coeso socialmente, unidos por laços tradicionais de vizinhança e a sociedade trata-se de uma organização mais ampla e complexa, cujos laços entre indivíduos e grupos não são tão próximos e também são mais racionais.
A SEGUNDA PARTE DO LIVRO, aborda o tema : A RELAÇÃO ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA COMO OBJETIVO DA SOCIOLOGIA.
Segundo ARCHÊRO, o papel da família na educação é bastante amplo e se distingue em 6 fases, retiradas da obra " Sociology And Education, de Good (1930). De acordo com ele , são de estímulos exteriores que se formam as crianças, nesse sentido, a linguagem, destaca-se nesse processo de formação.
A primeira fase fala que é na família que as crianças entram em contato com experiências cotidianas, que variam segundo as classes e profissões. Segunda fase, conforme o autor, a educação moral é atributo da família e sua finalidade é transformar a criança em um ser livre, consciente e responsável para agir na vida social. Já a terceira fase, vem a educação religiosa, proposta por Good, diz ser função dos pais dar educação religiosa aos filhos , apesar de que algumas instituições reliosas já se encarregarem disto. A quarta fase, é a formação profissional, deixou a família como lócus de sua realização, ou seja, os filhos já não seguem mais a profissão dos pais.
Quinta fase, recreio educativo, representa a superação do tradicional papel familiar em relação aos processos educativos das novas gerações. Para Good, as famílias deveriam determinar mais tempo para os cuidados das crianças e diversão em família. Sexta e última fase, educação política, diz que o papel da família é preparar cidadãos esclarecidos, capazes de assumir responsabilidades, observadores das leis de seu país e colaboradores dedicados do Estado.
Mostrou-se o quanto é importante o papel da educação e a participação da família nesta trajetória. Segundo Nogueira e Nogueira, cada indivíduo passa a ser caracterizado por uma bagagem socialmente herdada, e a partir das heranças que proprcionam aos filhos, influi fortemente no sucesso ou fracasso escolar. Desta forma, podemos dizer com base em autores, que a família, sem duvida é a instituição mais importante da comunidade escolar.
...